Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Com conceito europeu e semelhança com F1, equipe de ciclismo é criadaCom conceito europeu e semelhança com F1, equipe de ciclismo é criada

  • 27/01/2015

Com estrutura de primeiro mundo, atletas do ciclismo Mountain Bike brasileiro terão mecânicos, bicicletas de ponta e managers. Isso tudo com a presença de um Rubinho


Por: Globo Esporte

 

Pneu para pista molhada ou seca, acerto da roda, mecânicos trabalhando com rapidez na mudança de aerodinâmica, telemetria, grid de largada e equipamentos desiguais. Não é Fórmula 1, é o ciclismo Mountain Bike, esporte que faz parte do programa olímpico desde 1996. Nesta terça-feira, foi lançada em São Paulo a equipe AOO/Specialized, que contará com a número 1 do país, Raiza Goulão, e do representante verde-amarelo nas últimas duas Olimpíadas, Rubens Donizete, conhecido como Rubinho. Um dos managers da equipe, Loris Verona, explica o quão parecido é conduzir um time de ciclistas e uma equipe de Fórmula 1:


- É bem comparável. Na Fórmula 1, tem um engenheiro que acerta o carro para cada tipo de pista. No ciclismo, é a mesma coisa, o mecânico faz isso. As bicicletas são muito tecnológicas, tem ajustes a serem feitos em muitos detalhes. E o ciclista tem que ter um "quê" de Rubinho, que na Fórmula 1 acertava muito bem o carro. Eles têm que falar para os mecânicos o que falta para a bicicleta estar perfeita para determinada pista - explicou o dirigente.


O ciclismo Mountain Bike é disputado em circuitos que vão de sete a 12 quilômetros e, cada prova, tem entre cinco e dez voltas. As semelhanças com a Fórmula 1 não param por aí. No ciclismo, existe um grid de largada nas provas, em que a ordem é feita pelo ranking mundial. Há pneus aptos para chuva, que no caso do Mountain Bike é para lama, e pista seca. Rubens Donizete, presente nas últimas duas Olimpíadas, é um dos contratados da nova equipe, e afirma que agora sim poderá disputar de igual para igual com os melhores do mundo:


-Eu sentia uma grande diferença. Eu levava uma bicicleta só, para qualquer tipo de circuito. Agora, com apoio da equipe, vamos andar de igual para igual, tenho o mesmo equipamento do pessoal lá fora. Nossa equipe agora é de ponta - explicou o ciclista.

 

No time lançado nesta terça-feira, há  também uma série de ciclistas das categorias de base, que vêm obtendo sucesso em campeonatos nacionais. José Gabriel Marques e Sofia Isabel Subtil, ambos na sub-23; Érick Bruske e Ellen Andruczewicz, na júnior; e Lucas Sírio, na juvenil, estão no time. Segundo o manager  Loris Verona, o objetivo é fazer com que o ciclista só pense em pedalar:


- O manager do time tem o papel de controlar o calendário, gerir os recursos e resolver os problemas do dia a dia. Reposição de uniforme, mudança de equipamento, comprar passagem, ver hotel, ver transporte. O ciclista tem que pensar só em treinar e competir, que é o conceito europeu - explicou.


O melhor resultado da história do país em Jogos Olímpicos é a 18ª posição de Jaqueline Mourão, conquistada em Atenas 2004. Para os Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil já tem uma vaga garantida para a prova masculina, e outra para a disputa feminina. Segundo Cadu Polazzo, novo treinador da equipe lançada, e técnico da seleção brasileira, o objetivo é evoluir com relação aos últimos anos:


- Dá para pensar em um lugar entre os quinze melhores em 2016. Antes, queremos conseguir aumentar o número de vagas e classificar atletas para os Jogos pelo ranking mundial- disse.

O ciclismo distribui 18 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, dez delas nas provas de velódromo, quatro na estrada, duas no BMX e outras duas no Mountain Bike.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar