Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Os 6 melhores roteiros de bike no Sul do Brasil

  • 26/06/2017

Antonio Olinto e Rafaela Asprino lançam Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul e apresentamos em primeira mão os seis melhores roteiros escolhidos pelos próprios autores, confira!


O casal Antonio Olinto e Rafaela Asprino estão de passagem por São Paulo (SP) nesta terça-feira (20) para o lançamento do Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul, que em parceria com a Specialized, Ciclo Urbano, Green People e Quitanda. 

"O Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul pretende apoiar o cicloturista que deseja percorrer os circuitos mais bem preparados do país, e também incentivar aqueles sedentos por aventura a pedalar pelos desafiadores passos da Serra Geral, enquanto percorrem as belezas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul" - descrevem os aventureiros.

Confira os 6 melhores roteiros:


1. CIRCUITO DAS ARAUCÁRIAS (Santa Catarina)


CIRCUITO DAS ARAUCÁRIAS (SC)© Rafaela Asprino

Com 248km de extensão, o marco zero do circuito está na cidade de São Bento do Sul e percorre um belo caminho, passando pelo território de outros três municípios: Campo Alegre, Corupá e Rio Negrinho.

Mais informações: www.circuitodasaraucarias.com.br


2. CIRCUITO VALE EUROPEU (Santa Catarina)

CIRCUITO VALE EUROPEU (SC)© Rafaela Asprino

Grande pioneiro dos circuitos de cicloturismo em todo o país. Os 300km do percurso começam em Timbó, abrangendo a área de mais 7 municípios (Rio dos Cedros, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Benedito Novo e Doutor Pedrinho).

Mais informações: cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br

 

3. CIRCUITO COSTA VERDE & MAR (Santa Catarina)


Circuito Costa Verde e Mar© Rafaela Asprino

Com 270km, o circuito se estende pelo território de 11 municípios e é o primeiro a abranger regiões litorâneas e serras.

Mais informações: www.costaverdemar.com.br/index.php/cicloturismo/


4. CIRCUITO ACOLHIDA NA COLÔNIA (Santa Catarina)


 
Circuito Acolhida na Colônia© Rafaela Asprino

Baseado no mesmo sistema associativo francês chamado Accueil Paysan, que promove a permanência do homem no campo, exercendo como função principal não o turismo rural, mas o próprio trabalho no campo, o circuito Acolhida na Colônia ainda está em desenvolvimento. Existem algumas rotas demarcadas nos municípios de Urubici, Santa Rosa de Lima, Anitápolis e Rancho Queimado.
Mais informações: www.acolhida.com.br


5. CIRCUITO DAS CASCATAS E MONTANHAS (Rio Grande do Sul)


Circuito das Cascatas e montanhas© Rafaela Asprino

O primeiro roteiro de cicloturismo demarcado do Rio Grande do Sul aproveita as belezas da Serra Gaúcha em duros 123km, mas que estão recheados de belezas e atrações, abrangendo os municípios de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula.

Mais informações: www.cascatasemontanhas.com.br 

Todos estes 5 circuitos tem administrações com princípios e formas de atuação diferentes, mas no geral obedecem um sistema de sinalização por placas e a disponibilização de arquivos digitais em seus sites (guia e tracklog).
Porém existe um roteiro que vem sendo consagrado entre os cicloturistas, por suas belezas naturais e altimetria desafiadora:


6. CIRCUITO QUATRO PASSOS DA SERRA GERAL (Santa Catarina e Rio Grande do Sul)



Circuito-quatro-passos.jpg© Rafaela Asprino

“Passo” é o ponto mais alto na travessia de uma serra. O valor de atravessar uma montanha com uma bicicleta é reconhecido em todas as grandes competições do mundo; no Tour de France, por exemplo, quem ganha as provas de montanha soma muito mais pontos que os que ganham provas no plano. Em nosso caso, não buscamos nem pontuação nem ou recordes, adoramos as vistas que cada curva nos proporciona. Assim como nós, muitos outros ciclistas e cicloturistas reconhecem todos esses valores, e os caminhos pela serra já são famosos e considerados um circuito, ainda que não estabelecido ou sinalizado. Realizar este circuito é uma grande chance de conhecer melhor a região e de enfrentar um desafio: percorrer os quatro passos da Serra Geral, que consideramos os mais belos e íngremes de nosso país: Serra da Rocinha, Serra do Faxinal, Serra do Corvo Branco e a famosa Serra do Rio do Rastro. Em nosso Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul estudamos formas de ajudar o cicloturista médio a realizar este circuito, e damos dicas e todas as informações necessárias.


Sobre o Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul:

Dando continuidade ao seu objetivo de produzir guias para o cicloturista brasileiro percorrer o território nacional, Antonio Olinto e Rafaela Asprino elaboraram o Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul, que pretende apoiar o cicloturista que deseja iniciar suas viagens pelos circuitos de cicloturismo mais bem preparados do país, mas também tem a capacidade de levar aqueles sedentos por aventura a fazer os passos mais belos e desafiadores da Serra Geral, enquanto percorre as belezas dos três estados do sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desde a histórica cidade da Lapa até a turística Gramado.

 
Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul© Rafaela Asprino

Orientando-se pelas páginas do guia, o cicloturista poderá percorrer parcialmente um ou mais circuitos, conforme o desejo ou disponibilidade de tempo. Poderá ainda utilizar o guia para traçar um caminho linear mais direto entre Lapa e Gramado, passando pelos três estados do Sul em apenas 763,01km.
Com 1.348,28 km de caminhos planilhados entre 41 municípios, o guia apresenta alternativas, dicas e soluções de roteiros para o cicloturista planejar desde um final de semana prolongado até uma grande viagem de bicicleta, com cerca de 2.340km.


Mais informações: http://www.olinto.com.br/index.php/guia-livro-dvd-viagem-bicicleta/circuitos-sul/ 

Por: Redbull

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar