A Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas é o convite perfeito para você se conectar com a natureza, explorar lindas paisagens e ainda descobrir a riqueza cultural e histórica dessa região mineira cheia de riquezas.
A Rota
Prepara-se para uma experiência única de Cicloturismo na maior região produtora de pedras preciosas do Brasil!
Uma viagem ao passado onde minerais como águas marinhas, topázios, berilos e crisoberilos eram encontrados em abundância, e hoje podem ser sentidos na arte, em nome de vilarejos, atrações turísticas, produtos da gastronomia típica local e no dia a dia de uma gente hospitaleira que vai encantar o seu coração.
Seja bem vindo a Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas! Pegue o seu Diário de Bordo e anote todas as suas experiências nessa terra que brilha natureza, cultura e paisagens deslumbrantes. Há...mas não esqueça de deixar também as suas impressões em cada cantinho que passar, pois, por aqui, compartilhar saberes e afetos é uma de nossas maiores riquezas!
Cidades que fazem parte da Rota
Padre Paraíso
“Terra de artistas e portal de entrada do Vale do Jequitinhonha"
Terra de artistas, Padre Paraíso está localizada as margens da rodovia BR 116, no Vale do Jequitinhonha, e é o ponto de partida para a Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas.
A cidade traz em suas raízes a herança cultural dos pequenos agricultores, dos garimpeiros e aventureiros, que outrora foram atraídos para a região devido à descoberta de pedras preciosas.
Seu fundador, o Padre Agostinho Francisco de Mendonça Paraíso, foi o primeiro a visitar o local como pregador, nos idos de 1875, empenhado na catequese dos índios ali existentes. Acrescenta-se, porém, que os índios eram em grande parte mestiços, circunstância que teria facilitado o seu trabalho de colonização do município.
Hoje, Padre Paraíso é um berço cultural do Vale do Jequitinhonha, abrigando vários ateliês de artistas plásticos e artesãos, alguns deles abertos para a visitação do cicloturista.
Novo Oriente de Minas
Em Novo Oriente de Minas, a melhor orientação é saber aproveitar cada encanto que o município oferece.
Ambientes naturais com belas formações rochosas, rios, cachoeiras e um povo simpático e acolhedor!
Localizada no Vale do Mucuri, Novo Oriente de Minas tem a sua origem a partir do povoado de Jaboti, que depois passou a ser chamado de Frei Gonzaga, em homenagem a um sacerdote franciscano, que foi um dos primeiros habitantes locais.
Paralelamente ao desenvolvimento de Frei Gonzaga, deu-se início a uma nova aglomeração em uma fazenda da região pertencente ao Senhor de nome Inácio Pereira, tendo em vista que no subsolo desta fazenda foram descobertas pedras semipreciosas, atraindo vários garimpeiros, surgindo, daí, pequenos estabelecimentos de comércio para suprir a crescente necessidade dos moradores daquele aglomerado ainda sem nome.
Com o passar do tempo, o aglomerado deu origem ao município de Novo Oriente de Minas, que hoje esbanja outras preciosidades encantadoras, como a belíssima formação rochosa conhecida como Três Pedras; a aconchegante Cachoeira da Poaia, ambas no trajeto da Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas; e uma gastronomia típica local inigualável, que pode ser degustada em estabelecimentos da cidade.
São famosos queijos, biscoitos e doces irresistíveis, que podem ser deliciosamente consumidos antes, durante e depois de sua viagem pela Rota.
Pavão
Quando o leque desse município se abre não há quem não se encante com tantas belezas!
Assim como a ave que origina o seu nome, Pavão sabe mesmo como impressionar os seus visitantes.
Pavão, localizada no Vale do Mucuri, nasceu com o desbravamento de famílias que viram na qualidade das terras da região, uma boa oportunidade para o desenvolvimento da pecuária e da agricultura, principalmente o plantio de milho, feijão, arroz e mandioca.
Com o tempo, o garimpo também foi tendo destaque na economia do povoado. Atualmente, outros motivos chamam atenção para quem deseja desbravar esse lugar de encantos mil.
O acolhimento do povo pavonense é sem dúvida algo que surpreende no primeiro momento. Logo depois, belíssimos cenários sedescortinam como num leque da calda do animal que dá nome ao município.
O Rio Mucuri, que margeia boa parte do território de Pavão, é certamente a principal atração local, com ótimos e convidativos pontos para parada, banho e admiração.
Ainda no trajeto da Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas, uma imponente formação rochosa, conhecida como Pedra do Lambuza, lhe fará companhia em boa parte do percurso, sempre majestosa por todos os ângulos em que se olhe.
Uma vez no centro urbano, lindas praças convidam para tomar um sorvete, relaxar e encerrar a sua viagem pela Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas.
Mais informações no site da Rota
Compartilhe
Curta nossa Fan Page