Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Brasil é incluído como uma das etapas de Copa do Mundo da UCI

  • 23/02/2018

País irá sediar última etapa da Copa do Mundo de XCE. Evento acontece de 22 a 24 de novembro.


Que o mountain bike tem crescido no Brasil não é segredo pra ninguém. Hoje temos o país nos primeiros lugares do ranking da União Ciclística Internacional, tanto no masculino com Henrique Avancini quanto no feminino com a Raiza Goulão. Mas não são apenas os atletas que lutam com mtb nacional. A equipe da CIMTB Levorin, em parceria com a CBC e City Mountain Bike, tem feito isso e será a responsável pela Copa Mundo de Eliminator, que acontece de 22 a 24 de novembro. É a primeira vez que uma etapa de Copa do Mundo de Mountain Bike XCE é incluído na América Latina.

 

Brasil irá fechar calendário Mundial da UCI (Foto: Reprodução)

Em 2018 o Brasil fará o fechamento da temporada mundial e a CIMTB Levorin está em fase de selecionar a cidade-sede. “Será uma grande honra sediarmos a grande final da Copa do Mundo de XCE. É a materialização de um projeto de longo prazo que ainda tem muito a crescer nos próximos anos. Neste momento estamos avaliando as possíveis cidades no Brasil que preenchem os pré-requisitos para sediar o evento”, explicou o organizador da CIMTB Levorin, Rogério Bernardes.

 

Avancini considera que Copa do Mundo abre novos caminhos (Foto: Thiago Lemos)

Atletas

Atualmente em 5º lugar no ranking da UCI e hexacampeão na CIMTB Levorin, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), afirmou que o mountain bike brasileiro está entre os melhores do mundo. “Não só eu como atleta, o mtb brasileiro está entre os melhores do mundo. Temos uma grande qualidade de organização de competições, comparado às melhores provas do mundo e é mais do que justo e inteligente por parte da UCI trazer uma etapa da Copa do Mundo de Eliminator para o Brasil”, comentou.

O XCE é uma modalidade que surgiu em 2010 e Henrique afirma que é uma prova que se encaixa com facilidade em ambiente urbano. “É uma modalidade relativamente nova e que a UCI pecou um pouco no formato quando lançou. Agora está tentando reajustar a aplicação do Eliminator que é uma modalidade que traz a possibilidade de ter uma demonstração do mtb de uma maneira mais dinâmica e rápida com um toque urbano. Então, teoricamente é um formato que pode ser aplicável em qualquer grande cidade e em qualquer centro urbano”, explicou.

“XCE é uma prova de velocidade e muito disputada”, diz Cocuzzi (Foto: Thiago Lemos)

Para Henrique, ter uma Copa do Mundo de Eliminator no Brasil é uma oportunidade para o crescimento do esporte e para atletas. “É um grande passo para o desenvolvimento do Eliminator a nível global, também para o Brasil e atletas. Uma nova possibilidade e um novo formato de desenvolvermos novos competidores. Talvez o atleta que não seja resistente para o Cross Country Olímpico (XCO) ou para uma Maratona, consiga desempenhar bem em uma prova mais explosiva e de velocidade como é o Eliminator. Isso é uma coisa que já vem acontecendo na Europa; alguns atletas que não conseguiam se consolidar profissionalmente no XCO ou em provas mais longas, agora têm mais uma possibilidade de se desenvolverem esportivamente através do Eliminator. Acredito que amplie mais o leque para que novos atletas se desenvolvam e que o esporte tenha cada vez mais alcance”, concluiu.

O atleta Luiz Henrique Cocuzzi (Equipe Lar Scott) também concorda que uma Copa do Mundo de Eliminator abre novos caminhos. “É muito importante para o mtb brasileiro ter provas dessa magnitude sendo realizadas aqui. Provas desse nível atrai público, divulga nosso esporte, aumenta o nível de nossos atletas e também incentiva novos amantes do mountain bike. O XCE é uma prova de velocidade e muito disputada o tempo inteiro. Eu gosto muito desses estilo de prova”, disse.

 

Rubinho afirma que Copa do Mundo será motivadora para o esporte (Foto: Luiz Blanco)

Experiente no mtb, com três Olimpíadas no currículo, o atleta Rubens Donizete Valeriano (Sense Factory Racing), diz que uma Copa do Mundo de XCE é um passo que está de acordo com a evolução do mtb no país. “A evolução do mtb no Brasil está cada ano maior e um exemplo disso é o Henrique Avancini. Fazendo um trabalho a longo prazo, ele conquistou um resultado histórico no Mundial. Ele sempre pensou no mtb como um todo e em Londres ajudou o Brasil a conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos. É disso que o esporte precisa, de parcerias. Pensando por este lado, é muito importante as marcas apoiarem atletas”, explicou.

Segundo ele, uma Copa do Mundo de XCE vai levar a emoção do mtb para o público emoção. “O Eliminator é uma prova emocionante e competitiva que um pequeno erro faz toda diferença. NO XCO você tem mais tempo e consegue criar estratégias. Vai ter atletas de nível alto e eu acho que isso é motivador para muitos competidores brasileiros”, comentou.

Fonte: CIMTB

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar