Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

15 razões para você pedalar de corpo e mente.

  • 21/06/2016

15 fatos para você compreender o que é pedalar bem. Em termos básicos pedalar bem seria pegar a bicicleta e sair pedalando pela rua ou pela estrada. Sem se importar com obstáculos ou desafios que irão aparecer pela frente. Fazer novas amizades e fortalecer as já existentes.


Por: Personal Bike

15 fatos para você compreender o que é pedalar bem. Em termos básicos pedalar bem seria pegar a bicicleta e sair pedalando pela rua ou pela estrada. Sem se importar com obstáculos ou desafios que irão aparecer pela frente. Fazer novas amizades e fortalecer as já existentes.

O problema é internalizar essa prática e torná-la natural. Não ter uma aderência pela atividade é difícil de acontecer já que a bicicleta é um instrumento sensitivo.

Mas, acontece e com muita frequência e para que você possa se divertir e não passar por desventuras vamos listar alguns fatos para pedalar bem e aderir definitivamente a essa prática.

 

Terá histórias para contar.
Se você acha que a bicicleta só irá lhe proporcionar qualidade de vida, bem-estar e um corpo saudável, você está muito enganado. O que a bicicleta mais proporciona além dos benefícios ao nosso corpo, é o currículo extenso de histórias que vão sendo escrita a cada pedal. São os tombos, as brincadeiras, as comidas, as amizades, as loucuras, as aventuras. São os desafios, fracassos, superações, paixões. São muitas histórias que não cabem nos livros, cada um com sua experiência e com seus contos a serem narrados por apenas um autor a “bicicleta”. Cada ciclista tem suas próprias tramas e poderia relatá-las por horas e horas. Acredito fielmente que são essas pequenas histórias contadas as pessoas comuns que aproximam a bicicleta de um novo integrante ao mundo do pedal.

Aproxima a família.
Assim como as histórias, a bicicleta tem o poder de aproximar pessoas. Unem pais e filhos! As crianças esperam ansiosamente para sentir o vento no rosto ou por superar os desafios que uma roda a menos pode proporcionar. Aproxima esposas e maridos quando esses conseguem conciliar essa paixão em apenas um amor, proporcionando ao seu cônjuge o mesmo que ele sente.

Aproxima quem você gosta ou ama.
Unifica amores e pode colocá-lo próximo a pessoas que nunca imaginou que gostaria delas. Os mais românticos dizem que essa aproximação pode transformar-se em amores e paixões, e o resultado disso é o início de um namoro e quem sabe um futuro casamento. ♥ hehe...

Seu melhor lazer.
Não terá melhor lazer como sair no final de semana para pedalar e algumas vezes ficar  um dia inteiro fora. No dicionário a palavra lazer remete-se a tempo livre, vagar e ócio. Mas o que acontece na verdade é que esse sentido vai muito além e é percebido quando analisamos a palavra que vem junto ao lazer.  O sentido da palavra vagar pode parecer que estamos sem destino, que corremos ao incerto, que estamos em busca de aventura. E realmente isso tudo é verdade o que não é verdade é que essa falta de pressa, demora e lentidão não é prejudicial e sim tem um objetivo principal em nos proporcionar um espaço de tempo para fazer algo em nossa vontade. E em sua última definição o “ócio” para os gregos significa atividade mental de reflexão, para eles não envolve atividade física, mas sabemos que a bike pode sim nos proporcionar muita reflexão.

Te faz mais ser humano.
A vontade em ajudar o próximo se torna parte de nossas vidas. As ações que vivenciamos nos finais de semana ou em meio ao transporte ativo, nos obrigam a respeitar e compartilhar com o próximo. Ela lhe aproxima de ações humanitárias e torna o compartilhamento a forma com que você irá alcançar mais e mais pessoas.

Será seu meio de transporte.
Sabemos que para nos locomover com maior facilidade precisamos de um automóvel e que muitas das vezes ele se torna essencial para o transporte de longas distância em curto espaço de tempo. Porém, quando a bicicleta se torna parte da sua vida isso acaba sendo apenas um detalhe e ela rouba o espaço para todas as locomoções curtas e médias que você precisa realizar. Além é claro de ajudar a manter um bolso mais saudável também hehe...

Você voltará a ser criança.
Já participou de algum grupo de pedalada? Se não, não sabe o que está perdendo! As pessoas voltam a serem crianças juntas. É risada atrás de risada. E diversão que não acaba mais, pessoas com perfis diferentes com níveis de condicionamento diferentes. Só ela tem esse poder de fazer adultos se transformar em pessoas sonhadoras e alegres.

Vai liberar a criatividade que existe em você.
Na hora do sufoco o que irá prevalecer será a criatividade. Soluções para os problemas irão surgir e novos aprendizados irão se estabelecer. Desde uma manutenção básica até formas como irá pedalar será algo que estimulará seu lado criativo, proporcionado conhecimento que levará além dos pedais. Essa criatividade chega a lhe ajudar até mesmo no seu trabalho.

Libertará sempre um bom dia.
Pessoas cheias de adrenalina tem maiores propensões de soletrarem um bom dia e exalar alegria por onde passam. Conseguem arrancar espanto e fazer sorrisos abrirem independente das ocasiões.

Ficará viciado em bike.
No começo irá procurar tudo sobre o assunto e não conseguirá ficar um tempo vago sem olhar algo sobre a bicicleta. Durante a fase intermediária você começa a perceber que tem  mais de uma bicicleta, capacete, roupas, tênis/sapatilhas, câmera de ar, bomba de ar, etc... E por último e mais “grave” das situações verá que você gasta e muito do seu salário com bicicleta e isso lhe faz feliz.

Vencerá desafios.
O acordar cedo, a ladeira, o frio, a chuva, o barro, a bike quebrada e outras grandes dores ou problemas irão aparecer e você aprenderá a lidar com essas adversidades, superando os limites e ultrapassando os desafios.

Viajar para recarregar energias.
Chegará um ponto que você irá fazer algo diferente, e viajar de bike será uma delas. Quem já passou por um cicloturismo sabe o quanto podemos acreditar no ser humano como um ser amoroso, caridoso e compartilhador de nossas vontades e aventuras. As pessoas são muito mais receptivas do que imaginamos e acabamos tirando dias, semanas, meses e anos sabáticos nessas viagens. Vale a pena a experiência!!!

Aprende a sofrer.
O sofrimento é temporário! Essa frase é muito comum em nosso meio, e na verdade ela é real, após treinos pesados e intensos vem a melhora do desempenho, aumento da velocidade, da potência e o menor do tempo de pedal. Sem contar que ao término da subida sempre teremos uma decida nos esperando.

Assim como a viajem, um dia ou outro você irá querer a sensação adrenérgica que uma competição pode proporcionar. E participar de uma competição vale a pena como experiências e como desafios a serem percorridos, sejam eles de uma maneira amadora ou apenas como mais uma experiência.

Sustentabilidade e mobilidade urbana.
O que toda a sociedade diz e busca hoje em dia são questões para que possamos melhorar nossa qualidade de vida e longevidade. A bicicleta não é apenas um meio de transporte alternativo, ela é sim um instrumento que modifica os padrões que conhecemos até hoje e consegue alterar nosso corpo e mente como um fim e não apenas como um meio. Com isso podemos influenciar cada vez mais pessoas a adotar esse transporte alternativo como um meio de locomoção com um fim específico. E proporcionar vivências que ficaram marcadas, nos trazendo mais vida ao nossos dias.

O texto de hoje ficou um pouco comprido porém como muito conteúdo profundo e que pode proporcionar reflexões entorno desse esporte e meio de transporte que tanto amamos. Seja você uma pessoa que aderiu a essa prática ou um atleta (profissional/amador), temos espaço a todos e a todas. Sejam com modalidades competitivas ou simplesmente um passeio, você terá sempre uma das 15 razões para conseguir sair de casa subir sobre as duas rodas e movimentar seu corpo sem ou com um objetivo.

Nosso objetivo é democratizar a maneira como vemos nosso corpo sobre a bicicleta, possibilitando assim uma maior acessibilidade a uma rotina de treinamento. Se você tem interesse em saber mais sobre nossos conteúdos faça parte de um grupo seleto de pessoas que recebem conteúdos exclusivos. Acesse abaixo e descubra mais sobre como tratamos uma rotina de pedal para ciclistas comum que não tem objetivo em se tornar atleta mais adora “treinar” durante a semana.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Dicas de como limpar sua mochila de hidratação

Dicas de como limpar sua mochila de hidr...

Você vai ver que não é tão complicado assim e que a rotina de limpeza ainda vai prolongar... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Conselhos de Henrique Avancini para começar no MTB com o pé direito

Conselhos de Henrique Avancini para come...

Confira o que o mountain biker tem a dizer sobre alguns tópicos e vá para a trilha com con... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | O que não fazer ao lavar suas roupas de ciclismo

O que não fazer ao lavar suas roupas de...

Ao retornar do pedal, a maioria das pessoas simplesmente coloca as roupas de ciclismo suad... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Cicloturismo: como se preparar para uma viagem de bicicleta

Cicloturismo: como se preparar para uma...

Viajar de bicicleta é uma aventura inesquecível. Desde pequenos trajetos até viagens inter... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 8º Pedal Sport PURA VIDA - Poços de Caldas - 23/09/2018

Bikers Rio Pardo | 8º Pedal Sport PURA VIDA - Poços de Caldas