Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Andar de bike alivia o estresse, melhora a frequência cardíaca, o equilíbrio e o fôlego

  • 11/08/2014

A professora Leandra Granville, 32 anos, começou a pedalar porque sentia falta de praticar exercícios em sua vida, porém, nunca gostou de ambientes de academia. O que era apenas uma atividade para movimentar o corpo tornou-se um ''vício'' que, além de fazê-la emagrecer 10 kg em três anos, trouxe integração social e novos amigos à vida de Leandra.


A professora Leandra Granville, 32 anos, começou a pedalar porque sentia falta de praticar exercícios em sua vida, porém, nunca gostou de ambientes de academia. O que era apenas uma atividade para movimentar o corpo tornou-se um ''vício'' que, além de fazê-la emagrecer 10 kg em três anos, trouxe integração social e novos amigos à vida de Leandra. 

''Andar de bicicleta melhorou tudo em minha vida. Quando comecei a andar estava em uma fase difícil, um pouco deprimida e pedalar foi que me tirou disso sem que eu precisasse recorrer a medicamentos'', afirma. 

A educadora física Karina Francis explica que aderir à bicicleta como atividade física traz alívio de estresse, melhora a frequência cardíaca, ajuda no equilíbrio e até a ganhar fôlego. ''É um exercício praticamente sem restrição. Andar de bike pelo menos três vezes por semana ajuda a controlar triglicérides, colesterol, hipertensão e obesidade'', explica a especialista. 

Segundo ela, conforme o peso, a velocidade e o esforço que a pessoa faz, 1h andando de bicicleta pode levar o ciclista à perda de 300 a 500 calorias. 

Pedalar também ajuda a amenizar a retenção de líquidos e melhora a disposição, pois, com a prática, o corpo libera endorfina, o hormônio do bem-estar. ''Se você puder ir pedalando para o trabalho vai perceber que, ao chegar, vai estar com mais disposição por conta da liberação da endorfina'', explica Karina.

Para Leandra, a sensação de liberdade e de bem- -estar que o pedal proporciona é impagável. ''O vento batendo no rosto, a sensação de liberdade que você sente pedalando eu ainda não encontrei em outro esporte'', afirma. 

Hoje a professora pedala 2h30 todos os dias, faz treinos de resistência na terra e no asfalto. ''Fui encontrando amigos que também pedalam e comecei a pedalar na terra. De bike você percebe outras paisagens que às vezes você não notava'', diz. 

Na academia 

Para quem tem medo de andar de bicicleta no trânsito, a educadora física Karina Francis explica as diferenças do exercício da bicicleta na academia. ''No aparelho da academia a pessoa vai exercitar basicamente a perna. É um exercício localizado. Andar de bicicleta ao ar livre já é diferente. Além de perna, você está trabalhando abdome, que fica em contração durante a prática, os braços e ainda existe a questão do equilíbrio e da concentração, que você não trabalha no aparelho da academia'', explica. 

Fonte: Jornal A Cidade

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Dicas de como limpar sua mochila de hidratação

Dicas de como limpar sua mochila de hidr...

Você vai ver que não é tão complicado assim e que a rotina de limpeza ainda vai prolongar... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Conselhos de Henrique Avancini para começar no MTB com o pé direito

Conselhos de Henrique Avancini para come...

Confira o que o mountain biker tem a dizer sobre alguns tópicos e vá para a trilha com con... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | O que não fazer ao lavar suas roupas de ciclismo

O que não fazer ao lavar suas roupas de...

Ao retornar do pedal, a maioria das pessoas simplesmente coloca as roupas de ciclismo suad... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Cicloturismo: como se preparar para uma viagem de bicicleta

Cicloturismo: como se preparar para uma...

Viajar de bicicleta é uma aventura inesquecível. Desde pequenos trajetos até viagens inter... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 7º EXPEDIÇÃO AO PICO DO GAVIÃO - 19/08/2018

Bikers Rio Pardo | 7º EXPEDIÇÃO AO PICO DO GAVIÃO