Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Tenho hérnia de disco, posso pedalar?

  • 09/06/2016

A hérnia de disco é uma disfunção na coluna vertebral, em que ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal. Esse problema ...


Por: Fabiana Ribeiro Site: Projeto Pedalando

A hérnia de disco é uma disfunção na coluna vertebral, em que ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal.  Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

A compressão no nervo gera dor intensa local ou irradiada, quando a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços,  mãos e dedos. Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamentos e dormência nos membros; alguns casos são indicativos para cirurgia, é muito importante realizar um consulta médica e exames complementares para diagnosticar a doença.

Mas, vamos às perguntas:

Pode praticar ciclismo com hérnia de disco?
Pedalar em uma bicicleta ergométrica com uma boa postura não tem problema, mas os riscos do ciclismo para a hérnia é a inclinação do tronco sob a bicicleta e os impactos das trilhas para o mountain bike e as vibrações e buracos no asfalto para o ciclismo de estrada.

Tenho hérnia de disco grau leve e não sinto dor, posso pedalar?
Você pode pedalar desde que esteja em dia com o bike fit, tenha força e estabilidade da musculatura abdominal e mantenha bom alongamento dessas musculaturas, pois se fizer um pedal longo pode ter espasmo dos músculos acessórios a coluna desencadeando dor. É importante a liberação médica.

Quais exercícios são ideais para prevenir hérnia de disco?
Os exercícios para prevenção são de fortalecimento para o grupo core (abdômen, transverso, multifidus): alongamento é essencial para relaxar e evitar espasmos da musculatura posterior do tronco. E claro, manter uma boa postura ao dormir, ao sentar e evitar atividades de esforço repetitivo que envolve torção do tronco e inclinação.

Tratamentos fisioterapêuticos para hérnia de disco.
Para dor a fisioterapia possui vários recursos, como eletrotermofototerapia, acupuntura, bandagens funcionais, mobilização neural, método mulligan, técnicas de osteopatia, quiropraxia, método pilates, terapia neural, entre outros.

Segundo a Drª Adriana Caixeta, especialista em acupuntura, a Medicina Tradicional Chinesa atua no Qi que representa a energia vital com abertura no meridiano do Rim e Bexiga. As mudanças energéticas são acentuadas pelas alterações estruturais e físicas que se instalam na coluna devido à hérnia de disco. Essas mudanças no campo eletromagnético representado por esses meridianos afetam o limiar de dor e provocam alterações a nível psíquico e físico como dores musculares exacerbadas devido às alterações nos meridianos do fígado e vesícula biliar.

Portanto, uma avaliação correta dos meridianos afetados através da lei dos cinco elementos e pulsologia determinará a combinação dos pontos que ao serem punturados, que vão estabilizar o Qi e o campo eletromagnético retirando o bloqueio.

Lembrado que acupuntura é um excelente recurso, pois é uma técnica alterativa que trata a dor e evita que o paciente faça o uso excessivo de medicamentos.

Bom pedal e consulte seu médico caso sinta alguma dor.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | 10 prazeres do MTB para experimentar (pelo menos) uma vez na vida

10 prazeres do MTB para experimentar (pe...

A MTB Pro Magazine fez uma lista com 10 coisas que todo biker deveria fazer antes de morre... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Proteja seu joelho para sempre

Proteja seu joelho para sempre

As pernas de um ciclista amador facilmente realizam mais de 1 milhão de rotações por ano –... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Os benefícios do chá verde para quem pratica ciclismo

Os benefícios do chá verde para quem pra...

Você já ouviu falar sobre tomar chá verde para melhorar o rendimento muscular?

Bikers Rio Pardo | Artigo | Andar de bicicleta reduz estresse e sentimento de solidão, aponta estudo

Andar de bicicleta reduz estresse e sent...

Pesquisa foi feita na Europa com mais de 3,5 mil participantes. Aumento da vitalidade é ou... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA FURNAS - 17/02/2019

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA FURNAS