Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Brasil Ride 10 anos: Henrique Avancini e Manuel Fumic vencem prólogo com recorde

  • 21/10/2019

Atuais campeões da ultramaratona, Avancini e Fumic lideram com 51 segundos de vantagem para Sebastian Fini e Julian Schelb. Na elite feminina, a vitória foi de Letícia Cândido e Hercília Najara, com 2min19 à frente de Raiza Goulão e Angelita Parra


A décima edição da Brasil Ride começou neste domingo (20), em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro (BA), com quebras de recordes. Em um prólogo com praticamente a mesma distância dos anos anteriores na cidade litorânea, porém com trilhas reformuladas visando deixar o circuito com melhor fluidez, Henrique Avancini (BRA) e Manuel Fumic (ALE), da Cannondale Factory Racing XC, largaram na frente em busca do bicampeonato da parceria, fato que garantiria ao brasileiro isolar-se como o maior campeão do evento, com quatro títulos.

Avancini e Fumic não só largaram na frente, como quebraram o recorde da etapa desde que ela é disputada em Arraial d'Ajuda, concluindo em 43min48. O top 3 do dia teve ainda Sebastian Fini (DIN) e Julian Schelb (ALE), em 44min39, da CST Sandd American Eagle MTB Racing Team, e Tiago Ferreira (POR) e Hans Becking (HOL), em 44min52, da DMT Racing Team. Considerados entre os favoritos, Kristian Hynek (CZE) e Martin Stosek (CZE), da Vitalo Future Cycling PWD by Canon, foram sétimos colocados. O campeão olímpico Jaroslav Kulhavy, ao lado de Matous Ulman, dupla da Specialized Racing, foi apenas a 14ª colocada do dia, após ambos furarem um de  seus pneus no mesmo momento e estão a quase 5 minutos dos líderes. 

Em busca do tetracampeonato, Avancini avaliou a primeira disputa do evento. "Ano passado as condições eram bem mais pesadas. Tivemos um prólogo com chuva, o que tornou o percurso mais lento. Porém, andamos bem melhor do que em 2018, com a diferença de que, naquela ocasião, o Fumic foi predominante na dupla e dessa vez fomos equilibrados. Chegamos para essa edição bem mais balanceados desde o início. Geralmente no prólogo é onde sinto mais e depois vou crescendo e estou bem satisfeito com a forma que nos apresentamos", avaliou Henrique Avancini. "Ficamos quase um minuto na frente do Fini, que venceu nos últimos dois anos esta etapa. Isso é um bom sinal e mostra que estamos em boa forma", completou.

O alemão Fumic também comentou sobre a possibilidade de conquistar outro título ao lado de seu companheiro de equipe. "Falei anteriormente que as condições do tempo terão papel importante na briga pelo título e o prólogo foi um aperitivo do que vai acontecer. Teremos etapas brutais pela frente. Foram apenas 20 km, mas é muito bom iniciar bem em uma corrida por etapas. Ninguém guardou nada de energia. Demos tudo e espero que o nosso esforço seja suficiente para, ao fim dos sete dias, terminarmos com camiseta amarela de líder da elite masculina", analisou Fumic.

Elite feminina - Atual campeã brasileira de Maratona (XCM) e Cross Country Olímpico (XCO), Letícia Cândido repetiu a fórmula de Avancini, que também detém os dois títulos nacionais nesta temporada, vencendo a etapa e garantindo o recorde, ao lado de Hercília Najara. A dupla Corinthians Audax / Tripp Aventura concluiu os 19,5 km do prólogo em 57min11. Completaram o top 3 as duplas formadas por Raiza Goulão e Angelita Parra, da Corinthians Audax / FSA / CBZ-7C, em 59min29, e Jaqueline Mourão e Danilas Ferreira, Sense Factory Racing / Tropix, em 59min33. 

"Desde o início traçamos uma meta para essa prova de abertura. Não tinha outra estratégia, senão fazer força. Cumprimos isso e nos divertimos durante o percurso. O resultado veio e, por isso, estamos contentes e lisonjeadas. Alegria imensa nesse momento, mas agora temos que colocar os pés no chão porque amanhã (segunda-feira) teremos 140 km, algo muito desgastante. O estilo do prólogo é realmente o que curtimos. Uma maratona longa será, sem dúvida, desafiadora. Vamos curtir e aproveitar a liderança, porém focar em descansar", disse Letícia.

"Foi maravilhoso este primeiro dia. Fizemos o reconhecimento e deu para sentir que o prólogo tinha as características que eu mais gosto, exigindo técnica e dificuldades nas subidas. Em trechos mais rápidos, deu para surfar bastante e se divertir", contou Hercília Najara. "Foi só o começo. Abrimos vantagem, fruto do nosso trabalho e parceria, além do que fizemos na prova. a Letícia é completa e me ajudou bastante. Essa é a ideia. Uma ajudar a outra e dar tudo de si", concluiu.

Café da manhã dos Guarinis - A programação deste domingo (20) começou com o tradicional café da manhã dos Guarinis, atletas que completaram a Brasil Ride três ou mais vezes. Além de contar com diversos ciclistas nacionais e internacionais, o evento foi prestigiado por representantes da prefeitura municipal de Porto Seguro, como a prefeita Cláudia Silva Santos Oliveira.

Etapa 2 - Nesta segunda-feira (21) os ciclistas largam para a segunda etapa da Brasil Ride, a mais longa de todas, com 143 km e 2.654 m de altimetria acumulada. O percurso tem partes diferentes dos últimos anos. Os primeiros 12 km são estradões de terra, em que os pelotões começarem a se dissolver. Em seguida, entram no single track apelidado de Avatar, uma unidade de conservação de Mata atlântica, com cerca de 7 km, em local que não é aberto ao público. Na sequência, trechos de estradas de terra longos, espaços largos com bastante aclive e declive, até o km 90. Daí para frente é quando voltam a ter os single tracks, além de subidas, já com a vista das pedras no interior da região de Guaratinga. As subidas mais difíceis ficam nos últimos 40 km de prova. Os primeiros colocados devem concluir em cerca de 6 horas, em virtude do tamanho da etapa ter aumentado.

Prólogo – Top 5 elites

Masculino
1- Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (ALE) – 43min48
2- Sebastien Fini (ALE) / Julian Schelb (ALE) – 44min39
3- Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (HOL) – 44min52
4- Lukas Kaufmann (BRA) / Konny Looser (SUI) – 45min43
5- Halysson Ferreira (BRA) / Nicolas Rafhael (BRA) – 45min57

Feminino
1- Letícia Cândido (BRA) / Hercília Najara (BRA) – 57min11
2- Raiza Goulão (BRA) / Angelita Parra (COL) – 59min29
3- Jaqueline Moura (BRA) / Danilas Ferreira da Silva (BRA) – 59min33
4- Viviane Favery (BRA) / Tania Clair Pickler (BRA) – 1h00min25
5- Karen Olímpio (BRA) / Ilda Pereira (BRA) – 1h00min36

Programação das transmissões ao vivo - Evento pioneiro no País ao transmitir os detalhes da prova a partir de 2016, a Brasil Ride tem uma programação repleta nos dias de disputa. O comando é do jornalista Cadu Cortez, com comentários de Helio de Souza, treinador de Henrique Avancini, e reportagem de Rosita Belinky. As transmissões são exibidas no Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE e no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UChs8s1lM7eI4NsacdyxTx9Q. Confira a programação:

Segunda-feira - 21/10
6h45 - Largada Etapa 2
12h30 - Chegada Etapa 2
21h - Premiação Etapa 2 e Briefing

Terça-feira - 22/10
8h45 - Largada Etapa 3
11h30 - Chegada Etapa 3
19h30 - Premiação Etapa 3 e Briefing

Quarta-feira - 23/10
7h45 - Largada Etapa 4
12h30 - Chegada Etapa 4
19h30 - Premiação Etapa 4 e Briefing

Quinta-feira - 24/10
7h45 - Largada Etapa 5
13h - Chegada Etapa 5
21h - Premiação Etapa 5 e Briefing

Sexta-feira - 25/10
9h45 - Etapa 6
19h30 - Premiação Etapa 6 e Briefing

Sábado - 26/10
8h45 - Largada Etapa 7
9h45 - Largada Maratona dos Descobrimentos 
10h30 - Chegada Etapa 7
20h30 - Premiação Geral

Países representados na 10ª edição - Ao todo, 570 ciclistas estão inscritos na décima edição da ultramaratona e representam 23 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Equador, França, Holanda, Itália, Japão, México, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suíça e Venezuela.

Décima edição - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a ultramaratona marcada para 20 a 26 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um forte desafio para os 570 participantes de 23 países. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Brasil Ride. No último dia da competição, o sábado (26), mais 1.500 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

A ultramaratona Brasil Ride tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE, Bahiatursa e SUDESB, de Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas. Coca-Cola, Conect Car, Ful Gas, Garmin, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Red Bull, Shop2gether, Squirt, Thule e Vittoria são empresas apoiadoras, assim como as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga, bem como o Parque Nacional do Pau Brasil, são apoiadores institucionais do evento.

As etapas da Brasil Ride 2019:
Etapa 2 - Arraial d'Ajuda para Guaratinga - 143 km e 2.654 m de altimetria
Etapa 3 - Guaratinga - 67 km e 1.432 m de altimetria
Etapa 4 - Guaratinga - 100 km e 2.527 m de altimetria
Etapa 5 - Guaratinga para Arraial d'Ajuda - 135 km e 1.974 m de altimetria
Etapa 6 - Arraial d'Ajuda - 31,72 km e 564 m de altimetria
Etapa 7 - Arraial d'Ajuda - 46 km e 532 m de altimetria

Imagens para a imprensa - A partir desta temporada, a Brasil Ride conta com um banco de imagens especificamente para o uso da imprensa: https://brasilride.photoshelter.com/index. Neste espaço, há fotos de todas as provas realizadas no ano, entre mountain bike e trail run. Para acessá-las, basta cadastrar-se no sistema do site Photoshelter e fazer o download dos arquivos escolhidos.

Confira vídeos e slideshows no youtube e no wetransfer:

Prólogo:
Vídeo - https://youtu.be/RYTpWMWGPfY 
Wetransfer do vídeo - https://we.tl/t-4JjW1zqaPy 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar