Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Dicas para começar a competir

  • 09/08/2014

Dicas para quem pretende iniciar no mundo das competições


Dicas para quem pretende iniciar no mundo das competições 

Por Marcos Adami 

A cada dia aumenta o número de entusiastas por bicicletas que se interessam em participar de alguma competição. Seja no mountain bike, no ciclismo, triathlon, bicicross ou outra modalidade, as provas são sempre uma boa chance de ver a quantas anda o nosso condicionamento. 

Para que competir? Participar de provas é importante para mantermos a motivação de praticarmos o nosso esporte, compararmos nossa performance com outros e também é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas diferentes. 

O ser humano é competitivo desde a era primitiva. Chegamos aqui pela competição, garante Ricardo Alves, ex-treinador e psicólogo da equipe Petrobras-Paulínia de BMX. 

O INÍCIO 
Se você quer competir é sinal que já tem algum preparo físico e já possui o mais importante: a bike. Para participar de alguma prova você terá que possuir o equipamento mínimo de proteção: capacete, luvas e óculos. 

EQUIPAMENTO 
Se o dinheiro anda curto o negócio é gastar o mínimo possível. Vale mais um competidor preparado que muitos reais gastos com a bike. Marcio Ravelli, atleta olímpico e dez vezes campeão brasileiro de mountain bike, pilotava uma bike feita por ele mesmo com restos de sucata quando conquistou seu primeiro título de Campeão Brasileiro em 1991. Equipamento bom é importante, mas não é fundamental. 

DEDICAÇÃO 
Isso sim é importante. Quem deseja competir deve dedicar algumas horas por semana aos treinamentos. Passar por uma clínica de avaliação antes e seguir a orientação de profissionais é uma boa pedida. Levantar bem cedo, inclusive aos domingos, para ir a provas é também uma exigência ao aspirante a competidor. 

PROVAS 
Participar de uma prova é bem menos complicado do que parece. Em muitas provas você deve apenas se inscrever no prazo, pagar a taxa de inscrição e comparecer no local e hora marcados. Simples! Algumas provas exigem que o atleta seja federado, neste caso faça contato com a federação de seu Estado. 

No site www.cbc.esp.br você tem a lista com o endereço de todas as federações de ciclismo e bike do Brasil. Triathlon e BMX têm federações próprias. 

ONDE TEM PROVA? 
Simples. Fique de olho na seção Calendário do site Bikemagazine para saber onde e quando haverá prova da modalidade do esporte que você pratica. Outra maneira de saber é frequentar boas bike shops e fazer amizades com pessoas que já competem. 

GASTOS 
Este é o aspecto mais cruel da história toda. O triathlon é uma modalidade em que as provas têm um custo de inscrição elevado em relação ao demais esportes praticados com bicicleta como o mountain bike, ciclismo e BMX. Algumas provas de ciclismo são totalmente gratuitas, mas são cada vez mais raras. Provas de mountain bike têm a taxa de inscrição a partir de R$ a 30-40, mas que podem ultrapassar os R$ 200, como nos eventos Iron Biker e MTB 12 Horas. 

Não podemos esquecer os gastos de alimentação, hospedagem e deslocamento até o local da prova. Uma boa saída é conseguir um grupo de amigos ponta-firme e com eles dividir as despesas. Para provas com inscrições de preço salgado, a dica é poupar dinheiro mês a mês para chegar na época da prova com recursos suficientes para a inscrição e demais gastos. 

QUAL PROVA? 
Comece pelas provas mais simples e com menos participantes. Veja seu resultado, analise seu desempenho, faça amigos mais experientes e procure sempre melhorar para a próxima disputa. Após a prova, anote seu tempo e a quilometragem da prova para comparar com seus resultados futuros. 

Tenha em mente que nas primeiras vezes você irá mais como observador que como competidor. 

Não desanime se tiver um mau resultado no início. Continue com a motivação de treinar sempre. Todo mundo começou assim. 

Fonte: Bike Magazine

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Cicloturismo: como se preparar para uma viagem de bicicleta

Cicloturismo: como se preparar para uma...

Viajar de bicicleta é uma aventura inesquecível. Desde pequenos trajetos até viagens inter... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 10 alimentos que têm mais potássio do que a banana

10 alimentos que têm mais potássio do qu...

Na hora de repôr as energias, muitos atletas têm como primeira opção a banana, conhecida p... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Sua bike está segura? Veja como trancar sua bicicleta na rua

Sua bike está segura? Veja como trancar...

Um dos maiores pesadelos de quem usa a bicicleta como meio de transporte é não encontrar a... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Três exercícios incríveis para quando você está sem tempo para pedalar

Três exercícios incríveis para quando vo...

Sem tempo para pedalar? Sem problema! Você pode fazer esses exercícios de alta intensidade... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: Ciclo Aventura - VARGEM GRANDE do Sul - 22/07/2018

Bikers Rio Pardo | Ciclo Aventura - VARGEM GRANDE do Sul