Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Porque os pneus de speed suportam tanta pressão? Como calibrá-los?

  • 08/10/2015

É essencial saber a pressão correta na hora de calibrar os pneus, porém não há uma lei ou menos ainda um consenso entre ciclistas e mecânicos, devemos considerar fatores como o tipo de terreno, peso do ciclista, condição atmosférica e o tipo de treino, mas e quanto às Speed?


Por: Projeto Pedalando

 

É essencial saber a pressão correta na hora de calibrar os pneus, porém não há uma lei ou menos ainda um consenso entre ciclistas e mecânicos, devemos considerar fatores como o tipo de terreno, peso do ciclista, condição atmosférica e o tipo de treino, mas e quanto às Speed?

As bicicletas de estrada, também conhecidas como speed ou road bikes são muito conhecidas por seu pneu “fininho” e é comum notar grande estranhamento quando ao encher os pneus num posto de gasolina que tenha calibrador ou próximo a amigos a famosa pergunta: “Nossa, você coloca isso tudo? Como não estoura?”

Este é um erro muito comum, pois se confunde a pressão dos pneus com a quantidade de ar dentro deles, pensando assim, não faria sentido que bicicletas suportassem mais ar do que carros, em especial, bikes speed que tem pneu ainda mais fino.

Na verdade, a relação seria para além da quantidade de libras, mas a força que o ar exerce dentro do pneu sobre a área deste. Sendo:

P = F
  A

Desse modo, entende-se como “libra-força por polegada quadrada” ou em inglês “pound square inch”, também conhecida como PSI, como podemos notar nas laterais dos pneus. Em resumo, quanto maior o espaço, menor a pressão sobre a válvula da câmara de ar o que justifica que carros e veículos maiores tenham mais ar do que bicicletas, porém, menor pressão.

Assim, ao calibrar seu pneu, o primeiro passo a ser tomado é conferir a recomendação do fabricante, como no caso das Speed que geralmente variam de 80 psi a 130 (pneus tubulares que não usam câmara de ar chegam a até 160 psi).

Considerando o exemplo, significa dizer que o mínimo de pressão para que a câmara ou pneu não fure durante o pedal é de 80 psi e que, caso ultrapasse o limite recomendado pelo fabricante, neste caso 130, a câmara poderá estourar.

Outra dica importante é que o pneu dianteiro seja calibrado de 10 a 20% mais murcho que o traseiro para amortecer imperfeições do terreno e poupar os braços do ciclista de impactos, já que as Speed não possuem suspensão.

 

Então, ao calibrar seus pneus (dentro dos parâmetros do fabricante) saiba que:

  • Quanto maior o peso do ciclista, mais pressão ele deve colocar nos pneus;
  • Caso o terreno seja mais liso, maior pode ser a calibragem;
  • Com o aumento da calibragem, menor a aderência com o terreno o que aumenta a velocidade da bicicleta, porém, pode ocasionar deslizamento e consequente queda.
  • Conheça o tipo de terreno do passeio ou treino, caso tenha trechos de areia, brita, barro ou tenha chovido, é recomendada menor pressão para aumentar a aderência com o solo e evitar quedas.

 

Sendo assim, o correto é combinar estes fatores e só então chegar à calibragem específica para você e seu tipo de treino. Recomenda-se que seja calibrado de 5 em 5 libras para que se tenha percepção da melhora da performance sem deixar de lado a segurança.

As bombas mais recomendadas para encher e calibrar os pneus são as de pé com manômetro (medidor de calibragem), elas desgastam menos as válvulas do que as manuais devido ao movimento das mãos para o enchimento.

 

Fonte: Bike Magazine e Mundo Educação.

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Dor no joelho ao pedalar? Um desses 7 fatores pode ser a causa

Dor no joelho ao pedalar? Um desses 7 fa...

Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como funciona o seguro para bicicletas?

Como funciona o seguro para bicicletas?

Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Alimentação para ciclista: 5 benefíocios da canela na saúde e no pedal

Alimentação para ciclista: 5 benefíocios...

Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como pedalar em pé na bike!

Como pedalar em pé na bike!

Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 4º CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP - 10/10/2021

Bikers Rio Pardo | 4º CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP