Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Brasil conquista 5ª posição na prova de resistência masculina do Ciclismo de Estrada em Toronto/2015

  • 29/07/2015

No feminino, Brasil foi 13º lugar. Equipe encerra participação no torneio do Canadá prospectando bons resultados para a Olimpíada do Rio/2016


Por www.cbc.esp.br 

A Seleção Brasileira de Ciclismo de estrada não desapontou a torcida e encerrou sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015 entre as cinco melhores equipes do continente. Na prova de resistência, realizada neste sábado (25), Thiago Nardin terminou como o grande destaque da seleção ao conquistar a quinta colocação.

O brasileiro completou a prova com 3h46min33s, ficando à apenas sete segundos do primeiro colocado, o venezuelano Miguel Aponte (3h46min06s). Ainda subiram ao pódio o norte-americano Eric Marcotte, segundo colocado, e o canadense Guillaume Boivin, terceiro, ambos encerrando em 3h46min33s. O Brasil também foi representado por João Marcelo Gaspar, 13º colocado (3h46min36s), Cristian da Rosa, 26º lugar (3h51min10s) e Murilo Ferraz, que acabou não concluindo o percurso de 160 quilômetros devido a problemas mecânicos. “No final aconteceu uma sessão de ataques e o ritmo foi só aumentando. Tentei resisti e arranquei em busca dos primeiros mas faltou pouco. Finalizei a prova com o gostinho de pódio, mas saímos todos de cabeça erguida pelo bom trabalho que foi realizado”, declarou Thiago.

Durante todo o percurso a equipe brasileira demonstrou muito entrosamento e preparo para controlar a competição. De acordo com o técnico Alejandro Tablas, a equipe masculina fez um excelente trabalho, mas acabou faltando um pouco de sorte nos momentos finais.

"Procuramos fazer uma prova tática, sempre colocando os nossos atletas bem posicionados e participando das fugas. Desta forma, conseguimos controlar bem a corrida, mas infelizmente nos últimos quilômetros tivemos dois atletas com pneu furado e acabou saindo uma pequena fuga no mesmo momento, onde tivemos que trabalhar dobrado. Faltando poucos quilômetros o Nardin saltou e conquistou o excelente quinto lugar. Os atletas estão de parabéns por chegar tão perto da medalha e ainda mais por saberem que tínhamos chance de estarmos no pódio", avaliou Alejandro Tablas, técnico da UCI, que está acompanhando a Seleção Brasileira de Ciclismo de Estrada em Toronto

No feminino, a disputa no circuito montado no canal oeste de Ontario foi definida nos detalhes e nas duas voltas finais. A diferença da campeã, a canadense Jamin Glaesser (2h07min17), para a 20ª colocada foi de apenas 35 segundos. A brasileira Ana Paula Polegatch cruzou a linha de chegada em 2h07min35s, terminando no 13º lugar na classificação geral. As compatriotas e irmãs Clemilda e Janildes Fernandes ficaram com a 24ª (2h07min55) e 28ª (2h07min56) colocação, respectivamente. Completaram o pódio a cubana Marlies Mejias, prata (2h07min17), e a canadense Allison Beveridge (2h07min51), bronze. 

 

Balanço geral

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) encerra os Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015 com um balanço positivo da participação do ciclismo brasileiro na principal competição pré-olímpica antes dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. A meta de colocar o país entre as cinco melhores seleções em todas as quatro disciplinas fomentadas (BMX, MTB, Estrada e Pista) foi cumprida e o país conquistou duas medalhas importantes no torneio: um bronze na prova de Velocidade por Equipes, medalha que não vinha para o ciclismo de pista desde 1995, e outro terceiro lugar inédito com Gideoni Monteiro na Omnium, prova que passou a integrar o programa olímpico em 2012. 

"Estamos finalizando com um balanço positivo e satisfeitos com a atuação dos 24 atletas. A Confederação, que conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, não mede esforços para investir e fomentar o desenvolvimento das quatro disciplinas olímpicas a nível mundial e os bons resultados mostram que estamos no caminho certo. Temos certeza que na Olimpíada de 2016, vamos fazer o nosso melhor e ajudar nosso país a brilhar em casa", comentou Ana Claudia Stipanich, Chefe de Equipe em Toronto e membro do Departamento de Alto Rendimento da CBC.

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar