Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Brasileira Marcela Lima e holandês Jeroen Can ECK são campeões da Copa da Mundo de Eliminator

  • 26/11/2018

Karen Olímpio e Luiz Henrique Cocuzzi foram vice-campeões. Chuva caiu e deixou prova mais técnica


A atleta brasileira Júnior Marcela Lima (Team Groove XCO) e Jeroen van Eck (Vaneck Racing) fizeram história em Congonhas. Os dois foram os primeiros atletas a serem campeões em uma Copa do Mundo UCI de MTB Eliminator na América Latina. Jeroen van Eck levou a melhor, seguido do brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi (Equipe Lar -Scott-Mauro Ribeiro-Vzan) e do campeão alemão de XCE, Simon Gegenheimer (ROSE Vaujany fueled by ultraSPORTS). O frances Lorenzo Serres (Team PIVOT) ficou na quarta colocação.

No feminino, as brasileiras brigaram pelo lugar mais alto do pódio. A chuva deu uma trégua em Congonhas, porém, assim que começaram as finais, ela voltou a cair e a tornar a prova ainda mais técnica. Marcela manteve forte e brigou pela posição com Karen Olímpio que terminou em segundo. Tânia Clair e Paula Gallan terminou em terceiro e quarto, respectivamente.

“Foi uma corrida maravilhosa do início ao fim. Estou muito feliz com a vitória. É maravilhoso ter um desafio mundial de XCE em casa. Assim que descobri a prova, decidi deixar de lado a Maratona e a Copa do Mundo de XCE passou a ser meu principal objetivo. Ter uma Copa do Mundo no Brasil é realmente motivador, porque nos proporciona uma troca de experiências e consequentemente uma evolução para os atletas brasileiros”, comentou.

Luiz Henrique Cocuzzi liderou a maior parte da prova e levou a torcida à loucura. Porém o holandês viu a chance de ultrapassagem na segunda volta, em uma curva. “A prova é muito dura, faz o atleta forçar tudo o que tem, mas eu gosto desse estilo de prova. Fiquei muito feliz com o resultado e com todo apoio da torcida”, disse.

Sendo a última etapa da Copa do Mundo UCI de Eliminator, a norueguesa Ingrid Boe Jacobsen e o holandês Jeroen van Eck foram os campeões da temporada. O holandês venceu com 263 pontos enquanto Boe Jacobsen segurou o  título com 265 pontos.

“Terminar a temporada com a vitória no Brasil foi perfeito, especialmente vestindo a camisa de líder. O trajeto é muito louco, eu realmente amei. Estou muito feliz com a final em Congonhas, o público é demais. Eu não poderia estar aqui sem ajuda da minha família, meu treinador, meu coach e minha namorada. Eu acredito que agora mereço boas férias aqui no Brasil”, disse o holandês.

Resultados Masculinos – UCI MTB Eliminator World Cup Congonhas (BRA)
1. Jeroen van Eck (NED)
2. Luiz Henrique Cocuzzi (BRA)
3. Simon Gegenheimer (GER)
4. Lorenzo Serres (FRA)

Resultado Feminino – UCI MTB Eliminator World Cup Congonhas (BRA)
1. Marcela Lima (BRA)
2. Karen Fernandes Olimpio (BRA)
3. Tânia Clair Pickler Negherbon (BRA)
4. Paula Gallan (BRA)

Resultado Masculino Geral – UCI MTB Eliminator World Cup Congonhas (BRA)
1. Jeroen van Eck (NED) – 263 points
2. Simon Gegenheimer (GER) – 169 points
3. Lorenzo Serres (FRA) – 160 points

Resultado Feminino Geral – UCI MTB Eliminator World Cup Congonhas (BRA)
1. Ingrid Bøe Jacobsen (NOR) – 265 points
2. Ella Holmegard (SWE) – 150 points
3. Iryna Popova (UKR) – 138 points

Confira o resultado completo

 

Short Track

Logo após as baterias finais da Copa do Mundo de Eliminator, largou o Short Track. Os atletas pedalaram 20 minutos mais uma volta na mesma pista de XCE. Rubens Donizete Valeriano (Sense Factory Racing) e o companheiro de equipe Guilherme Muller conquistaram o primeiro e o segundo lugares respectivamente. No feminino, Letícia Cândido (Audax FSA) foi a campeã, seguida de Hercília Ferreira (Ciclovia Team/Seja Bike).

Rubinho foi campeão do Short Track (Foto: Marcelo Rynl)
“É uma prova que não dá tempo para pensar. É dar tudo o que tem o tempo todo, do início ao fim. Por pouco não fui para a final do XCE, mas conquistei a primeira colocação no XCC. É muito bom fechar a temporada dessa forma, com uma vitória em uma Copa do Mundo”, disse Rubens Donizete.

Para Hercília, a prova foi emocionante do início ao fim. “Eu larguei para dar o máximo de mim. A chuva foi um tempero a mais, mas consegui garantir a segunda colocação. Não larguei tão bem, fui ganhando força ao longo de cada volta. Vinte minutos naquela pista é desgastante, mas sair com a segunda colocação foi muito bom”, ressaltou.

O Eliminator World Cup tem o patrocínio da Sense Bike e parceria da Prefeitura de Congonhas e Fundação Municipal de Cultura Lazer e Turismo (Fumcut). Apoio MTB90 e Safety Jogger.

Por: CIMTB

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar