Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Parques para pedalar: conceito de bike park cresce no interior de SP

  • 25/08/2015

O conceito de bike park está cada vez mais presente no estado de São Paulo. Novas trilhas demarcadas em parques estaduais e um bike park privado em Campos do Jordão fazem parte das opções mais recentes.


O conceito de bike park está cada vez mais presente no estado de São Paulo. Novas trilhas demarcadas em parques estaduais e um bike park privado em Campos do Jordão fazem parte das opções mais recentes. Bike park é um conceito muito usado no Canadá, EUA e países da Europa, em locais que aproveitam suas estações de esqui durante o verão para receber as bicicletas. No Brasil, é novo, mas já reúne bons exemplos e tem atraído quem busca novidade e segurança para pedalar.

Em Campinas, a 90 quilômetros de São Paulo, desde junho o Parque Ecológico Monsenhor José Salim, com entrada franca, tem dois circuitos demarcados. O local conta com uma área total de 1,1 milhão de metros quadrados e já recebeu em meados da década de 1990 uma etapa da Cactus Cup, que contou com a presença da lenda do mountain bike Ned Overend, entre outros atletas de renome.

A chegada da pista estimulou a criação de um campeonato, que será no formato cross country olímpico, em quatro etapas. Batizado de Circuito RMC de Mountain Bike, o campeonato começa no dia 13 de setembro e não vai cobrar taxa de inscrição. Um incentivo e tanto para atrair novos bikers. As pistas, uma com 4,2km e outra com 6,2km são perfeitas para iniciantes, já que não apresentam dificuldades técnicas. Ambas têm subidas, mas nada que assuste. A pista mais curta tem 85 metros de ascensão e a mais longa 175 metros.

 

Zoom Bike Park
No conceito dos bikes parks pagos, acaba de ser aberto em Campos do Jordão o Zoom Bike Park, que conta com 20 quilômetros de single tracks, 17 trilhas e algumas pontes de madeira inclinadas pelo caminho. Em plena Serra da Mantiqueira, um mapa indica os caminhos para os iniciantes e para os experientes. O local, próximo ao Horto Florestal, conta com percursos demarcados por números e por cores, que mostram os nomes dos caminhos percorridos e também os níveis de dificuldade. A entrada custa R$ 60,00 por pessoa, mas há pacotes de diversos preços e descontos.

Segundo Márcio Prado, idealizador do projeto, “as trilhas foram desenhadas e construídas na enxada seguindo preceitos e recomendações da IMBA (International Mountain Bicycling Association), que prega a criação de trilhas sustentáveis, que não se deteriorem com erosão e se integrem ao meio ambiente. Criamos muitas trilhas de fácil manejo da bike para um iniciante e super divertidas para quem solta o freio e atinge maiores velocidades”.

Mais informações e mapa de como chegar no site www.zoombikepark.com.br 

 

Parque Cemucam
Entre os bikers de São Paulo e Grande SP, um dos lugares mais antigos e mais trilhados é o Parque Cemucam, em Cotia, que já recebeu diversos eventos e competições e é o local de nascimento do MTB 12 Horas. O biker Edu Ramires, construtor e mantenedor do atual bike parque, porém, tem tido problemas com bikers que não seguem a demarcação e “cortam caminho” na vegetação nativa, o que é proibido. Resta torcer para que a conscientização aumente com mais sinalização e campanhas educativas. Ah! Recolher o lixo também continua obrigatório.

Agenda: Parque Cemucam: Rua Mesopotâmia, s/n (km 25 da Rodovia Raposo Tavares sentido Capital), Jd. Passárgada – Cotia. Diariamente, das 7h às 18h. Informações pelos telefones (11) 4702-2126 ou 4702-8404

 

Parque Estadual Juquery
No final do ano passado, o Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, inaugurou uma trilha de MTB com 14 quilômetros na Unidade de Conservação, que tem sido registrada em vídeos pelos frequentadores. Escolhemos um exemplo (veja abaixo).

Agenda: Parque Estadual Juquery: Rua Miguel Segundo Lerussi, s/nº, Parque Industrial, Franco da Rocha (SP). Visitação de terça-feira a domingo das 8h às 17h. Entrada franca. Telefone (11) 4449-5545 

 

Por Bike Magazine

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar