Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

6 dicas para encontrar tempo para pedalar

  • 08/09/2016

Confira como encaixar uma pedalada em uma semana movimentada de trabalho


Confira como encaixar uma pedalada em uma semana movimentada de trabalho.

Por mais que você ame o ciclismo, encontrar tempo para sair de bicicleta no meio de uma semana movimentada de trabalho e outros compromissos pode ser bem difícil. Mas calma, onde existe vontade existe um caminho, e aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a encaixar uma boa pedalada em meio ao cotidiano cheio de planilhas e compromissos domésticos.

Uma das maneiras mais fáceis para manter o hábito de pedalar seria indo para o trabalho de bicicleta, mas sabemos que nem sempre isso é possível. As dicas também partem do pressuposto que você queira curtir um passeio pelas ruas e não simplesmente sentar-se em uma bicicleta ergométrica dentro de casa.

Dois passeios curtos durante a semana e um mais longo no fim de semana podem ser suficientes para você manter a forma e ainda ver o seu rendimento melhorar. Com um pouco de planejamento, essa periodicidade de pedaladas pode ser facilmente alcançada.

1. Saia cedo

Antes ou depois do trabalho são as ocasiões mais usuais para recorrer à atividade física. Isso é fácil nos meses de verão, com luz e calor suficientes compondo um cenário atraente. Mas convenhamos que no inverno é mais difícil motivar-se para levantar uma hora mais cedo do que o normal e sair na escuridão.

Programe-se na noite anterior (veja a dica seguinte) e surpreenda-se com o quanto você consegue pedalar antes que seja hora de voltar para casa, tomar café e preparar-se para o trabalho. Quando seus colegas começarem a chegar no trabalho, você tem o direito de se gabar e dizer que já deu conta do seu exercício diário bem antes de escovar os dentes.

Percorra duas ou mais rotas curtas bem conhecidas, alternando-as entre um passeio e outro para não ficar repetitivo. Tudo depende da velocidade e do terreno, mas um passeio de 15 a 30 km, duas vezes por semana, já são suficientes para gerar benefícios.

Os passeios matutinos têm outros benefícios também: você ficará surpreso com os animais que já estão acordados e ocupados em suas atividades, enquanto a população humana está ainda só se mexendo.

2. Esteja preparado

O seu principal aliado está na preparação. Um dos maiores entraves para que você se vista, pegue o kit de ferramentas e saia pedalar está na quantidade de etapas anteriores: olhar o tempo, encontrar a roupa certa, colocar as luzes na bicicleta, encher os pneus, pegar a bicicleta na garagem…. até descobrir que esqueceu abomba de ar.

Por isso deixe tudo pronto na noite anterior. Verifique se o seu kit está ok e já separe a roupa, o capacete e assapatilhas. Certifique-se de que as luzes estão acopladas na bicicleta, separe a sua mochila de hidratação e algum alimento que você precise, encha os pneus e veja o óleo da corrente. Enfim, deixe tudo pronto.

Quando for a hora de pedalar, uma troca rápida de roupa e o preenchimento da mochila de hidratação é tudo o que você precisa para estar pronto em 10 minutos.

3. Após o trabalho

Se acordar cedo e sair pedalar não é a sua, então o seu momento para o ciclismo é após o trabalho. Como já falamos, você irá se deparar com diferentes cenários no verão e inverno. Um passeio à noite no verão pode realmente ser o melhor momento para estar na rua e você poderá ir longe bem antes do sol ir embora.

No inverno um kit de luzes potentes é uma necessidade, assim como um conjunto de roupas quentes. Pedalar por trajetos familiares à noite pode fazer com que você os veja de uma outra forma (desde é claro que você lembre de ajustar a direção das luzes). Quando você estiver planejando a rota, leve em consideração o fato de que você pode ser bem mais lento do que se estivesse pedalando de dia.

4. É o fim de semana!

Você trabalhou toda a semana e reservou o final de semana para a sua bike, mas, mesmo assim, um turbilhão de compromissos com amigos e familiares pode fazer com que seja difícil encontrar tempo para um passeio decente.

Mais uma vez, o planejamento é a peça chave aqui. Verifique o tempo e tente escolher o melhor momento para sair, e, em seguida, certifique-se que está tudo bem para o seu parceiro ou sua família. É muito decepcionante encontrar-se preso dentro de casa em um sábado ensolarado, apenas para ser recebido por um domingo de ventos fortes e chuva.

Deixe todo o seu kit pronto com antecedência (ou seja, na noite anterior) e você pode ir e voltar antes que o resto da casa comece a se movimentar. E claro, às vezes, ao invés de sair na sua própria cidade, você pode organizar uma viagem de bicicleta em família, ou encontrar-se com os amigos para um passeio. Nada como manter todos envolvidos.

5. Reserve uma folga

Uma das formas mais gratificantes de arrumar tempo para o ciclismo é tirar algumas horas de folga ou a metade do dia. Há algo de prazeroso em saber que a maior parte do mundo está atrás de uma mesa enquanto você pedala, mesmo que esse sentimento dure apenas algumas horas.

Melhor ainda se você puder pedalar com alguns amigos e encarar aquela rota sempre desconhecida, ou talvez ir até aquele ponto que parece muito longe. Como uma solução ocasional para encarar longas pedaladas, um dia de folga planejada por ser maravilhoso. Mas claro, há limites para isso, tudo depende da política adotada pela sua empresa e da flexibilidade que você tem (ou não) no trabalho.

6. Não desanime

Se ontem à noite aconteceu algum imprevisto e você ainda não conseguiu pedalar um dia sequer esta semana, não deixe que isso o coloque para baixo. O ciclismo deve ser algo leve e divertido, planeje com antecedência a próxima semana e tenha certeza de que você irá ainda mais longe.

Por: BikeVillage

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Bicicleta segura: 7 dicas para evitar que sua bike seja furtada

Bicicleta segura: 7 dicas para evitar qu...

Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Dicas para trilha de MTB: 7 regras de etiqueta para uma boa experiência

Dicas para trilha de MTB: 7 regras de et...

À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como treinar para ultramaratonas de mountain bike

Como treinar para ultramaratonas de moun...

O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como criar uma rotina ao andar de bicicleta: dicas e cuidados

Como criar uma rotina ao andar de bicicl...

Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar