Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Ciclista rodou 5 mil km e concluiu que ser feliz não depende de dinheiro

  • 09/10/2015

Ernesto Stock sempre se considerou um cara feliz. Mas queria ir além, desejava provar que felicidade nada tem a ver com esses padrões de vida que nos é imposto dia após dia....


Por: Uol.com.br

O que é felicidade para você? Essa coisa danada que todo mundo busca e ninguém sabe definir direito. Para muitos pode ser ter uma carreira de sucesso, vida saudável, realizar o sonho de comprar a casa própria ou fazer uma viagem à Disney com a família no fim do ano. Mas encontrar a felicidade também pode ser bem mais simples do que você imagina.

Ernesto Stock sempre se considerou um cara feliz. Mas queria ir além, desejava provar que felicidade nada tem a ver com esses padrões de vida que nos é imposto dia após dia. E estava tão determinado nessa busca que viajou 5500 km de bicicleta, percorreu boa parte da Ásia, foi do Atlântico ao Pacífico e enfrentou os mais diferentes perrengues. E por essas andanças ele jura que o velho ditado de que dinheiro não traz felicidade é bem real.

E então qual o segredo para ser feliz? Simplicidade é a palavrinha mágica. Para os mais diferentes povos ao redor do mundo, o contato com a natureza e estar com as pessoas que amamos são táticas infalíveis. Fica a dica.

"Eu percebi que as pessoas buscavam o sucesso financeiro e deixavam de lado o que era importante. A felicidade e o bem estar têm a ver com viver as coisas de uma maneira simples, o contato com a natureza, estar perto de quem você gosta. Seja em uma aldeia no Butão ou quem vive na Cordilheira dos Andes, as pessoas que têm uma relação mais simples com o mundo, se relacionam melhor com o que produzem e têm mais tempo para se dedicar ao que as fazem mais felizes. Pode ser ler um livro legal ou fazer um churrasco na terça-feira à tarde".

"Mas o que vemos é que a sociedade constrói mecanismos que 'levam' a pessoa a ser feliz. A sociedade te vende felicidade, você será mais feliz quanto mais você puder consumir, você só estará inserido assim, se você tiver o Iphone novo ou beber o vinho mais caro. Você vê padrões de vida que acredita serem únicos. Isso não é vantajoso, as pessoas compram padrões e vivem sem pensar, sem saber para onde estão indo. E depois se arrependem: 'ah queria ter ficado mais tempo com a minha avó'".

Ernesto tirou essas conclusões em duas grandes viagens pelo mundo. A ideia surgiu justamente quando começou a questionar seu próprio estilo de vida. Ele passou 17 anos viajando diariamente de Mogi das Cruzes para São Paulo, onde trabalhava como restaurador de filmes. Nos 120 km de idas e vindas diárias, ele desperdiçava 4 h no trânsito, mas perdeu muito mais que isso. O sobrinho tinha acabado de nascer, a avó havia falecido e ele nunca tinha sequer tomado café da manhã com a família.

Foi aí que ele foi de férias para o México e mudou sua vida. Jogou tudo para o alto e planejou uma viagem de três meses do Atlântico ao Pacífico. A aventura começou na Ilha do Cardoso, em São Paulo, passou pelo Paraná, Foz do Iguaçu, Paraguai, Argentina até chegar ao litoral do Chile, com direito a aventuras pelo deserto do Atacama e Cordilheira dos Andes.

"Passei alguns perrengues por ser a primeira vez, não tinha água, comida, passei três dias sem tomar banho e emagreci 12 kg. Teve um dia que meu colega estava passando mal e estávamos no alto da Cordilheira. Chegamos perto de um posto do exército do Chile e pedi para montar a barraca atrás do muro para proteger do frio, estava menos de 10 ºC e o cara não deixou. Disse que não era hotel. Estávamos muito cansados, mas ainda assim não foi nenhum momento de desespero".

O resultado da viagem está em uma exposição de fotos, em um livro prestes a ser lançado e em um documentário ainda em fase de elaboração. Graças à mudança na vida, enfim, ele pôde voltar a exercer o cinema como uma paixão, e não mais como um trabalho burocrático.

Assim que voltou do Chile, Ernesto não aguentou ficar parado. Já começou a planejar a segunda expedição de bicicleta, dessa vez com a esposa Andreza. O casal passou meses na Ásia pedalando por Vietnã, Laos, Tailândia e Cambodja em um total de mais de 2500 km.

Conheceu lugares e viveu experiências incríveis registradas em 3 mil fotos e 250 horas de vídeo por duas câmeras fotográficas e uma de vídeo. As lembranças trazem à tona histórias inusitadas como o dia em que sua esposa bebeu vinho a base de arroz e passou mal. Como manda o costume, os nativos colocaram um chifre de cabra na testa dela para aliviar o mal-estar, deixando a testa marcada. "Parecia uma 'unicórnia', depois disso todo mundo sabia que ela tinha bebido", brincou ele.

Mas o que mais ficou marcado, na Ásia ou na América do Sul, foi a solidariedade dos povos. "Foram experiências muito intensas. O que a gente observou é que quanto mais difícil a vida da pessoa é, mais eles te ajudam. Do mesmo modo que na Cordilheira, no Himalaia as pessoas oferecem água, chá, dividem a comida delas com você. Você vê gente pobre que não tem nada, mas tem tudo. A casa é sem geladeira, sem televisão, mas não falta nada. Não tem micro-ondas, e daí? Dizem que depois que inventaram o micro-ondas, um minuto demora muito a passar". E ele já tem ideia do próximo destino. Quer dar a volta pela ilha de Cuba ou percorrer toda a Rodovia Transamazônica, que vai de Cabedelo, na Paraíba, à Lábrea, no Amazonas, com seus mais de 4200 km.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar