Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Paris, onde o chefe te paga para ir de bicicleta

  • 29/06/2015

Guillaume Descazal, de 35 anos, está há seis meses usando a bicicleta mais do que nunca. Ele é o responsável pela pesquisa informática na Crédit Coopératif e, em abril, aceitou a experiência piloto lançada pelo Governo do presidente François Hollande...


Por brasil.elpais.com/brasil 

Guillaume Descazal, de 35 anos, está há seis meses usando a bicicleta mais do que nunca. Ele é o responsável pela pesquisa informática na Crédit Coopératif e, em abril, aceitou a experiência piloto lançada pelo Governo do presidente François Hollande para incentivar os trabalhadores a utilizarem o transporte limpo para chegar ao trabalho. A sede da Crédit Coopératif fica em Nanterre, nos arredores de Paris, e Descazal trocou sua moto por uma bicicleta. A empresa, em troca, paga 0,25 euro por cada quilômetro percorrido. "Os 30 euros [99 reais] em média por mês que me pagam me ajudaram a comprar um bicicleta nova, porque a que eu uso no meu tempo livre é de montanha", diz o funcionário, após retirar o equipamento especial que usa para pedalar pelas ruas de Paris.

A experiência piloto acabou em 1 de dezembro. Participaram trabalhadores de 20 empresas, e o Governo prepara a apresentação de suas conclusões. Enquanto isso, já acatou uma proposta apresentada pelos Verdes na Assembleia Nacional em sua Lei de Transição Energética para obrigar as empresas a compensarem os trabalhadores que usam a bicicleta para ir ao trabalho.Atualmente, só pagam (até o teto de 55 euros por mês) para quem usa o transporte público.

Essa é uma das várias iniciativas tomadas na França para tornar o país um exemplo de desenvolvimento sustentável. A todas elas se somou esta semana uma das mais drásticas e inovadoras: a prefeita da capital, Anne Hidalgo, anunciou que a cidade ficará livre de veículos a diesel em pouco mais de cinco anos. Paralelamente, enquanto Paris aumenta suas comunicações no subsolo com 200 novos quilômetros de trilhos de metrô, na superfície haverá um ar mais limpo e mais pessoas de bicicletas. O uso deste veículo está aumentando, mas transitar nele em Paris continua sendo, atualmente, uma temeridade

O Governo e sua poderosa ministra da Ecologia, Ségolène Royal, não foram tão longe. Esta última, inclusive, entrou no debate afirmando que a proibição ao uso das lareiras, que estava prevista para janeiro de 2015, era um exagero. Isso apesar de especialistas afirmaram que o fogo que queima durante uma tarde em uma lareira emite tantas partículas quanto um antigo carro a diesel de oito anos que tenha percorrido vários milhares de quilômetros. Mas, em seu ministério, trabalham para oferecer um prêmio de 10.000 euros para quem trocar seu antigo carro a diesel por um elétrico ou híbrido, para incentivar a pesquisa verde no setor e para impor aos carros, como faz a Alemanha, um sistema que permita a identificação rápida dos veículos que mais poluem. A França, um país altamente industrializado, quer, definitivamente, mudar de ares.

O transporte é o principal emissor de gases do efeito estufa no país (27% do total). Além disso, o diesel, que é utilizado por 60% da frota automobilística francesa, emite micropartículas que são cancerígenas, segundo levantamento de 2012 da Organização Mundial da Saúde (OMS). As montadoras de automóveis, no entanto, consideram errada a proibição generalizada. Argumentam que os novos carros a diesel têm filtros que impedem a emissão de micropartículas prejudiciais à saúde. Na PSA, fabricante francesa das marcas Citroën e Peugeot, a mais importante da Europa em veículos deste tipo, há um ceticismo. "A qualidade do ar não vai melhorar. Nós já temos no mercado oito milhões de veículos a diesel livres de micropartículas. O importante é distinguir entre os antigos, os que poluem mais, e os novos", afirma a este jornal a porta-voz da empresa, Laure de Servigny, que acrescenta: "Segundo nossas projeções, em 2020 só haverá na França 3% de veículos elétricos e 20% híbridos. O resta será de gasolina ou diesel".

"Os veículos velhos a diesel são uma aberração. São o verdadeiro problema", diz Jean-Baptiste Renard, diretor do laboratório de física e química do meio ambiente do CNRS, o instituto público de pesquisa. "Para limpar o ar de Paris seria preciso estender a limitação a esses veículos à periferia e, em geral, consumir menos". Nisso estão as fábricas de automóveis e as autoridades públicas, que preveem promover ainda mais o transporte público e veem na bicicleta um aliado ideal.

Tudo menos uma repetição dos picos de poluição do passado, como em dezembro de 2013 e março deste ano, quando nas ruas de Paris se respirava o mesmo ar de um cômodo de 20 metros quadrados com oito fumantes.

A França e, principalmente, Paris, querem se aproximar do estilo de vida nórdico. A mudança pode gerar um interessante nicho econômico, o verde, que melhorará a qualidade de vida de seus cidadãos e, de quebra, reduzirá o gasto energético. O edifício reformado do Crédit Coopératif é de energia positiva (gasta menos do que produz), e vários de seus empregados decidiram ir trabalhar de bicicleta. É o meio de transporte de Christophe Vernier, que foi o incentivador dele dentro da empresa. Afirma estar satisfeito: "É bom para o meio ambiente, é bom para o assalariado, porque faz exercício e ganha um prêmio, e é bom para a empresa porque reduz o estresse de seu pessoal, que sofre menos doenças e é mais produtivo, ainda que sejam resultados difíceis de se medir".

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar