Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Tenho hérnia de disco, posso pedalar?

  • 09/06/2016

A hérnia de disco é uma disfunção na coluna vertebral, em que ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal. Esse problema ...


Por: Fabiana Ribeiro Site: Projeto Pedalando

A hérnia de disco é uma disfunção na coluna vertebral, em que ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal.  Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

A compressão no nervo gera dor intensa local ou irradiada, quando a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços,  mãos e dedos. Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamentos e dormência nos membros; alguns casos são indicativos para cirurgia, é muito importante realizar um consulta médica e exames complementares para diagnosticar a doença.

Mas, vamos às perguntas:

Pode praticar ciclismo com hérnia de disco?
Pedalar em uma bicicleta ergométrica com uma boa postura não tem problema, mas os riscos do ciclismo para a hérnia é a inclinação do tronco sob a bicicleta e os impactos das trilhas para o mountain bike e as vibrações e buracos no asfalto para o ciclismo de estrada.

Tenho hérnia de disco grau leve e não sinto dor, posso pedalar?
Você pode pedalar desde que esteja em dia com o bike fit, tenha força e estabilidade da musculatura abdominal e mantenha bom alongamento dessas musculaturas, pois se fizer um pedal longo pode ter espasmo dos músculos acessórios a coluna desencadeando dor. É importante a liberação médica.

Quais exercícios são ideais para prevenir hérnia de disco?
Os exercícios para prevenção são de fortalecimento para o grupo core (abdômen, transverso, multifidus): alongamento é essencial para relaxar e evitar espasmos da musculatura posterior do tronco. E claro, manter uma boa postura ao dormir, ao sentar e evitar atividades de esforço repetitivo que envolve torção do tronco e inclinação.

Tratamentos fisioterapêuticos para hérnia de disco.
Para dor a fisioterapia possui vários recursos, como eletrotermofototerapia, acupuntura, bandagens funcionais, mobilização neural, método mulligan, técnicas de osteopatia, quiropraxia, método pilates, terapia neural, entre outros.

Segundo a Drª Adriana Caixeta, especialista em acupuntura, a Medicina Tradicional Chinesa atua no Qi que representa a energia vital com abertura no meridiano do Rim e Bexiga. As mudanças energéticas são acentuadas pelas alterações estruturais e físicas que se instalam na coluna devido à hérnia de disco. Essas mudanças no campo eletromagnético representado por esses meridianos afetam o limiar de dor e provocam alterações a nível psíquico e físico como dores musculares exacerbadas devido às alterações nos meridianos do fígado e vesícula biliar.

Portanto, uma avaliação correta dos meridianos afetados através da lei dos cinco elementos e pulsologia determinará a combinação dos pontos que ao serem punturados, que vão estabilizar o Qi e o campo eletromagnético retirando o bloqueio.

Lembrado que acupuntura é um excelente recurso, pois é uma técnica alterativa que trata a dor e evita que o paciente faça o uso excessivo de medicamentos.

Bom pedal e consulte seu médico caso sinta alguma dor.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Andar de bike faz bem para a pele, coração, além de reduzir risco de depressão, veja

Andar de bike faz bem para a pele, coraç...

A atividade física regular pode ajudar a protegê-lo de doenças graves, como obesidade, doe... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Exercícios físicos regulares dobram as chances de você chegar aos 85 anos, diz estudo

Exercícios físicos regulares dobram as c...

Pessoas com os mais altos níveis de aptidão física aos 75 anos tiveram mais do que o dobro... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | SP: Bicicleta significa economia ao SUS e aumento do PIB

SP: Bicicleta significa economia ao SUS...

A saúde dos paulistanos pode melhorar muito se a bicicleta fosse mais utilizada para ir ao... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Quer mais tempo, dinheiro e saúde? Vá de bike

Quer mais tempo, dinheiro e saúde? Vá de...

Estudo inédito aponta que ciclistas economizam até 451 reais ao mês, tem 90 minutos livres... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: EXPEDIÇÃO AO PICO DO GAVIÃO - 07/07/2019

Bikers Rio Pardo | EXPEDIÇÃO AO PICO DO GAVIÃO