Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

EPO não funciona em atletas de alto nível, afirma cientistas holandeses.

  • 20/06/2016

Um artigo publicado por cientistas da Holanda, movimentou um assunto delicado sobre o doping.


Um artigo publicado por cientistas da Holanda, movimentou um assunto delicado sobre o doping. A Eritropoietina ou melhor, sua sigla EPO tem sido uma das substâncias mais tristemente conhecidas no mundo do ciclismo durante grande parte das últimas duas décadas. Houve um tempo, mesmo que a EPO parecia o grande milagre para trapaceiros e a pedra angular sobre a qual a grande mentira de Lance Armstrong foi baseado e, para alguns, andar de bicicleta de todos os tempo. Mas um novo estudo holandês veio para remover toda esta teoria e agora garante que o EPO seria absolutamente ineficaz quando usado por ciclistas bem treinados como, por outro lado, são todos os que compõem o World Tour
.
De acordo com a emissora pública NOS, que teve acesso ao estudo realizado por cientistas do Centro de Investigação de Drogas Humano (CHDR) de Leiden (Holanda), todos os atletas profissionais que competiram usando EPO estavam "sob a influência de um placebo ". Para esta equipe de peritos, que trabalham em um centro cuja atividade é baseada na análise do efeito de diferentes drogas no corpo humano, "há sérias dúvidas" sobre a eficácia que o uso de EPO poderia ter sobre atletas de alto nível e que "eles não foram realizados estudos conclusivos sobre o efeito do EPO em atletas bem treinados."

Os responsáveis ​​pelo CHDR de Leiden testaram sua teoria em um "run manequim" e, embora reconhecendo que as suas conclusões teriam de verificar-se através de um teste em "atletas reais", admitir que parece que a ineficácia absoluta deste método dopante quando o usuário é um atleta bem treinado.

A corrida simulada a que se referem e sobre a qual o estudo confrontou os indivíduos examinados a subida do Mont Ventoux foi realizada após 120 quilômetros de ciclismo e o resultado foi surpreendente: os sujeitos que tinham sido tratados com EPO necessária uma média de mais 38 segundos para chegar ao topo do que aqueles que tinham sido injectados com o placebo. Claro que, para assegurar a validade da amostragem, nenhum dos participantes do estudo sabia se tinha sido administrada EPO ou placebo.

Tendo em conta os resultados surpreendentes do estudo, os investigadores pediram assuntos para estudar, uma vez que a fase estiver concluída, se eles achavam que estavam no grupo que tinha usado EPO ou não e "descobrimos que apenas 38% dos indivíduos que estavam com EPO imaginavam que eles tinham usado, mas 74% dos corredores que estavam no grupo placebo estavam certos em pensar que o que foi injetada não era uma substância proibida. "

Os cientistas têm mesmo sido demonstrado através deste estudo que "o desempenho de ciclistas não seria um bom indicador para avaliar a eficácia do EPO", como medicina.

Assim, se os ensaios e estudos futuros poderão confirmar isso, poderíamos estar a olhar para o absurdo absoluto de ter que explicar que toda uma geração de atletas (o EPO não é coisa de ciclismo exclusivo) viveu uma mentira em si grande mentira de que tentou esconder.

Ja pensou se os próximos resultados sejam mais conclusivos e que o EPO era apenas um jeito de enganar a mente, fazendo com que o ciclista conseguisse tirar mais do seu corpo, achando que a substancia estava ajudando?

A verdade é que o esporte como um todo deve ser praticado para melhorar a qualidade de vida e usar qualquer tipo de substancia para melhorar a performance, mesmo que seja na imaginação do atleta não é certo.

Por: CicleBrasil

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar