Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

13 alimentos que combatem o cansaço

  • 21/10/2016

O café é o aliado mais famoso contra o cansaço, mas outros alimentos são importantes no dia a dia corrido. Selecionamos 13 alimentos que, entre outros benefícios, possuem essa função de amenizar a fadiga.


O café é o aliado mais famoso contra o cansaço, mas outros alimentos são importantes  no dia a dia corrido. 

Selecionamos 13 alimentos que, entre outros benefícios, possuem essa função de amenizar a fadiga. Confira:

Alface
A alface é rica em lactucina, substância que ajuda a diminuir a sensação de fadiga, eem fosfato, importante mineral para combater depressão, confusão mental e cansaço. Ela também pode ser usada em sucos e nos chás, além das saladas. Uma boa dica para combater a insônia é preparar um chá de alface: coloque uma folha de alface fresco e algumas cascas de maçã em uma xícara de água (fervente) e deixe por alguns minutos. Beba uma xícara antes de deitar para dormir.

Ovo
Um dos mais alimentos mais completos. Rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A, D e E, ferro e zinco, ajuda a reduzir o cansaço físico e mental, melhora a função cerebral e tem ação antioxidante. Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), o ácido fólico e a acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.

Aveia
É um alimento rico em vitaminas do complexo B, ajuda a melhorar a função cerebral, melhora o humor e fornece energia duradoura. Além disso, contém as famosas ß-glucanas, tipo de fibra solúvel que diminui a absorção de colesterol e retarda a absorção dos açúcares. 

Abacate
Rico em gorduras boas, magnésio e triptofano, também ajuda a melhorar a função cerebral e auxilia no relaxamento muscular.

Leite
Também é fonte de triptofano, melhora a função cerebral e dá sensação de bem-estar. É rico em cálcio, que tem função relaxante e mantém a saúde cardíaca.

Banana
Contém a vitamina B6, que produz energia para seu organismo e dá aquele pique para começar o dia.

Jabuticaba
A jabuticaba é rica em carboidratos simples, que fornecem energia rápida e, por isso, reanimam durante um treino longo de corrida, por exemplo.

Espinafre
Ajuda a prevenir depressão e melhora o funcionamento do sistema nervoso. É rico em potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas A, C e e as do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Chia e linhaça
Além do ômega-3, excelente fonte de gorduras boas, são ótimas fontes de magnésio, que geram energia para todas as células e atuam nas células musculares, evitando a fadiga. As gorduras boas também trabalham na manutenção dos neurônios e ajudam na saúde cerebral, por isso são importantes no tratamento de depressão, déficit de atenção e bipolaridade. No caso da chia, graças às suas fibras solúveis, os nutrientes vão entrando na corrente sanguínea lentamente, proporcionando mais energia ao longo do dia.

Frutos do mar
Ricos em zinco e selênio, que agem no cérebro e diminuem o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

Arroz integral
Rico em vitaminas do complexo B, metionina e cistina. Melhora o humor e fornece mais energia.

Feijão
É fonte de ferro, potássio, zinco e aminoácidos essenciais, como a lisina. Ótimo para dar energia.

 

Nutrientes que ajudam a combater o cansaço

Vitaminas do complexo B
As oito vitaminas B – B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12 – desempenham um papel importante em manter nosso corpo funcionando como máquinas bem lubrificadas. Esses nutrientes essenciais ajudam a converter os alimentos em combustível, o que nos permite ficar energizados durante todo o dia.

Triptofano
Junto com a niacina, a vitamina B3 e o magnésio, atua como precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Assim, influencia indiretamente o comportamento alimentar, a fadiga e o sono, bem como o estímulo da insulina e do hormônio do crescimento.

Magnésio
Alimentos ricos em magnésio são importantes porque este mineral também atua como relaxante muscular, ajudando a evitar dores e fadiga. Sua deficiência pode comprometer a contração dos músculos não apenas durante a atividade física, mas também na contração que envolve os órgãos, comprometendo o funcionamento destes.

Por: Ativo.com

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Andar de bike faz bem para a pele, coração, além de reduzir risco de depressão, veja

Andar de bike faz bem para a pele, coraç...

A atividade física regular pode ajudar a protegê-lo de doenças graves, como obesidade, doe... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Exercícios físicos regulares dobram as chances de você chegar aos 85 anos, diz estudo

Exercícios físicos regulares dobram as c...

Pessoas com os mais altos níveis de aptidão física aos 75 anos tiveram mais do que o dobro... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | SP: Bicicleta significa economia ao SUS e aumento do PIB

SP: Bicicleta significa economia ao SUS...

A saúde dos paulistanos pode melhorar muito se a bicicleta fosse mais utilizada para ir ao... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Quer mais tempo, dinheiro e saúde? Vá de bike

Quer mais tempo, dinheiro e saúde? Vá de...

Estudo inédito aponta que ciclistas economizam até 451 reais ao mês, tem 90 minutos livres... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: EXPEDIÇÃO AO PICO DO GAVIÃO - 07/07/2019

Bikers Rio Pardo | EXPEDIÇÃO AO PICO DO GAVIÃO