Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Travessia Serra do Caracol - Águas da Prata/Andradas

  • 30/03/2017

Super pedal, saindo de Águas da Prata com destino ao Pico do Gavião e descendo para Andradas, retornando pela subida dos Pinheiros - Antigo Caminho da Fé para Águas da Prata,


Serra do Caracol

Localizada a norte/nordeste da cidade de Andradas, apresentando uma divisa natural entre planaltos e vales da região. Nos seus pontos culminantes encontram-se a Torre de Televisão e o Pico do Gavião, que oferecem uma paisagem belíssima, excelentes áreas de decolagem de vôo livre, além de propiciarem a prática de outros esportes de aventura como treking, rappel, canyoning, entre outros.

Com altitude variando entre 700 e 1663 metros, a Serra do Caracol é composta por rochas graníticas. A vegetação constitui-se de uma parte de floresta tropical perenifólia e cerradão.

 

Pico do Gavião

Localizado na Serra do Caracol, divisa entre as cidades de Andradas MG e Águas da Prata/SP, o Pico do Gavião é um atrativo natural a 1663 metros de altitude, classificado como um dos melhores no ranking mundial para a prática do vôo livre, com rampas naturais de 360º que permitem decolagens em todos os quadrantes.

 

A Travessia

Reunimos na cidade de Águas da Prata-SP, um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, localizada nas encontas da Serra da Mantiquera. Águas da Prata entrou, também, no roteiro do turismo religioso. A cidade é um dos principais pontos de partida do Caminho da Fé.

 

1ª Parte - Águas da Prata/Pico do Gavião

Partimos às 8:30 rumo ao Pico do Gavião. De Águas da Prata até o nosso primeiro destino seriam cerca de 17km, sendo que grande parte deste do percurso passa o Caminho da Fé, que liga Águas da Prata à Andradas.

Já de cara saindo de Águas da Prata, avista-se a placa "Pico do Gavião", e ali já começa uma grande subida de asfalto e cerca de 1km entramos em estradas de terras, andamos pouco e o visual de lindas paisagens e montanhas já pode ser visto. Adentramos montanhas a dentro, as longas subidas começaram, pedalamos cerca de 10km e chegamos na cachoeira "Ponte de Pedra", parada obrigatória dos bikers e dos peregrinos do Caminho da Fé para um descanso. Depois de algumas fotos partimos, mais umas duas longas subidas dentro da mata chegamos no começo da entrada que nos levará ao Pico do Gavião, dali até nosso primeiro destino são 3km de fortes subidas, sendo que os últimos 300 metros são bem difíceis!

Após a chegada ao Pico do Gavião, momento para um bom descanso e algumas fotos com um visual incrível de 360 graus.

 

2º Parte - Descida até Andradas - Descida das Torres

Na descida do Pico do Gavião, passando pela portaria, cerca de 1km depois tem uma entrada à esquerda com a indicação "Pouso Sul", entramos ali e cerca de 5km adentramos num single track mata a dentro, percurso maravilhoso e muito perigoso, o terreno é bem acidentado, com muitas valas e pedras soltas. Foram mais de 5km de descidas, enquanto desciamos era possível avistar a cidade de Andradas ao fundo. 

Terminadas as descidas, pegamos um estradão batido que nos levou até Andradas, foram cerca de 10km, com poucas subidas.

 

3º Parte - Retorno Águas da Prata - Subida dos Pinheirinhos - Antigo Caminho da Fé

Depois de uma parada na cidade de Andradas para um rápido lanche, logo partimos, pois sabiamos que dali pra frente a subida da Serra seria bem difícil.

Já de cara ainda em perímetro urbano começou uma forte subida e logo entramos em estradas de terra e começaram as fortes subidas. Era possível ver a nossa direita a Torre da Televisão. As subidas eram fortíssimas! Depois de cerca de 5km, chegamos em um trevo, onde pela direita pegava a subida pelo Caminho da Fé, utilizada atualmente e pela esqueda o caminho antigo, mais curto porém mais difícil, entramos ali. Foram cerca de 4km de subidas, o que nos ajudou é que o percurso foi dentro da mata, pois o sol estava bem forte. Ao fundo era possível avistar a cidade e Andradas bem pequena por entre a Serras. 

Chegamos novamente no percurso do oficial do Caminho da Fé, dali pra frente seriam cerca de 20km até Águas da Prata, ainda tivemos três , longas subidas até passarmos no "espelho dágua", onde um riacho corta a estrada. Dali até Águas da Prata foi só descidas!

 

Pedal muito bom, ótimo percurso e ótimas companhias!

  • Alexandre Galego (SJRPardo)
  • Patu, (SJRPardo)
  • José Roberto, (SJRPardo)
  • Raquel Bueno, (Cajuru)
  • Dieguinho (Cajuru)
  • Rafael Trefilho (SJ Boa Vista)
  • Luciano Carneiro (SJRPardo)

  

O percurso total foi de 70km

Altimetria acumulada de 2300 metros.

Nível difícil

 

Baixe o arquivo gpx desse percurso aqui. 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 2ª EXPEDIÇÃO A PEDRA DA LUA - 21/10/2018

Bikers Rio Pardo | 2ª EXPEDIÇÃO A PEDRA DA LUA