Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Para locomoção, passeio ou treino: use a bicicleta em sua cidade

  • 22/09/2017

Confira como a bike pode ser útil para te levar ao trabalho e ainda fazer você ganhar condicionamento e até perder peso. E nem é preciso comprar muita coisa. Confira!


Nessa sexta-feira 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, e uma boa opção para quem quer começar a deixar o carro em casa é experimentar a bicicleta. Certa vez uma pesquisa séria mostrou que se você trabalha em um raio de até 10km da sua casa e mora um uma cidade grande, há uma grande probabilidade de chegar ao trabalho mais rápido de bike do que de carro, ônibus ou metrô. Claro que é preciso verificar essa possibilidade (ducha, estacionamento para bicicleta, logística do dia, etc). Mas, se der, faça essa experiência. Pode ser que daí apareça um interesse em começar a praticar o ciclismo de uma forma mais regular.

Você não precisa comprar um monte de coisas para começar a pedalar, o kit básico inclui capacete, luvas e óculos. E se quer emagrecer e melhorar o condicionamento físico, andar de bike pode ser uma boa pedida. O ciclismo exercita principalmente as pernas, com o bônus de não sobrecarregar tanto as articulações como a corrida por não ter impacto com o solo. Se o seu objetivo é pedalar de forma mais recreativa, aproveite as ciclovias. Mas se quer treinar ciclismo, você vai ter que pedalar na rua ou locais específicos para treinamento da modalidade. Para ter uma referência prática, se vai pedalar com velocidade até 20km/h, use a ciclovia; acima de 20km/h, rua.
 
Assim como acontece na corrida ou qualquer outro esporte, os primeiros treinos com a bike devem ser agradáveis e suaves. Talvez 20 ou 30 minutos de pedalada confortável, duas ou três vezes na semana, seja o suficiente para gerar boas adaptações para a maioria nessa fase inicial. Não se preocupe com velocidade agora, o objetivo aqui é, primeiramente, adaptar o seu corpo à posição da bike e acostumar seus músculos, tendões e articulações.

Por: Gustavo Luiz Site: Eu Atleta

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar