Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Como os suplementos nutricionais auxiliam na prática do ciclismo

  • 09/08/2014

Como todos sabem, via de regra os suplementos alimentares são utilizados como complementos da alimentação diária, proporcionando uma vasta gama de nutrientes em abundância que dificilmente iríamos conseguir através dos métodos convencionais de alimentação.


Como todos sabem, via de regra os suplementos alimentares são utilizados como complementos da alimentação diária, proporcionando uma vasta gama de nutrientes em abundância que dificilmente iríamos conseguir através dos métodos convencionais de alimentação. 

Os suplementos alimentares devem ser utilizados sempre com o acompanhamento de um nutricionista e/ou médico, pois somente um profissional capacitado poderá controlar de maneira efetiva todo o funcionamento do organismo, indicando qual o produto mais indicado para você. 

Conheça abaixo alguns suplementos para auxiliar no ciclismo: 

Drinks Esportivos: O ciclista precisa de uma alimentação rica em carboidratos para ter energia para ir bem até o fim da competição. Carboidratos e eletrólitos são os principais nutrientes que o corpo precisa para manter um alto padrão de energia e permanecer firme até a parte final do trajeto. Os drinks esportivos são uma importante fonte de carboidratos e eletrólitos. Os treinamentos e as competições de ciclismo são intensos, com isso perde-se bastante líquido. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes em drinks esportivos são muito importantes especialmente com relação à hidratação. 

BCAA: Os aminoácidos são fontes fundamentais de proteínas, e estas são fundamentais para o crescimento muscular. Um treinamento muito intenso pode gerar perda de tecido muscular, que pode levar a uma vulnerabilidade muito grande. Os aminoácidos da cadeia ramificada (BCAA) ajudam na manutenção de massa muscular e de um bom funcionamento do sistema imunológico. Assim como o Whey, o BCAA tem a capacidade de melhorar seu desempenho atlético, aumentando a sua resistência. 

O BCAA ajuda também na recuperação pós-treino e pós-competição e por isso é tão importante para o ciclista. A maior parte dos ciclistas utiliza a suplementação de BCAA para manter um ótimo rendimento. 

Glutamina: É um suplemento essencial para manter o sistema imunológico fortalecido, que precisa estar saudável para não prejudicar seu desempenho esportivo. A glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular. Ele é literalmente dilacerado dos músculos durante períodos de estresse. Exercícios físicos intensos, como o ciclismo, exigem muito do nosso corpo e este esgotamento pode causar perda muscular e uma baixa na função imunológica. Por isso, a glutamina pode ser um importante nutriente para os atletas e praticantes de ciclismo. 

Multivitamínico: O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Sem as vitaminas e minerais adequadas, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir. Ou seja, se você sofre de deficiência de vitaminas e minerais, sua saúde e seu desempenho atlético ficarão prejudicados. O ciclista está em constante movimento o tempo todo. O tempo de recuperação é muito pequeno e a carga de estresse sobre o corpo é muito grande. Um complexo vitamínico-mineral ajuda na sua concentração e fornece energia, ao mesmo tempo em que auxilia na redução do impacto negativo que o estresse causa sobre o seu corpo. Assim, a sua recuperação será bem mais rápida. 

O Multivitamínico ideal para os ciclistas deve ser rico em agentes antioxidantes como vitamina C e vitamina E. Também deve ser rico em zinco, ferro, vitamina A e cálcio. Essas vitaminas e minerais mantém o sistema imunológico e tecido muscular fortalecidos, além de ajudar na contração muscular. 

Whey Protein: Se deseja ganhar ou manter os músculos, você precisa de uma quantidade adequada de proteína. Whey Protein é a proteína de maior qualidade e valor biológico existente no mercado. Escolher um suplemento proteico de qualidade é essencial para manter-se saudável e ajudar na construção de músculos que serão bastante exigidos durante a prática do ciclismo. 

Depois do exercício, treinamento ou competição, o whey ajuda na sua recuperação. Os aminoácidos contidos no Whey são rapidamente absorvidos e levados até os músculos para o reparo dos tecidos. 

Além de tudo, o Whey Protein não pesa no estômago, é digerido de maneira rápida e fácil. Assim, você pode ingerir as proteínas da qual precisa sem afetar a seu desempenho. 

Fonte: MTB Brasilia

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Dor no joelho ao pedalar? Um desses 7 fatores pode ser a causa

Dor no joelho ao pedalar? Um desses 7 fa...

Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como funciona o seguro para bicicletas?

Como funciona o seguro para bicicletas?

Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Alimentação para ciclista: 5 benefíocios da canela na saúde e no pedal

Alimentação para ciclista: 5 benefíocios...

Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como pedalar em pé na bike!

Como pedalar em pé na bike!

Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar