Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

10 Dicas essenciais para quem pedala MTB

  • 27/11/2015

A bicicleta é um dos meios de transporte terrestre mais completos, além do deslocamento de um lugar para outro, a magrela não polui, melhora o condicionamento físico e a qualidade de vida do ciclista.


Por bandeiramtb.wordpress.com 

A bicicleta é um dos meios de transporte terrestre  mais completos, além do deslocamento de um lugar para outro, a magrela não polui, melhora o condicionamento físico e a qualidade de vida do ciclista. A bike proporciona sensações e momentos únicos.  Quem pedala conhece pessoas, lugares, e desfruta de paisagens belíssimas. Abaixo organizei uma série de 10 orientações que considero essenciais para o ciclista que já pedala e para o ciclista que deseja iniciar suas aventuras no mountain bike.

1 – Segurança: Capacete e luva são acessórios essenciais.

Apesar da aparência frágil e de muitos dizerem que o capacete do ciclismo não protege, isso é uma grande mentira, já vi acidentes que se não fosse o capacete o pior teria acontecido.

A luva é outro acessório que não pode faltar, quedas são comuns e os ralados são consequência, e ralar a palma da mão no cascalho é horrível e inesquecível (rsrs), experiência própria.

 

2 – Trocar Pneu: carregue sempre consigo câmara de ar reserva, espátula e bomba de encher pneu, e aprenda a usar esses acessórios.

Antes de me ensinar a dirigir meu pai me ensinou a trocar o pneu do carro, e acredito que esse ensinamento também vala para a bicicleta, antes de sair para a primeira a trilha, saiba trocar o seu pneu, furos são comuns, e voltar empurrando a bike por que não sabe trocar o pneu é frustrante.

Abaixo um video tutorial de como trocar o pneu da bike:

https://www.youtube.com/watch?v=7PGM6wFtVPY 

 

3 – Alimentação e hidratação: Não estrague a sua diversão e da turma.

Em pedais mais curtos, com distâncias menores, alimentar-se  torna dispensável, entretanto em trilhas com duração maior que 60 minutos,  alimentos repositores energéticos a base de carboidratos podem salvar sua vida de um prego de fome (hipoglicemia).

A hidratação é importantíssima, nosso corpo perde de 600 a 1200 ml de água por hora, recomenda-se que se ingira de 150 a 200 ml de água a cada 15 min, desidratar é uma das sensações mais terríveis que o ser-humano pode passar.

 

4 – Limpeza: Aumente a vida útil da sua relação.

Devido a ação da natureza, poeira, chuva, barro, impregnam no cambio e na relação, diminuindo a sua vida útil, é de suma importância que após toda trilha lave-se a bike, tirando a sujeira. O querosene é um aditivo derivado do petróleo, altamente detergente, é um dos produtos mais utilizados por ciclistas para limpeza da relação, abaixo um vídeo de dicas de como limpar o cambio e a relação.

https://www.youtube.com/watch?v=6Ybktldg6jE 

 

5 – Manutenção: Pedale com segurança e sem problemas.

Terrenos acidentados, buracos, pedras, terra, poeira, chuva, barro são a essência do mtb, são esses fatores que dão emoção a oesporte, mas também são responsáveis pela deterioração dos componentes da magrela. Suspensão, cambio e relação, além da limpeza necessitam de manutenção periódica, recomenda-se que a cada 1000 km rodados a bike passe por uma revisão geral. E cuidado, conheça bem o mecânico, questione, tire dúvidas, é muito comum entre os ciclistas relatos de gambiarras e serviços mal feitos de alguns mecânicos.

 

6 – Dinheiro e Celular: Leve sempre.

Nunca se sabe o que pode acontecer durante uma trilha, quebras e acidentes são comuns, e nem sempre pode se solucionar um problema mecânico e voltar para casa depois de uma queda, leve sempre o celular caso necessite de ajuda. O dinheiro é fundamental, além do dinheiro da coca e do Gatorade do fim do pedal, carregue sempre uns trocados a mais.

 

7 – Informe sua localização.

Mesmo saindo em grupo, informe sempre uma pessoa próxima,  da região e localização do pedal que você fará, imprevistos acontecem, e caso se tenha informado alguém da trilha e da região do pedal, você já tem uma garantia de suporte e ajuda.

 

8 – Mecânica e regulagem: aprenda o básico.

Acredito que uma das piores situações dos ciclistas de primeira viajem é a dependência de mecânicos e lojas para solução de problemas simples, como regulagem de marchas (que desregulam fácil) e desalinhamento de componentes da magrela. No youtube existem inúmeros vídeos tutorias explicando como fazer a manutenção básica da bike. Uma canivete de chaves torna-se indispensável, aprenda a mexer na sua bike e poupe seu tempo e paciência.

 

9 – Não deixe ninguém para trás

Nem todos possuem o mesmo condicionamento físico e conhecem os caminhos das trilhas, se tens iniciantes na sua turma de pedal, chegue e pergunte o individuo a quanto tempo pedala, quantos km ele faz por semana, são informações básicas mas que dão parâmetros para o ritmo do pedal. Os primeiros devem sempre parar e esperar em trevos, bifurcações e encruzilhadas. Na saída do pedal conte sempre o número de ciclistas, e lembre-se sempre, um dia você também estava começando e era um iniciante.

 

10 – Ajuda: seja o primeiro a se dispor a ajudar.

Como já foi dito, quebras e acidentes acontecem, seja o primeiro a se dispor a ajudar, um dos ideais do ciclismo é a amizade e o companheirismo.  Aquela expressão “uma mão lava a outra” é constantemente usada nesse esporte.

 

11 – Trânsito, rua: Cuidado!

Já havia escrito a publicação de hoje, a principio seriam apenas 10 dicas, mas ontem, no caminho para o pedal, um de nossos amigos do Grupo Bandeira se envolveu em um acidente com uma moto, ele bateu a cabeça, e se não fosse o seu capacete uma lesão mais seria poderia ter ocorrido. Foi ao médico, fez raio X, e além dos ralados e do susto nada de grave aconteceu. Fica o alerta, cuidado com o trânsito, muitos motoristas não respeitam os ciclistas, vamos andar com mais prudência nas ruas, sempre na defensiva e com cautela. Somos frágeis e fracos, não vamos deixar que um veículo auto-motor acabe com nossa liberdade e diversão!

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Bicicleta segura: 7 dicas para evitar que sua bike seja furtada

Bicicleta segura: 7 dicas para evitar qu...

Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Dicas para trilha de MTB: 7 regras de etiqueta para uma boa experiência

Dicas para trilha de MTB: 7 regras de et...

À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como treinar para ultramaratonas de mountain bike

Como treinar para ultramaratonas de moun...

O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como criar uma rotina ao andar de bicicleta: dicas e cuidados

Como criar uma rotina ao andar de bicicl...

Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar