Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Conheça 7 circuitos cicloturísticos para se aventurar no Brasil

  • 09/02/2017

Quer viajar de bike pelo Brasil? Esses circuitos são ótimas opções!


Cicloturismo é uma das modalidades mais tranquilas de todas as opções oferecidas pela bicicleta. Pode ser um passeio curto pedalando por uma estradinha calma que liga o campo à cidade, ou uma longa e difícil viagem detalhadamente planejada, sempre representa um prazer especial em um circuito turístico. A bicicleta permite que o ambiente seja vivenciado.

Não é necessário ser um ciclista experiente para ​praticar o turismo na bike, qualquer um pode fazê-lo. Basta ir com calma, respeitar os próprios limites, beber água e alimentar-se na hora c​erta. ​

O Webventure separou alguns circuitos cicloturísticos brasileiros para você ​se inspirar e sair pedalando. Veja:

 

1 – Circuito Lagamar (São Paulo)

Participe do maior evento de ciclismo do Brasil! Clique aqui e saiba mais.
​São 180 km e você​ ainda​ pode percorrer mais 510 km​,​ caso queira conhecer todos os atrativos anexos. Ele passa por ​cinco​ municípios do litoral sul de São Paulo​ -​ Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Cananeia e Jacupiranga. De acordo com William Mendes, criador do trajeto, dá para fazer o percurso inteiro entre ​três​ ou​ quatro ​dias, mas, claro, tudo depende do ânimo​ e​ ​da disposição ​de​ tempo de cada um.

 

2 - Circuito Vale Europeu (Santa Catarina)

O circuito conta com vários pontos de apoio​,​ começa e termina na mesma cidade​,​ Timbó, próxima a Blumenau. Tem cerca de 300 km e pode ser feito em sete dias. O roteiro é todo sinalizado com setas amarelas e dá ao ciclista um guia no qual constam os mapas, perfis de relevo, planilhas de navegação e outras indicações.

 

3 – Circuito Costa Verde e Mar (Santa Catarina)

Lançado em setembro de 2016, é o primeiro a integrar um trajeto pelo litoral e pelo interior de Santa Catarina. Passa por 11 municípios: Bombinhas, Porto Belo, Camboriú, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Luis Alves e Ilhotas. Com 270 km, 6 dias é um tempo ideal para completá​-lo.

 

4 – Caminho da Luz (Minas Gerais)

O circuito tem início na cidade de Tombos, a 383 km de Belo Horizonte, e termina no Pico da Bandeira. São 195 km percorridos pelas montanhas do estado quem podem ser feitos de bicicleta, a pé ou a cavalo. O Caminho passa por fazendas centenárias, matas, cachoeiras, santuários e antigas estações ferroviárias.

 

5 – Circuito das Araucárias (Santa Catarina)

Este circuito é cheio de atrativos naturais, históricos, gastronômicos e culturais. Tem uma paisagem muito diferente, alterna​ndo​ entre serras, planaltos e vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, com florestas de imponentes e belas araucárias.A Estrada Dona Francisca é um dos destaques da parte histórica. O ​percurso passa por vários trechos do traçado original da estrada, construída por volta de 1865​, passa por quatro cidades​: São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho.

 

6 – Caminho da Fé (São Paulo)

Este circuito foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo os pontos de apoio necessários nessa longa viagem. São 497 km, dos quais aproximadamente 300 km atravessando a Serra da Mantiqueira. O Caminho começa no município de Águas da Prata e termina em Aparecida do Norte.

 

7 – Caminho das Missões (Rio Grande do Sul)

​É um roteiro de pedaladas pelas antigas estradas missioneiras. O percurso parte do município de São Borja, passando por várias comunidades, fazendas, estâncias, sempre próximo ao rio Uruguai, divisa com a Argentina.​ O trajeto segue pelo município de Garruchos​,​ que tem uma natureza exuberante. Além de passar por três patrimônios nacionais​, ​sítios arqueológicos de São Nicolau, São Lourenço e São João Batista​, e um patrimônio da humanidade: São Miguel Arcanjo, no municípios de São Miguel das Missões.

Por: Webventure

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar