Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Bike Ateliê: Peças de bicicletas recicladas tornam-se móveis e obras de arte

  • 27/05/2016

Mesas, cadeiras, abridores de garrafas, luminárias, espelhos de parede, relógios, suportes e o que mais você puder imaginar ou não. Essa é a proposta que um jornalista do segmento de bikes...


Mesas, cadeiras, abridores de garrafas, luminárias, espelhos de parede, relógios, suportes e o que mais você puder imaginar ou não. Essa é a proposta que um jornalista do segmento de bikes, uma arquiteta e um administrador de empresas. Eles fundaram neste mês, em São Paulo (SP), uma empresa com o objetivo de fabricar móveis, utensílios para o lar e objetos de decoração com peças e componentes inutilizados.

No início não passou de uma brincadeira, o objetivo era ressignificar materiais velhos e inutilizados de bikes e construir objetos que pudessem ser úteis em casa ou mesmo servirem como móveis e artigos de decoração.

Álvaro Perazzoli é jornalista e fotógrafo do segmento de bicicletas; Flávio Giovanni é empresário, músico e fotógrafo; e Mônica Leandro, arquiteta. Além de uma longa amizade ligada pela própria bicicleta, os três têm em comum a arte e a atual crise econômica do país.

Decidiram, em julho de 2015, utilizar as peças velhas e sem uso de suas próprias magrelas como matéria prima. A primeira criação foi um relógio de parede feito com um pé de vela velho. A idéia não parou por aí, aros inutilizados começaram a se tornar mesas de sala, pedaços de quadros viraram luminárias e correntes desgastadas se transformaram em detalhes refinados e criativos.

“Foi em uma visita casual que fiz na casa do Flávio, lugar que sempre rende boas idéias quando tomamos algumas cervejas. Pensamos no que poderíamos fazer nesse segmento. Chegamos à conclusão que a nossa solução estava no maior problema ambiental do planeta, o lixo”, fala Álvaro Perazzoli, que atua na comunicação do Bike Ateliê.

Flávio, que atua diretamente na produção, diz que esse projeto é a síntese de um sonho antigo de trabalhar com algo que contribua com um mundo melhor e use o conceito das bikes. “É uma forma simples e conceitual que encontramos de fazer algo bom para a humanidade. Transformamos o lixo em objetos reutilizáveis”.

Mônica, que atua na elaboração dos projetos e criação complementa que essa ideia é a transformação em algo que já teve um passado e foi descartado em algo novo, criativo e funcional, pronto para uma nova história.

Nascia o Bike Ateliê, uma empresa fruto da paixão e amizade de três profissionais brasileiros que resolveram dar um outro sentido na bicicleta.

“Nós passamos a ver o mundo de uma forma diferente. Olhamos os móveis e objetos de nossas casas e pensamos com quais peças e componentes podemos recriá-los. Desconstruímos a ideia da bicicleta para dar um outro sentido ao lixo”. conta Álvaro Perazzoli.

O conceito por trás do projeto vai muito além da simples visão mercadológica do atual cenário econômico global. Segundo Mônica, reciclar tem “ciclar” no nome e a reciclagem é uma nova ideia sobre algo que muitas vezes é visto como obsoleto, inútil ou sem mais valor.

“A bicicleta por si só é uma das principais soluções ambientais do mundo. Mas há um momento que ela também vai ao descarte. Nós resolvemos esse problema e proporcionamos que ela continue ‘ciclando’, declara Álvaro.

 

O Bike Ateliê revelará todas as suas criações para o público e a imprensa no evento Bicicultura 2016, que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de maio, em São Paulo (SP). O estande estará ao Lado do Teatro Municipal na Bicifeira.

Para saber mais acesse: www.facebook.com/bikeatelie 

O Bike Ateliê é a união de três profissionais paulistanos que idealizaram uma empresa para comercializar suas criações artesanais com peças de bicicletas recicladas. O projeto foi idealizado em agosto de 2015 e lançado em maio de 2016. O Bike Ateliê comercializa seus produtos para consumidores e empresas de todo o país.

 

Fotos: Agência Laborazoli / Divulgação

Por: Mobikers.com.br

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar