Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Brasileiro entra para o Guinness ao pedalar 508,3km no rolo em 12h

26/02/2018

Tonheca, de 47 anos, que é arquiteto e fascinado por cartografia, começou a pedalar em 2010 em provas de mountain bike. Mas logo tomou gosto pelas provas de ciclismo de longa distância, como o Audax. “Em 2016 completei a série pela primeira vez”, lembra. Com a conquista, recebeu o o título de Super Randonneurs pelo Audax Club Parisien, organizador do desafio, na França. “Este ano pretendo ser condecorado pela terceira vez.”

Vale lembrar que a provas Audax não são uma competição. “O maior desafio é superar os próprios limites, pedalando cada vez mais longe. Pedalar longa distância é enfrentar calor, frio, sono, vento contra, longos declives, aclives e estradas sem curvas, escuridão da noite, solidão (algumas vezes) e outras dificuldades e perigos das estradas. Também representa ter autonomia, preparo psicológico, conhecimentos e vontade de superar desafios”, relata.

Para se preparar para as pedaladas de longa distância, Tonheca começou a fazer treinos indoor. “Precisava render mais e comecei treinos mais técnicos”, conta. Em 2016, conheceu um ciclista de Belo Horizonte que, no Dia das Crianças, realizou o desafio de pedalar indoor durante 12 horas para arrecadar presentes, em uma ação solidária. “Decidi fazer o mesmo em Salesópolis para colaborar com o Grupo Ação Criança Feliz, Natal 2016 e arrecadamos centenas de brinquedos”, conta.

Já com o domínio do rolo, Tonheca se inscreveu no Livro dos Recordes e recebeu a informação de que havia uma marca de 480 quilômetros pedalados em rolo livre em 12 horas. “Aceitei o desafio de quebrar esta marca, mas optei por realizar o feito de forma gratuita, pois para trazer um representante no Guiness em Salesópolis teria um custo inicial de US$ 3 mil”, afirma.

Após estudar o regulamento, no qual uma das exigências é que o desafio seja feito em praça pública, Tonheca começou a se preparar para o desafio. “Planejamos toda a logística para o dia 24 de julho de 2017. Comecei às 8h02 e com 11h22min no rolo quebrei o recorde de 480 quilômetros. Quando terminei, às 20h02, tinha marcado 508,3 quilômetros. Enviei todas as evidências, como filmes, fotos e declarações dos fiscais via online e no dia 12 de fevereiro veio a confirmação do registro oficial”, completa.

Tonheca pedalou os 508,3 quilômetros a uma velocidade média de 41,91 km/h e máxima de 66,37 km/h. Gastou 14.836 calorias durante o desafio e consumiu 2,5 litros de açaí, 2 litros de água, 5 pães com queijo, banana desidratada, castanha do pará, torrone com “waffer” e frango xadrez com purê de batata.

O recordista cita Henrique Avancini, um ídolo do MTB nacional, para destacar sua motivação: “Através do esporte pude colocar meu corpo à prova, mesmo que possa medir quem pode ir mais longe, mais alto, ou mais rápido. O sagrado do esporte é simplesmente deixar um bom exemplo”. 

Fonte: Bike Magazine

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Vídeos | Ford cria jaqueta inteligente que aumenta segurança de ciclistas

Ford cria jaqueta inteligente que aument...

A jaqueta tem luzes de LED nas mangas que se acendem automaticamente quando o ciclista lev... veja +

Bikers Rio Pardo | Vídeos | Ciclo Aventura - Analândia-SP

Ciclo Aventura - Analândia-SP

Confira o vídeo feito pela galera do grupo Bike And Roll BR

Bikers Rio Pardo | Vídeos | Relação 1×13 com cassete 9-50

Relação 1×13 com cassete 9-50

Vejam essa relação 9-50 do Morpheuapb 9-50 e ele já anuncia que fará 9-52!

Bikers Rio Pardo | Vídeos | Vantagens de Bikes de Estrada E All Mountain para quem pratica MTB

Vantagens de Bikes de Estrada E All Moun...

Vantagens de Bikes de Estrada E All Mountain para quem pratica MTB

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: Ciclo Aventura - A confirmar - 22/07/2018

Bikers Rio Pardo | Ciclo Aventura - A confirmar