Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Shimano Fest começa nesta quinta (22) impulsionado pelo 'Dia Mundial sem Carro'

  • 22/09/2016

Evento será realizado até domingo (25), no Jockey Club de São Paulo, com os dois primeiros dias exclusivos para os profissionais do mercado e o fim de semana repleto de atividades para o público em geral, com entrada gratuita


Não haveria dia melhor para a abertura da sétima edição do Shimano Fest, maior festival de bike da América Latina. O evento, que tem entre seus sete pilares o debate sobre as questões de mobilidade urbana, terá início nesta quinta-feira (22), data em que é celebrado o "Dia Mundial sem Carro". Os dois primeiros dias, 22 e 23, serão exclusivos para os profissionais do mercado visitarem a Expo e conhecerem de perto as novidades no mundo da bike. Já o sábado e domingo (24 e 25) serão repletos de atividades para o público, com entrada gratuita. Espaço Mulher, Bike Kids, Bike Radical, Bike Show e Bike Competition, completam as áreas do festival ao lado da Expo e do Bike Mobility.

Expo - Uma das principais atrações do Shimano Fest será a Expo. Ao todo, 74 empresas do mercado da bike apresentarão suas novidades e terão contato direto com lojistas e vendedores, na quinta e sexta-feira (22 e 23). O sábado e domingo serão dias de apresentar os produtos para o público em geral, com a presença de 44 empresas, que terão lojas com venda direta ao consumidor. Ano passado, em sua sexta edição, o festival recebeu 15 mil pessoas em dois dias, com a presença de 48 expositores e 80 marcas. Em 2016, o evento cresceu. São mais de 100 marcas, entre as principais do mercado, e esperados 25 mil visitantes para quatro dias de atividades. Uma praça de alimentação com 20 food trucks e 6 food bike trucks e um bicicletário para 500 vagas também fazem parte do Shimano Fest.

As principais empresas do setor, como Caloi, Cannondale, GT Bicycles, Audax, Fuji, Groove, GTS, Hupi, Oggi, Santa Cruz, Sense, Soul entre outras, estarão apresentando seus principais modelos de bicicletas urbanas, speed, elétricas e mountain bikes, além de acessórios, componentes e todos os tipos de vestuário. Seguradora oficial do Shimano Fest, a Argo Seguros, companhia especializada em seguros de Transportes, Responsabilidade Civil Profissional e Patrimonial, estará presente no evento e apresentará a categoria Esporte & Competição, que inclui seguros para bikes.

Espaço Mulher - Com o crescente número de mulheres praticantes do ciclismo, o Shimano Fest terá em sua sétima edição uma área especial para o público feminino. As aulas gratuitas de spinning, do estúdio de ciclismo indoor Ride State, prometem ser a sensação da área. Serão duas sessões no sábado, das 11h às 12h30 e das 14h às 15h30, e outras duas no domingo, nos mesmos horários. As palestras "Dicas de Mecânica Básica para mulheres", da CicloBR, nos dois dias, "Beatriz Frias: Mulheres ciclistas", com as atletas profissionais Priscilla Stevaux, representante brasileira no BMX da Rio 2016, e Daniela Lionço, na manhã do sábado, "Ladies Power", com Talita Rodrigues, Renata Mesquita e Adriana Vojvodic, na tarde do mesmo dia, e "A Bike e o empoderamento feminino", com Vânia Xavier, na manhã do domingo, completam a lista de atividades do Espaço Mulher.

Bike Kids - Enquanto os pais poderão conhecer de perto no Shimano Fest as novidades e tendências do mercado da bicicleta, seus pequenos terão no festival o local perfeito para divertirem-se e darem seus primeiros passos no esporte. No Bike Kids, haverá atrações para crianças de todas as idades. Desde o tira-rodinhas e a Escolinha Bike para os menores, até o circuito de Pump Track para os mais velhos, a certeza é que não faltarão atividades para a criançada. O Pimp My Bike, oferecendo adesivos para bicicletas e capacetes, além de refletores personalizados que servem como item de segurança, também está na programação do espaço.

Bike Mobility - Destinado às atividades, discussões e ações sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade, o Bike Mobility também estará no foco das atenções, com palestras e debates sobre mobilidade e sustentabilidade, conversas entre especialistas e cicloativistas e a abordagem do Cicloturismo, por meio de três exposições fotográficas. Se em 2015 o mote foi o #TodoMundoPelaBike, desta vez o Shimano Fest terá o lema #RespeitoPelaBike, que tem entre seus principais objetivos, sensibilizar mais pessoas quanto à segurança dos ciclistas nas ruas e estradas do Brasil, em homenagem ao ultraciclista Claudio Clarindo, morto no início do ano enquanto treinava na Rodovia Rio-Santos.

Bike Show - As atrações musicais prometem agitar quem for à sétima edição do evento, com três shows de rock e um de Taiko, som tradicional da cultura japonesa, com seus tambores orientais. No sábado, a partir das 15 horas, está programada apresentação da banda "Nem liminha ouviu". No domingo, às 15h, será a vez de "Caio Durazzo One Man Band" e, às 16h30, o grupo "Kid Vinil & banda Magazine" encerrará as atividades do evento. Ainda no último dia, às 11h30 da manhã, o show de Taiko do Grupo Kiendaiko dará aos presentes uma amostra da cultura oriental.

Bike Competition - Garantia de fortes emoções e muita adrenalina no maior festival de bike da América Latina. É isso que o público encontrará no Bike Competition. Serão quatro provas: ciclismo de estrada, com o Criterium por Pontos, na manhã do domingo com largadas entre 7h e 10h num circuito na avenida Lineu de Paula Machado (em frente ao Jockey Club), o Short Track no mountain bike, válido pelo ranking UCI (União Ciclística Internacional) com classificatória sábado e finais no domingo, entre 11h30 e 14h30, o cyclocross, também no sábado, e o Desafio entre Mecânicos, entre sexta-feira e domingo no estande da Escola Park Tool.

Quatro atletas que estiveram na Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 estarão competindo no Shimano Fest, e outros três estarão no evento em diversas atividades. No Criterium por Pontos, o paraciclista Lauro Chaman, que escreveu seu nome na história do esporte ao ser o primeiro atleta a conquistar medalha para o País no ciclismo, irá competir de igual para igual com Gideoni Monteiro, representante na Rio 2016 no ciclismo de pista, e vários outros ciclistas das principais equipes da elite brasileira.

No Criterium por Pontos feminino, Clemilda Fernandes, tricampeã brasileira de resistência, está entre as principais favoritas à vitória na categoria Speed profissional. Tricampeão brasileiro de mountain bike e recordista em participações nas Olimpíadas no Cross Country Olímpico - Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016 -, Rubinho Valeriano, vai em busca do título do Shimano Short Track. Henrique Avancini, atleta profissional do MTB, prestigiará o evento, para interagir com os fãs e acompanhar as diversas atrações do Shimano Fest, bem como Priscilla Carnaval e Renato Rezende, ambos do BMX Racing.

Bike Radical - O Bike Radical contará com apresentações de bike trial, BMX dirt jump e freestyle flatland, além de duas apresentações especiais com atletas que representaram o Brasil na Rio 2016: Priscilla Stevaux e Renato Rezende. Priscilla (sábado, às 11h30) e Renato (domingo, às 13h) terão contato com o público, com apresentações no pump track e interação com a garotada.

Doutores da Alegria - A ONG Doutores da Alegria comemorará 25 anos de sua fundação com o Bobociclismo, um divertido passeio ciclístico de 2 km liderado pelos artistas que atuam nos hospitais de São Paulo utilizando a arte do palhaço para qualificar as relações humanas. A concentração está marcada para as 10h30 da manhã do domingo e a saída será às 11h. Após o passeio, haverá uma intervenção artística com os palhaços no Espaço Kids.

Programação completa - Toda a programação do Shimano Fest, com o horário de cada uma das atividades nas diferentes áreas do evento, está disponível no site: http://shimanofest.com.br/cronograma/.

 

Shimano Fest 2016

  • Data: de quinta a domingo (22 a 25) - quinta e sexta, exclusivos para profissionais do mercado, e sábado e domingo aberto ao público em geral
  • Horário: quinta a sábado, das 9h às 17h e domingo das 9h às 18h
    Local: Jockey Club de São Paulo
  • Endereço: R. Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1, próximo à ponte Cidade Jardim
  • Entrada: Gratuita. A Shimano incentiva a doação de 1kg de alimento não perecível para doação a entidades assistenciais.
  • Como chegar: pela ciclovia do Rio Pinheiros, ciclovia da Av. Lineu de Paula Machado ou utilizando a ciclofaixa de lazer no domingo (ciclofaixa passa em frente ao lado do Jockey). O Shimano Fest terá bicicletário disponível (capacidade para 500 bicicletas). As estações de trem mais próximas são Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças, da CPTM.

Mais informações no site: www.shimanofest.com.br  
Twitter:@shimanobrasil 
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/shimanobrasil

Por: ZDL Comunicação

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar