Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Técnico da Seleção Brasileira de MTB dá dicas de como aproveitar as festas sem prejudicar os treinos

  • 18/12/2014

Professor e mestre em Fisiologia do Exercício, Cadu Polazzo orienta atletas amadores e profissionais no final do ano


Cadu Polazzo é mestre em Fisiologia do Exercício e treinador da Seleção Brasileira de MTB - Foto: Álvaro Perazzoli / Agência Laborazoli

 

Para atletas amadores e profissionais, o final do ano é o período perfeito para tirar o atraso e mergulhar de vez nos treinamentos. Com mais tempo para descanso e treinos, muitos preferem reforçar as atividades físicas nos últimos meses do ano. Mesmo assim, alguns competidores optam por aproveitar essa fase ao lado da família e dos amigos, esquecendo os treinos e até exagerando um pouco na reta final da temporada.

Então, como aproveitar as festas de Natal e Ano Novo sem prejudicar o trabalho desenvolvido durante o ano todo? Segundo o professor e mestre em Fisiologia do Exercício e treinador da Seleção Brasileira de MTB, Cadu Polazzo, a solução é manter a disciplina na alimentação, seguir a rotina de atividades físicas e, principalmente, evitar exageros. Confira abaixo as dicas dele:

 

Dia após as festas
“Existem dois perfis mais comuns entre os atletas. O profissional treina normalmente nesse período e não tem o hábito de consumir bebida alcoólica. Os amadores param nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nesse caso, a recomendação é tomar cuidado com o dia pós-festas, quando dormiu menos, comeu muito no dia anterior e teve um sono ruim. A sugestão é acordar mais tarde e hidratar-se bastante: aproximadamente 2 a 4 horas antes do treinamento.”

 

Período transitório
“Normalmente essa pausa nos treinos acontece um pouco antes, entre setembro e novembro. Mas caso o atleta queira fazer o seu período transitório no final do ano, o ideal é que ele não fique totalmente parado. Aproveite as férias para fazer uma atividade diferente e tire o stress dos treinos das costas. Caminhada, corrida, voleibol, natação são esportes que podem ajudar o atleta a manter a forma física e ainda se divertir. Se optar pela pausa total, o que não é o mais indicado, lembre-se de retomar os treinos devagar para evitar lesões. Se uma pessoa para por 14 dias, ela pode levar até 1 mês para retomar o ritmo em que estava”.

 

Tome cuidado!
“Os principais fatores que podem afetar diretamente o ritmo do atleta durante o treino são noites mal dormidas, alimento pesado e abuso do álcool durante esse período. Se exagerou no Natal e Ano Novo, quando voltar ao treino não adianta ter pressa e querer recuperar tudo rapidamente. É preciso começar com uma carga mais leve e aos poucos, para evitar problemas mais pra frente”.

 

Descansar é importante
“O período das festas de Natal e Ano Novo é muito importante para recarregar as energias, ver os familiares e festejar o ano que passou. Acho que todos devem participar, desde que seja com moderação. O importante é estar consciente das orientações quanto à alimentação, buscar atividades prazerosas para tirar o stress do ciclismo e voltar aos poucos, em um ritmo leve e seguro para garantir o melhor resultado”.

 

Cadu Polazzo é preparador físico e Mestre em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo. Atualmente, faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Mountain Bike e é o treinador de diversos atletas da Elite brasileira do MTB, como o atleta olímpico Rubens Donizete, Isabella Lacerda, Raiza Goulão, Sofia Subtil, Daniel Grossi e José Gabriel de Almeida.  

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Cicloturismo: como se preparar para uma viagem de bicicleta

Cicloturismo: como se preparar para uma...

Viajar de bicicleta é uma aventura inesquecível. Desde pequenos trajetos até viagens inter... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 10 alimentos que têm mais potássio do que a banana

10 alimentos que têm mais potássio do qu...

Na hora de repôr as energias, muitos atletas têm como primeira opção a banana, conhecida p... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Sua bike está segura? Veja como trancar sua bicicleta na rua

Sua bike está segura? Veja como trancar...

Um dos maiores pesadelos de quem usa a bicicleta como meio de transporte é não encontrar a... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Três exercícios incríveis para quando você está sem tempo para pedalar

Três exercícios incríveis para quando vo...

Sem tempo para pedalar? Sem problema! Você pode fazer esses exercícios de alta intensidade... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: Ciclo Aventura - VARGEM GRANDE do Sul - 22/07/2018

Bikers Rio Pardo | Ciclo Aventura - VARGEM GRANDE do Sul