Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Specialized cria fundação para favorecer crianças por meio do ciclismo‏

  • 17/03/2015

A Specialized está ampliando seu compromisso de oferecer futuro mais saudável às crianças com sua Ong, "The Specialized Foundation", dedicada ao financiamento de pesquisa e programas para melhorar a vida das crianças por meio do ciclismo.


Por esporte.surgiu.com.br 

 

A Specialized está ampliando seu compromisso de oferecer futuro mais saudável às crianças com sua Ong, "The Specialized Foundation", dedicada ao financiamento de pesquisa e programas para melhorar a vida das crianças por meio do ciclismo. A Fundação iniciou suas atividades ao participar da cúpula do "Partnership For A Healthier America", projeto do setor privado nos EUA que visa garantir a saúde da juventude, no início de março, em Washington DC. A cúpula envolve líderes e formadores de opinião em vários segmentos sociais, reunidos com o objetivo de preparar um futuro mais saudável.

No último ano a Specialized patrocinou pesquisas e programas com alunos do ensino médio em abrangência nacional nos Estados Unidos. Os primeiros indícios apontaram que as crianças com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, e também aquelas que não apresentam o quadro, ao participarem de atividades relacionadas ao ciclismo, podem preparar melhor seus cérebros para a aprendizagem. 

"Como uma empresa de ciclistas apaixonados, reconhecemos intuitivamente os benefícios do exercício e do ciclismo em nossa concentração. Porém, fomos surpreendidos pelos resultados dos estudos que apresentaram potencial de uma nova ferramenta de gestão para as crianças e suas famílias", afirmou Mike Sinyard, fundador e CEO da Specialized. "Como alguém pessoalmente afetado, pai de uma criança diagnosticada com TDAH, espero que esta pesquisa proporcione uma nova esperança para crianças e suas família no que diz respeito às desordens de atenção e que catalize a educação física como prioridade nas escolas", completou Mike. 

Para entender melhor os benefícios e a ciência em relação à prática do ciclismo na juventude, a Specialized se uniu à "RTSG Neuroscience", consultoria de negócios, que cria intervenções de grande porte a partir do exercício para beneficiar grupos de pessoas. Desta forma, a RTSG faz pesquisas mostrando como o ciclismo pode ser uma opção não-farmacológica para as crianças e ainda ajuda a gerir as dificuldades e sintomas de falta de atenção provocados pelo TDAH. 

O estudo inicial mediu cientificamente os efeitos do ciclismo na capacidade de atenção de 47 alunos com idades entre 11 a 14 anos, das escolas Kennedy e Wilson, de ensino médio na cidade de Natick, em Massachusetts. Os participantes pedalaram ao ar livre cinco vezes por semana durante 30 minutos diários antes da escola, por um mês. O projeto analisou os lados cognitivo, emocional e social, bem como o equilíbrio físico e alterações antes, durante e depois do programa.

"Estes resultados são profundos e têm o potencial de mudar a nossa forma de lidar com os sintomas de crianças com transtornos de déficit e dificuldades de atenção", deduziu Lindsay Thornton, psicóloga do esporte, a partir de técnicas de imagem cerebral, ciência do esporte e medidas de desempenho físico. "Os resultados também indicaram que pode haver fatores do ciclismo que o tornam particularmente eficaz quando o exercício beneficia o cérebro", considerou Thornton.

O estudo concluiu que o programa de ciclos levou os alunos a um aumento positivo, em relação à melhorias sob vários aspectos da atenção, bem como os benefícios a longo prazo na cognição dos adolescentes. A Ong "The Specialized Foundation" vai colaborar com escolas e lojas de bicicletas locais para implementar o ciclismo no currículo dos programas de educação física. O objetivo é oferecer método comprovado em pesquisas para aprimorar a aprendizagem. As crianças teriam mais possibilidades de sucesso acadêmico por meio de uma atividade que amam praticar. 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar