Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Sete dicas para quem quer comprar a sua primeira bike

  • 05/09/2014

Uma das dúvidas que mais aflige os interessados em aderir à moda do ciclismo é exatamente que modelo de bike escolher para dar início ao novo hábito. Escolher o modelo certo e pagar o preço justo, pode ser uma tarefa complicada e, por isso, separamos sete dicas para quem pretende começar a dar suas pedaladas e tem dúvidas por onde começar.


Uma das dúvidas que mais aflige os interessados em aderir à moda do ciclismo é exatamente que modelo de bike escolher para dar início ao novo hábito. Escolher o modelo certo e pagar o preço justo, pode ser uma tarefa complicada e, por isso, separamos sete dicas para quem pretende começar a dar suas pedaladas e tem dúvidas por onde começar.

1 - “Escolha a bicicleta de acordo com o objetivo dela”, explica o vendedor da loja Super Bike, Rafael Bernardo. Nem sempre a bicicleta mais cara da loja vai ser a certa para você, então escolha o modelo que mais se adapta ao uso que você pretende fazer dele. Se for apenas para passeios em ciclofaixas, sem muitas subidas, o modelo pode ser mais simples e, consequentemente, mais barato. O investimento é maior para ciclistas que pedalem uma grande quantidade de quilômetros por dia, como em trilhas, por exemplo, que requerem uma bicicleta com mais recursos, ou seja, mais cara. 

2 - Troque experiências com ciclistas que você conheça. Observe o tipo de bicicleta que eles têm e tire suas dúvidas. No mercado existem alguns modelos mais conhecidos, como as speed, que são destinadas a corridas, com pneus mais finos e material mais leve, as mountain bikes, que se adaptam a qualquer asfalto, as BMX, indicadas ao ciclismo profissional e a urbana, que servem para o uso na cidade. Existe uma grande variedade de preços e marcas no mercado. Vale a pena pesquisar com atenção nas vantagens e desvantagens de cada um. 

3 - Preste atenção ao tamanho da bicicleta. Rafael Bernardo, vendedor, explica que muitas pessoas tinham o hábito de escolher bicicletas grandes porque antigamente não existiam tamanhos diferentes. “Hoje existem várias marcas e opções de tamanho de quadro. É importante comprar a bicicleta do tamanho certo de acordo com a altura e porte físico da pessoa”. Ela tem que se adaptar à sua altura, se não você corre o risco de ficar curvado ou não alcançar os pedais e isso prejudica o seu desempenho, além da sua saúde. Faça um teste na loja ou clique aqui para saber as medidas que sua bike deve ter.

4 - Procure locais especializados na venda de bicicletas. Lojas tradicionais dão confiança na hora de realizar a compra, pois o consumidor sabe que comprará um produto de qualidade. Se optar por comprar uma bicicleta usada, preste atenção aos detalhes e, se possível, leve a um mecânico para uma revisão. Também tenha sempre a preocupação de pedir a nota fiscal do produto. O vendedor alerta para os riscos de comprar um produto fruto de roubo. “Ladrões maquiam a bicicleta e desconfiguram a marca para revender”, alerta.

5 - Preste atenção ao tamanho do aro. Dependendo da modalidade, tenha em mente o tamanho do aro, porque ele vai variar bastante. Os Aros 26 são os mais vendidos, mas se o ciclista quiser melhor desempenho, os 29 são melhores. Escolhendo corretamente para o tipo de modalidade e gosto, ele evitará possíveis prejuízos no futuro.

6 - Preste atenção às marcas. As que têm tradição no mercado são as mais procuradas entre os novos ciclistas. Marcas como Caloi têm da linha urbana mais simples até as de alto nível. Outras marcas menos conhecidas por quem não é familiarizado com o universo das bikes são a Giant, GT, Merida, Orbea, Scott, Specialized, Trek, Pinarello, BH Bikes, Bianchi. Todas, claro, têm diferentes preços e qualidade.

7- Nunca dispense os equipamentos de segurança. “Normalmente o cliente esquece os acessórios de segurança na hora de comprar a bike”, conta Rafael. Em casos de acidentes, o capacete é decisivo, seja qual for o perfil do ciclista. Assim como o uso das faixas fluorescentes durante passeios a noite, luzes dianteira e traseira, luvas também são importantes para evitar a dormência das mãos e etc.

Por Myrela Moura - Diario de Pernambuco

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Bicicleta segura: 7 dicas para evitar que sua bike seja furtada

Bicicleta segura: 7 dicas para evitar qu...

Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Dicas para trilha de MTB: 7 regras de etiqueta para uma boa experiência

Dicas para trilha de MTB: 7 regras de et...

À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como treinar para ultramaratonas de mountain bike

Como treinar para ultramaratonas de moun...

O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como criar uma rotina ao andar de bicicleta: dicas e cuidados

Como criar uma rotina ao andar de bicicl...

Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar