Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Registro de seguros para bicicletas triplica em três anos no estado de SP

  • 26/02/2015

No interior, em Itapetininga, ciclistas investem para evitar prejuízos. Algumas chegam a custar três carros populares, diz dono de bicicletária.


Por Do G1 Itapetininga e Região

O número de registro de seguros de bicicletas triplicou de 2012 a 2014 no estado de São Paulo, segundo o Sindicato dos Corretores do Estado de São Paulo (Sincor). Em 2010 eram 350 unidades com seguro, enquanto no ano passado chegou a 1,2 mil segurados. Em Itapetininga (SP), a tendência é que o número continue a subir, já que por enquanto o serviço é oferecido somente vinculado a outros como, por exemplo, seguro residencial. Mesmo assim, quem compete ou investe em materiais caros na cidade solicita o serviço.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Abraciclo), em média são comercializadas 4,5 milhões de unidades por ano no país. Tem para todas as idades e tamanhos. Novos modelos surgem frequentemente devido ao avanço das tecnologias. E como a maior parte do material é importada, o custo acaba sendo considerado alto. “Algumas bicicletas chegam a custar o preço de dois ou três carros populares”, afirma o dono de loja especializada Marcelo Tokimura. No estado não há um índice da Polícia Militar sobre o número de bicicletas furtadas.

É o caso da empresária Lilian Ferreira, que agora não corre riscos de ficar no prejuízo. Há um ano comprou uma bicicleta nova e investiu um pouco mais para fazer o seguro. “Como a gente tem ouvido muitas notícias em relação a furtos de bicicletas, e bem perto da nossa cidade, resolvi procurar um serviço de proteção. Caso venha a acontecer estou precavida”, diz.

O corretor de seguros Wilson Nei Theodoro de Syllos ressalta que como o serviço ainda não é muito conhecido, quem investe em bicicletas e depois acaba sendo furtado, se arrepende. “As coberturas dele seriam exclusivamente para roubo e furto da bicicleta. Seria na residência, no passeio ou treinamento, e também no transporte dela”, explica.

Foi o que aconteceu com o ciclista Silvio Eduardo Valesi. No início do ano teve a bicicleta que treinava furtada. Agora está usando uma empresa, mas, segundo ele, isso prejudica os treinos, já que o equipamento é montado sob medida. “Faz falta, porque a bicicleta é como um terno. Vestiu, encaixou e cria uma certa afinidade. O pessoal que disputa conhece os equipamentos e sabe de quem é. Tem atleta de São Paulo, Sorocaba (SP), que em só falar o nome já associamos a bicicleta que usa”, comenta

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar