Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Raiza Goulão celebra 1º ano na Elite mundial

  • 19/12/2014

Ciclista da Soul Cycles de MTB encerra temporada como líder brasileira no ranking internacional


Foto: Bruno Senna/CIMTB

Em seu primeiro ano como ciclista da elite feminina internacional, Raiza Goulão foi o destaque brasileiro nas principais provas de Mountain Bike Cross Country no exterior. Além dos títulos em duas etapas da Taça Portugal de MTB e outros dois na Copa Chile Internacional, a atleta Soul Cycles encerrou o ano no Brasil com vitória na final da Copa Internacional de MTB, em São Roque (SP), e no Shimano Short Track latino-americano, em Sorocaba (SP).

Os resultados de destaque nas etapas da Copa do Mundo e no Campeonato Mundial, somados a esses triunfos, garantiram a Raiza a liderança brasileira nos rankings mundial (34º colocada) e olímpico, este último que classificará no mínimo uma ciclista do País para os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Quero manter a liderança dos dois ranking em 2015 para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. Vou aproveitar as oportunidades e arriscar o máximo possível. Meu foco seguirá em disputar as principais provas lá fora, como etapas da Copa do Mundo e o Mundial”, avalia Raiza Goulão, que treina em Pirenópolis (GO), sua cidade natal.

lém dos pontos conquistados nas etapas da República Tcheca, Alemanha, Canadá e Estados Unidos da Copa do Mundo, em que foi melhor brasileira em três das quatro provas, com exceção apenas para a corrida alemã, Raiza também conseguiu destaque no Mundial da Noruega. “A prova em Hafjell (NOR) foi muito marcante para mim porque fui a primeira atleta brasileira a completar a prova sem ser cortada nos 80% nos últimos nove anos. Antes de mim, somente Jaqueline Mourão completou um Mundial sem ser excluída antes do fim”, relembra a ciclista goiana.

“A temporada de 2014 foi um ano de muito crescimento. Foi um choque de realidade sair da sub-23 para a elite feminina em âmbito internacional, um aprendizado grande. Além de melhorar a performance física, o crescimento interior, o lado do mental e psicológico como atleta, foi muito grande”, conta Raiza. “Finalizo o ano feliz com meu desempenho. A gente aprende muito com os próprios erros que comete tanto na carreira profissional quanto na vida pessoal. Vou procurar corrigi-los e usar como motivação para melhorar na próxima temporada”, completa.

Na temporada, a ciclista competiu em 23 provas, 13 delas no exterior. Apesar dos títulos, uma experiência em especial foi a que mais trouxe boas lembranças para Raiza: sua passagem pela Polônia, onde foi 7ª colocada na Jelenia Gora Trophy, mais conhecida como Maja Race. Após a competição, a goiana pode treinar com algumas das principais atletas do ranking internacional, como a tricampeã mundial Jolanda Neff (SUI) e a medalhista de prata em Pequim 2008, Maja Wloszczowska (POL).

“A Maja Race foi a prova mais interessante e a mais divertida. Fiz contatos incríveis. Na semana seguinte da prova, pude treinar com alguns dos melhores ciclistas do mundo e o choque foi grande, mas percebi que é possível estar entre os principais e conviver com todos. Com ajuda de patrocinadores e uma boa estrutura é possível chegar lá”, destaca.

Em 2015, Raiza terá como principais desafios o Campeonato Brasileiro, Campeonato Mundial, Jogos Pan-Americanos do Canadá, além da Copa do Mundo. “Nas etapas da Copa do Mundo realizadas nos países da América do Norte, EUA e Canadá, são onde tenho maiores chances de conseguir boas colocações. Vou com tudo no próximo ano”, finaliza.

 

Fonte: Ativo/Prólogo

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar