Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Os dez pecados capitais do treinamento

  • 09/08/2014

Você treina muito e duramente, mas não nota o resultado esperado. Pode estar fazendo algo errado?


Você treina muito e duramente, mas não nota o resultado esperado. Pode estar fazendo algo errado? 

1º PECADO 

TREINAR SEMPRE SOZINHO - É lógico que é melhor sair para treinar sozinho do que não treinar. Talvez seu ritmo não permita que você se molde aos horários de outras pessoas, mas quando você tiver oportunidade, estar acompanhado o ajudará a melhorar e tornar mais fácil. Você também não deve sair sempre acompanhado. Haverá dias em que o treinamento será muito específico e você deverá se dedicar a ele sem que ninguém o atrapalhe. 

1ª SOLUÇÃO 

Busque pessoas com as quais você se sinta bem treinando, de rendimento equivalente ao seu e com afinidades pessoais. Facilitará as coisas se tiverem um nível similar ao seu porque vocês poderão ir juntos e brincando. 

2º PECADO

TREINAR SEMPRE EM UM MESMO RITMO - Varie a intensidade de cada pedalada e durante cada treinamento. Treinar sempre no mesmo ritmo é monótono e não cria adaptação em seu organismo porque ele não recebe novos estímulos. 

2ª SOLUÇÃO 

Planeje um pouco seus treinamentos, saia cada dia com um objetivo pré-estabelecido. Não baseie tudo em tempo e quilômetros, a intensidade também tem um papel fundamental. Por exemplo, planeje um dia forte, outro suave, depois longo ou o próximo com intensidades diferentes, e lembre-se de intercalar descansos. 

3º PECADO

NÃO DESCANSAR - O treinamento consiste em submeter seu corpo a uma carga com o objetivo de estimulá-lo e de que se acostume a ela. Mas para poder assimilar essa carga você necessita descansar. Se não fizer isso, você expõe seu corpo a uma fadiga contínua da que nunca se recupera. Um pulso em repouso, matutino ou noturno, 10 pulsações acima do habitual é um claro sintoma de sobre-treinamento. Outros são: irritabilidade, mal humor, mal estar, decaimento, desequilíbrios no apetite, pouca vontade de sair pra pedalar, etc. Você não se torna mais rápido treinando sem descansar! Você necessita de pelo menos 7 horas de sono diárias. Muitos órgãos e mecanismos hormonais se ativam enquanto você dorme e serão relevantes a seu rendimento. 

3ª SOLUÇÃO 

Já pra cama descansar! Aos primeiros sintomas de cansaço é preciso dormir bem e deixar a bicicleta mais parada durante um tempo. Você sairá beneficiado. Cada pessoa necessita de mais ou menos descanso em função de seu estado físico, de ânimo ou de saúde, estresse, horários, etc. Este descanso poderá ser ativo (saídas muito suaves e curtas de bicicleta ou praticar um esporte alternativo) ou passivo (não se pratica nenhum esporte). 

4º PECADO

TREINAR MUITO ESPORADICAMENTE - É melhor treinar pouco mas frequentemente que muito mas de vez em quando. Estudos sobre fisiologia esportiva concluem que são necessários pelo menos quatro dias por semana de treinamento para se obter benefícios e melhorar o rendimento. 

4ª SOLUÇÃO 

Com um pouco de força de vontade você poderá realizar algum exercício físico quase todos os dias. Nadar, correr, patinar, Pilates, musculação ou esteira, são boas atividades para complementar sua preparação e não requerem mais que uma hora. Aproveite os dias livres para treinar de bicicleta e os de trabalho para alternar com esses outros esportes. 

5º PECADO 

SÓ ATENDER A SEUS PONTOS FORTES - Concentrar-se em melhorar algo em que você já é bom está bem, mas muito melhor é ser completo e ter menos pontos fracos. A longo prazo você será mais rápido. Por isso, se você já sobe como ?uma bala? por que não pensa em deixar de descer como uma lesma? 

5ª SOLUÇÃO 

Dedique tempo para melhorar seus pontos fracos. Se por exemplo você falha na técnica, pode dedicar algum dia de descanso em fazer uma trilha leve, saltar em um campinho, pedalar pela cidade, etc. 

6º PECADO 

QUERER RECUPERAR O TEMPO - Com exceção dos profissionais, a maioria de nós tem outras tarefas para enfrentar no dia a dia e às vezes o tempo passa e? não treinamos! Se um dia você não puder treinar, não deixe passar em branco. Se você ?pulou? um treino de intensidade, recupere-o no lugar de um dia de descanso. Se você comeu um dia de descanso continue de onde você o deixou. 

6ª SOLUÇÃO 

Esqueça e deixe passar. Não trate de encaixar essas horas ou séries que faltam de uma só vez nas próximas pedaladas. Logo você terá mais dias para recuperar. Você também pode fazer um pouquinho mais por dia. 

7º PECADO

COMER OU BEBER TARDE DEMAIS - Se você esperar ter sede ou fome, já será tarde demais. Se é fome, é porque você esgotou suas reservas de glicogênio, queimará das gorduras e irá mais devagar. Seu amigo homem do martelo está batendo à porta. Se é sede, você está desidratado. O sinal de sede que seu corpo envia é tardio, e uma vez alcançado é difícil remediar 

7ª SOLUÇÃO 

Beba alguns goles de água a cada 15 minutos e coma algo, (fruta, gel, barrinha? a cada hora. Uma boa opção são as bebidas energéticas, já que além de favorecer a hidratação contribuem para a aquisição de calorias em forma de hidratos de carbono (maltodextrinas, frutose?) 

8º PECADO 

TREINAR FORTE DEMAIS QUANDO VOCÊ ESTÁ DOENTE - O eterno dilema: Treino menos e menos intensamente mesmo que esteja doente e assim não perco muito a forma ou paro e me curo e assim não me arrisco a ficar ainda mais doente? A decisão é sua. 

8ª SOLUÇÃO 

Diante de doenças ou lesões graves não há dúvidas: PARE! Já os transtornos leve, resfriados, pequenas dores? são mais questionáveis. Neste caso você pode tentar sair suave e ver que sensações tem. Às vezes, se você se protege do frio, suar com o treinamento acelera a cura de um resfriado. Se você tem boas sensações siga em frente, mas com muita precaução (duração e intensidade) e se são ruins, você já demorou para voltar embora. 

9º PECADO 

TER UMA ATITUDE NEGATIVA - Todos temos momentos em que nos sentimos os reis do mundo e outros em que o pessimismo nos invade. Durante essa má fase você não tem mais o que fazer a não ser deixá-la passar sem descuidar de seu treinamento, e da maneira mais positiva possível. Aprenda a superar. 

9ª SOLUÇÃO 

Lembre seu objetivo. Não deixe que seus assuntos pessoais ou profissionais interfiram em seu treinamento. Visualize e lembre-se do seu objetivo, e pense em todo o esforço que você fez até o momento, para depois jogá-lo pela janela! Modifique seu plano de treinamento para que esse não seja um fator de estresse extra, mas o contrário, que seja um momento de liberação. 

10º PECADO

SER MUITO RÍGIDO - O organismo não é uma máquina e, por isso, é imprevisível. O treinamento e todo o relacionado a ele, alimentação, recuperação, etc., deve ser cuidado ao máximo, mas não deve nunca se converter em uma obsessão, porque se não será uma tortura, e o objetivo disto é disfrutar com o que fazemos. 

10ª SOLUÇÃO 

Aprenda a liberar sua mente. Sair à noite, não alimentar-se adequadamente ou matar o treinamento não são o caminho a se seguir para obter um grande rendimento? mas às vezes podem chegar a ser a melhor rota para alcançá-lo. 


Fonte: Cia do Pedal

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | “Fórmula mágica”: Melhore sua performance com 3 treinos por semana

“Fórmula mágica”: Melhore sua performanc...

Está sem tempo para treinar todo dia? Siga nossas dicas, pedale três vezes por semana e br... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 5 motivos porque pedalar no sol é mais cansativo

5 motivos porque pedalar no sol é mais c...

Sua dose diária de vitamina D também pode deixar você exausto. Descubra porque você se sen... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Não quebre

Não quebre

7 dicas para você não perder todas as forças em uma pedalada longa

Bikers Rio Pardo | Dica | 31 dicas para você ficar em forma para sempre na bike

31 dicas para você ficar em forma para s...

Como regra geral, encare toda a pedalada difícil e aguente o tranco o máximo que puder

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA FURNAS - 17/02/2019

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA FURNAS