Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Morador de Serranópolis do Iguaçu recebe ciclista que atravessou continente para divulgar câncer raro

  • 03/10/2016

Fabiano Bulow é cicloturista, morador de Serranópolis do Iguaçu, faz parte de uma comunidade de hospedagem solidária, e dentro desta rede já hospedou alguns viajantes.


Por Guia Medianeira

Fabiano Bulow é cicloturista, morador de Serranópolis do Iguaçu, faz parte de uma comunidade de hospedagem solidária, e dentro desta rede já hospedou alguns viajantes. Entrei eles dois casais de franceses que estavam dando a volta ao mundo de bicicleta, um colombiano que está pedalando pela América do Sul. O colombiano ficou na casa de Fabiano por duas vezes, uma semana cada vez.

Todas essas histórias são compartilhadas por Fabiano em seu blog de Cicloturismo, o Cicloturismo Espírito Livre. Além disso, ele compartilha dicas, trajetos que percorreu e planos para uma pedalada maior, que ocorrerá no próximo ano, na América do Sul.

“O Hospedagem Solidária possibilita que da mesma forma que eu ofereço hospedagem para viajantes, eu fico na casa de outras pessoas quando precisar. Com isso, há um intercâmbio entre as cultura e costumes, já que o hospede faz parte da família durante sua estadia”, explica o ciclista.

No último fim de semana, ele recebeu o americano Cameron, de 24 anos, que vive no estado do Arizona. Com o objetivo de divulgar e arredar fundos para o estudo de um tipo raro de câncer, que já fez vítimas em sua família, ele decidiu viajar de bicicleta por toda a América, no extremo norte do Alasca ao extremo sul Ushuaia.

O referido câncer e o Paraganglioma metastático, doença que faz surgir tumores em todo sistema nervoso, apesar da sua severidade é uma doença pouco conhecida e estudada.

O americano está viajando há um ano e quatro meses, já passou por 14 países e leva muitas histórias curiosas: “Um dos fatos interessantes é que quando Camerom comprou sua bicicleta ele não sabia nem como trocar de marchas. Mesmo assim já percorreu mais de 25.000km com sua bicicleta”, escreveu Fabiano.

Carregada com as poucas coisas necessárias para eles, a bicicleta dele chega a mais de 50kg de carga, entre roupas, água, comida.

Entre outros fatos curiosos sobre o americano, um dele é que ele foi escoltado durante dois dias pela Polícia Federal Mexicana, pois havia risco de sequestro naquela região de fronteira.

Sua entrada no Brasil foi pelo Pantanal do Mato Grosso, divisa com a Bolívia, até então Cameron só falava em inglês e espanhol e não falava absolutamente nada em português, mas aos poucos foi aprendendo.

Sua passagem pelo Brasil ainda contou com os estados de Minas Gerais onde pedalou no Caminho da Fé, no Rio de Janeiro assistiu os Jogos Olímpicos, na sua passagem por São Paulo ficou hospedado na casa dos familiares da artista Fernanda Paes Leme com o contato através do irmão da atriz que conheceu Cameron em um jogo de Basquetebol.

Cameron estava passando pelo Paraná, aí se deparar com suas publicações, Fabiano fez o convite, caso ele viesse para o oeste, e no dia 25 de setembro ele chegou a Serranópolis do Iguaçu. Onde ficou dois dias descansando e conhecendo os atrativos do município: “A tranquilidade e a beleza do nosso município sempre ganham destaque nos comentários dos cicloturistas que por aqui passam”, comenta Fabiano.

Ele também diz que receber Cameron foi interessante pois pode perceber a diferença entre as culturas europeia, americana e da América do Sul: “Todos com suas peculiaridades, os franceses são recatados e tímidos. Já o Cameron era um pouco mais desinibido, conversava muito, e compartilhou coisas dos seus pais. Quando recebi o colombiano percebi o que é a expressão de sangue latino, um cara super gente boa, que por onde passou fez muitos amigos e certamente fez todos rirem”.

O próximo destino do americano é Foz do Iguaçu, onde irá conhecer as Cataratas do Iguaçu e após retornará aos Estados Unidos, onde vai trabalhar mais algum tempo para arredar dinheiro e poder retornar ao Brasil para seguir rumo ao Ushuaia, que fica no final do continente e assim completar seu objetivo.

Em foz do Iguaçu Cameron ficará na Casa do Ciclista, um espaço mantido pela Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu ACCI. Este é a primeira e única casa do Ciclista no Brasil e é destinada a receber cicloturistas do mundo todo que estão de passagem pela cidade e tem papel importante na viagem do cicloturistas, pois proporciona um intercâmbio de informações entre os viajantes de várias partes do mundo.

Fabiano conclui que para ele é muito interessante trocar essas experiências: Pretendo percorrer a América do Sul e com esses viajantes consigo dicas interessantes e essenciais.

 

Abaixo segue o link do Blog do Fabiano, do Cameron e do colombiano:

http://cicloturismoespiritolivre.blogspot.com.br/ 

https://m.facebook.com/profile.php?id=1421165784855714 

http://alsurenbici.blogspot.com.br/ 

 

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Mochilão: brasileiro viaja de São Paulo ao México de bicicleta

Mochilão: brasileiro viaja de São Paulo...

Inspirado pelo espírito aventureiro de seu pai paraquedista, o brasileiro Beto Ambrosio (@... veja +

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Ciclismo e dieta unem mãe e filho, que fazem parceria por mais saúde durante a pandemia

Ciclismo e dieta unem mãe e filho, que f...

Isolamento social faz com que Cristiane e João Pedro ganhem peso, mas, recorrendo ao espor... veja +

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Muita felicidade a bordo de uma bike: isto é Raquel Bueno!

Muita felicidade a bordo de uma bike: is...

Raquel Vicente Sant’Anna Bueno é uma referência nacional do Mountain Bike Recreativo e do... veja +

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Casal brasileiro em Portugal pedala para superar pandemia e furto de equipamentos

Casal brasileiro em Portugal pedala para...

Fabio Barduchi e Grasiela Licório contam como foi encarar as dificuldades de passar por um... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar