Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Álcool e ciclismo, como essa relação afeta o desempenho do ciclista?

  • 01/10/2019

Possivelmente, o álcool é a droga mais antiga e mais usada no mundo, entenda como droga uma substância que cria dependência. Vem da palavra árabe al-khul, e alguns estudos antropológicos revelam que há 5.000 anos atrás a cerveja e o vinho já eram consumidos.


Todos nós sabemos bem que beber em excesso é prejudicial à saúde, pois pode causar problemas de estômago, danos a órgãos vitais, como o pâncreas e fígado e até mesmo diferentes tipos de câncer, como câncer de estômago, fígado, cólon, cabeça e pescoço entre outros. Além disso, o consumo abusivo também causa problemas cardiovasculares, como a hipertensão arterial.

 

O consumo moderado de álcool é benéfico para a saúde

Existem também numerosos estudos que mostram que o consumo moderado de álcool beneficia a saúde. O consumo moderado estamos nos referindo a dois copos de vinho ou cerveja por dia para homens e um ou dois copos de vinho ou cerveja para mulheres, embora isto seja relativo, porque a tolerância ao álcool depende de muitos fatores, como peso, sexo, e que existem pessoas que toleram melhor do que outras.

Entre os vários benefícios que podem ser encontradas no consumo moderado de álcool são reduzir o risco de morrer cedo, proteção cardiovascular, pois evita ataques cardíacos, têm alguma proteção contra diabetes, e há estudos que mostram que protege as articulações.

No entanto, se analisarmos os benefícios anteriores (risco de morte, proteção cardiovascular, prevenção de diabetes, proteção articular) são benefícios que também estão ligados à prática não só do ciclismo, mas de qualquer esporte. É sabido que o esporte também tem os benefícios listados acima, para que pudéssemos deduzir que o consumo de álcool em uma pessoa alegre poderia ser completamente dispensável.

 

Álcool e Ciclismo

A relação do álcool com o ciclismo na verdade tem muitos aspectos negativos, tais como: dificulta a absorção de certas vitaminas que são essenciais para o esporte, favorece o aparecimento de cãibras, também promove a desidratação, também dificulta a recarga de glicogênio.

Portanto, o álcool nos dará muito pouco quando se trata de andar de bicicleta. Nós também temos que ter em mente que o álcool nos dá uma grande quantidade de calorias, o que, a princípio, são energia e que poderia vir a calhar para o esporte, mas é exatamente o oposto, porque são calorias vazias, ou seja, elas são calorias que vão ser transformadas no fígado diretamente em triglicérides, isto é, gorduras.

Isso não quer dizer que nós não tomamos uma cerveja com os amigos após os treinos dos sábados ou domingos, já que o álcool também tem um forte componente social em nossa cultura, e absolutamente nada acontece em beber uma cerveja ou um copo de vinho depois de um bom treino.

Por: Ciclismo pelo mundo

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Dor no joelho ao pedalar? Um desses 7 fatores pode ser a causa

Dor no joelho ao pedalar? Um desses 7 fa...

Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como funciona o seguro para bicicletas?

Como funciona o seguro para bicicletas?

Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Alimentação para ciclista: 5 benefíocios da canela na saúde e no pedal

Alimentação para ciclista: 5 benefíocios...

Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como pedalar em pé na bike!

Como pedalar em pé na bike!

Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar