Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

  • 27/12/2023

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade para receber mais de 30 mil pessoas, entre público, atletas e equipes


Araxá, em Minas Gerais, vai ferver no mês de abril. A cidade, que tem uma população de pouco mais de 111 mil habitantes, vai receber mais de 30 mil visitantes para acompanhar duas provas importantíssimas do calendário de Mountain Bike: a Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI, entre os dias 18 e 21 de abril, e a 21ª edição da CiMTB – Copa Internacional, entre os dias 26 e 28 de abril.

É preciso muito planejamento e ação para garantir que atletas, equipes e público em geral sejam bem recebidos. Até o fechamento desta reportagem, 200 ciclistas, vindos de 40 países, já estavam confirmados. “Estamos trabalhando em ritmo acelerado para que tudo corra bem. Além da organização da prova, a Prefeitura e várias entidades locais estão envolvidas nessa missão”, conta Rogério Bernardes, organizador do evento.

Além de Rogério, conversamos com Eduardo Boaventura Tannus, presidente do Araxá Convention & Visitors Bureau para saber como estão os preparativos para a grande festa do MTB. A seguir os principais pontos:

Hospedagem & Alimentação

As reservas de acomodações nos hotéis de Araxá, em Minas Gerais, para o período de 18 a 21 de abril e 26 a 28 do mesmo mês, estão liberadas a partir de 15 de dezembro para o público em geral. Até essa data os hotéis estavam bloqueados para garantir hospedagem prioritária para as equipes e atletas que virão participar desta prova.

Esta foi apenas uma das estratégias que a organização do evento e o  município estão fazendo para receber bem as cerca de 30 mil pessoas, entre público, atletas e equipes, que devem chegar à cidade para acompanhar o evento.

Para oferecer mais opções de hospedagem, além dos hotéis, a organização do evento já preparou uma lista com casas, sítios e fazendas em Araxá e municípios vizinhos disponíveis para locação durante o período. “Além de oferecer essa variedade, queremos garantir preços justos para todos. Não queremos que os visitantes sejam explorados”, explica Eduardo Boaventura Tannus, presidente do Araxá Convention & Visitors Bureau.

Segundo ele, além da preocupação com hospedagem, a entidade está também organizando uma lista com os bares, restaurantes e outras opções de alimentação que estarão aptos a receber os turistas e competidores. “Já mapeamos 80 estabelecimentos e contamos com o apoio do Sebrae na capacitação desses locais”, explica ele. “Vamos adequar horários de funcionamento, qualidade no atendimento e na oferta.”

Testes na pista

Na semana passada, conta Rogério Bernardes, a organização finalizou os trabalhos na pista. Foram 20 dias para fazer todos os ajustes solicitados pela Warner Bros. Discovery (WBD) e UCI. “Fizemos um grande esforço e deu certo”, diz ele.

Tanto que os atletas já começaram a chegar para testar o terreno. O primeiro deles foi o francês Stéphane Tempier, diretor esportivo da equipe Rockrider Ford Racing Team, que esteve em Araxá para fazer o planejamento da estadia de sua equipe. Ele aproveitou para escolher locais de treino, testar a pista e também entender as dinâmicas do espaço. As duas primeiras etapas da Copa do Mundo, que acontecem em abril no Brasil (Mairiporã e Araxá), têm particular importância para as equipes este ano pela proximidade dos Jogos Olímpicos de Paris.

Plano de Mobilidade

Outra iniciativa da organização para facilitar o fluxo e garantir o acesso ao local das competições é a criação de um plano de mobilidade. Os automóveis terão a circulação reduzida e apenas carros oficiais, das equipes e atletas, das autoridades, dos moradores e funcionários do Grande Hotel e Nacional Inn terão a permissão para circular entre a cidade e o Barreiro, utilizando a Estrada Velha.

Um sistema exclusivo de deslocamento por ônibus, de acordo com o plano, entre a MTB Village e o Barreiro será o principal meio de transporte para a etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike. “Além de garantir que todos possam participar ativamente do evento, o plano de mobilidade estabelece um padrão de acessibilidade inédito e inclusivo, servindo de exemplo para futuros eventos, esportivos ou não, no Barreiro”, explica Rogério.

Os deslocamentos por bicicletas também serão estimulados. Para isso, serão construídas duas ciclofaixas temporárias, totalizando 4.600 metros ligando a cidade ao Barreiro. O plano prevê também dois bicicletários: um no MTB Village e outro na área de competições.

Para os pedestres, o plano prevê a implantação de uma via exclusiva, ligando a MTB Village ao Barreiro, seguindo pela calçada ao lado da ciclovia, criando assim um corredor ciclista/pedestre.

Vale lembrar que os ingressos já estão à venda e todas as informações sobre a prova, hospedagem, ingressos etc estão disponíveis no site.

Para acessar a lista de hotéis – clique aqui.

Para acessar a lista de casas e sítios – clique aqui.

Fonte da Matéria

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | BIKERS RIO PARDO recebe Prêmio ABETA Brasil Natural 2023

BIKERS RIO PARDO recebe Prêmio ABETA Bra...

Promovido pela ABETA (Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura) no Abeta... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar