Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

70% do valor de uma bicicleta é apenas imposto

  • 05/09/2014

A carga de impostos aplicada no Brasil faz com que 72,3% do valor de uma bicicleta sejam destinados apenas para cobrir os tributos aplicados sobre ela. Em consequência disso, os preços ficam mais altos, dificultando a comercialização.


As bicicletas ganham cada vez mais espaço nas ruas. Mas, mesmo que aos poucos a estrutura venha melhorando, os ciclistas ainda cobram os incentivos fiscais para que os preços diminuam e as bikes se tornem cada vez mais acessíveis a toda a população brasileira.

Em entrevista ao site Via Trolebus, o consultor em mobilidade urbana, ciclista e diretor da Ciclocidade, Daniel Guth, explicou que o preço competitivo é essencial para popularizar a bicicleta como uma opção ao transporte nas cidades.

Segundo o especialista, a carga de impostos aplicada no Brasil faz com que 72,3% do valor de uma bicicleta sejam destinados apenas para cobrir os tributos aplicados sobre ela. Em consequência disso, os preços ficam mais altos, dificultando a comercialização.

Quando os números são analisados em termos globais, o Brasil aparece em posição de destaque. “Hoje o Brasil é o 3º maior produtor de bicicletas do mundo, perdendo apenas para China e para a Índia. É o 5º maior consumidor de bicicletas no mundo, representando uma fatia de 4,4% do mercado internacional. No entanto, quando observamos o consumo per capita de bicicletas, caímos para a 22ª colocação, o que significa um mercado emergente e um potencial de crescimento enorme. Calcula-se que o Brasil tenha entre 50 e 70 milhões de bicicletas. Ou seja, há quase 75% de brasileiros sem bicicleta, que é um índice preocupante”, informou Guth na entrevista.

Comparado a isso o consultor coloca todas as facilidades proporcionadas à indústria automobilística, que, em consequência da manutenção da economia nacional, recebe constantemente redução de impostas e incentivos diversos para aumentar a produção e reduzir os preços.

Para driblar os impostos, muitos fabricantes de bicicleta acabam na informalidade. Segundo Guth, o percentual de empresas atuando desta forma em território nacional é de 40%. “O que evidencia mais ainda o desconhecimento da União sobre o setor das bicicletas, pois um amplo processo de desoneração tributária representaria, ao mesmo tempo, um aumento imediato nas vendas, maior formalização e aumento de arrecadação em

Fonte:  CicloVivo

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar