Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Veja 8 dicas para evitar roubos e furtos de bicicletas

  • 24/08/2016

Pedalar sempre em grupo. Essa é uma das principais dicas que especialistas dão para que ciclistas evitem ser furtados ou roubados. Com o número de casos de furto e roubo de bicicletas crescendo na cidade de São Paulo, algumas medidas preventivas são necessárias para a proteção de quem usa a bicicleta para o lazer, para o trabalho ou para se exercitar.


Por: Notícias Uol

Pedalar sempre em grupo. Essa é uma das principais dicas que especialistas dão para que ciclistas evitem ser furtados ou roubados. Com o número de casos de furto e roubo de bicicletas crescendo na cidade de São Paulo, algumas medidas preventivas são necessárias para a proteção de quem usa a bicicleta para o lazer, para o trabalho ou para se exercitar.

A partir dos dados obtidos pelo "Fiquem Sabendo", o UOL consultou especialistas em segurança pública e cicloativistas sobre como quem pedala pelas ruas paulistanas pode se precaver. Eles listaram oitos dicas:

1 – Evitar trafegar sozinho
Para o especialista em segurança pública e coordenador do Cepedes (Centro de Pesquisa em Direito e Segurança) Fabrício Rebelo, é interessante buscas a companhia de outros ciclistas. "E que eles mantenham distância entre si "para evitar que uma abordagem possa render todos juntos". 

2 – Orientar os integrantes de um mesmo grupo
Assim, é possível "acionar o policiamento assim que vir algum ataque", segundo Rebelo. Para Fabio Petrillo, da loja Bike Runners e do grupo paulistano Tatu de Bike, pedalar em grupo também ajuda a inibir a possibilidade de roubos.

3 – Não comprar peças sem procedência
O "mercado de crimes" é alimentado por produtos provenientes de roubo, salienta o especialista em segurança Bene Barbosa. Rebelo complementa: "a facilidade de repasse no mercado ilegal potencializa o interesse dos criminosos sobre quem as utiliza".

4 – Não trafegar por vias com baixa iluminação, locais ermos
"Se possível, prefira trajetos com maior policiamento", sugere Fabrício Rebelo, do Cepedes. "E, quando sozinho, procure locais bem iluminados", acrescenta Petrillo.

5 – Planejar o trajeto
Uma das maneiras de evitar surpresas durante sua pedalada é saber a segurança do trajeto que irá fazer, sugere a cicloativista Talita Noguchi, do Las Magrelas. Planejar o trajeto também é importante para evitar "algumas rotas em que se sabe que há perigo", comenta Petrillo.

6 – Prestar atenção
O especialista em segurança Fabrício Rebelo pede que se evite passar perto de pessoas com atitude suspeita e se tenha atenção ao circular "junto a árvores e barracas ou outros obstáculos atrás dos quais possa haver alguém escondido". "Na dúvida, desconfie e redobre sempre a atenção".

7 – Usar travas de qualidade
Ao estacionar sua bicicleta, garanta que ela esteja bem presa. "Está se tornando comum arrombar cadeados", comenta Talita. Ela sugere o uso de travas em U-lock. Além disso, é interessante evitar deixar a bicicleta estacionada em locais longe de sua visão por horas, sugere Petrillo, do Tatu de Bike.

8 – Comunicar as autoridades de segurança
É importante fazer o boletim de ocorrência, aponta o especialista em segurança Bene Barbosa. "Assim, há o registro na Secretaria de Segurança Pública". Isso também permite que o caso passe a integrar as estatísticas que formam as chamadas "manchas criminais", observa Rebelo. "Elas servem de balizamento para a definição das rondas de patrulhamento".

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar