Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Entenda: dor na virilha depois do pedal

  • 23/11/2015

Pedalar exige um esforço de todo o corpo, em especial dos músculos do quadril e abdômen, tanto para auxiliar na estabilização do tronco, quanto na sustentação da postura do ciclista sobre a bike.


Pedalar exige um esforço de todo o corpo, em especial dos músculos do quadril e abdômem, tanto para auxiliar na estabilização do tronco, quanto na sustentação da postura do ciclista sobre a bike. Além, é claro, de ajudar com a força para empurrar o pedal.

Contudo, o esforço repetitivo aliado à sobrecarga, desequilíbrio e encurtamento muscular, pode ocasionar um processo inflamatório, denominada lesão pubalgica, que causa dor na virilha ou na região do púbis. É necessário tomar cuidado com esse tipo de inflamação pois, se não tratada adequadamente, o caso pode agravar e às vezes é necessária a intervenção cirúrgica.

O mestre em ortopedia traumatologia, Dr. Orlando Righesso Neto, explica melhor sobre esse tipo de lesão:

  • O que é lesão pubalgica: é um processo inflamatório causado na sínfise púbica, articulação semimóvel responsável por unir o púbis, formando a cintura pélvica, que ocasiona dor na virilha. Normalmente acontece em atletas de esportes que exigem acelerações e mudanças bruscas, como o basquete, handebol e futebol, e em movimentos repetitivos e intensos, como a corrida e o ciclismo.
  • Causas: esse tipo de lesão, normalmente, está ligado à sobrecarga de exercícios, microlesões do músculo adutor, desequilíbrio, encurtamento muscular, entre outros. Ela não tem uma causa única, mas para ciclistas que pedalam como meio de transporte ou por lazer, geralmente está relacionado ao mau ajuste ou uso inadequado da bike. Já para os competidores, normalmente está ligado ao estresse de treinamento (overtraining).
  • Diagnóstico: normalmente, os primeiros sintomas são as dores na virilha e na região pélvica, ou ainda, o surgimento de um caroço na região da virilha (hérnia inguinal). A dor pode surgir de forma aguda ou progredir ao longo do tempo. Mas, o diagnóstico preciso, somente é detectado através de exames como a tomografia, ressonância magnética e ecografia.
  • Tratamento: consiste, primeiramente, em repouso acompanhado de tratamento com medicação analgésica e anti-inflamatória. Além disso, é preciso fisioterapia de seis a oito semanas e, caso não obtenha o resultado esperado e, os sintomas persistirem, é indicada a cirurgia.
  • Prevenção: aos que pedalam por lazer é aconselhável que regulem corretamente a bicicleta com um profissional bike fit e que evitem o excesso de força. E para os profissionais, é importante que tenham o auxílio de um treinador para orientar em relação à frequência e intensidade. Lembrando que o descanso após o treino pesado ou da competição deve fazer parte do treinamento. Também, muito importante, é realizar os alongamentos corretamente.
    Então galera, sigam essas dicas para evitar contratempos e se sentirem alguns desses sintomas, procure um médico e parem a atividade imediatamente.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | 5 dicas para saber se seu bike fit está perfeito

5 dicas para saber se seu bike fit está...

Não tem certeza de como ajustar sua bicicleta para um fit adequado? Responder essas cinco... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Pilates pode te ajudar na bike!

Pilates pode te ajudar na bike!

O método Pilates traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente.

Bikers Rio Pardo | Dica | Como acabar com a dor lombar

Como acabar com a dor lombar

1 em 5 ciclistas profissionais aponta a dor lombar como o principal motivo para um pior de... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Se você nunca pedalou e tem esse desejo, essas dicas são para você.

Se você nunca pedalou e tem esse desejo,...

7 passos para aprender a andar de bicicleta

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 6ª EXPEDIÇÃO AO MORRO DO PONTAL - 26/11/2017

Bikers Rio Pardo | 6ª EXPEDIÇÃO AO MORRO DO PONTAL