Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Saiba como prevenir lesões com a dieta

  • 13/01/2016

Alguns alimentos não só ajudam a manter o corpo saudável, mas também contribuem para prevenir lesões no esporte


Sabia que além do treino e do fortalecimento muscular, a alimentação balanceada também pode ser uma aliada quando o assunto é prevenir lesões no esporte? Comer bem ajuda não só a pedalar melhor, mas também evitar problemas nas articulações, tendões e músculos. Quando praticamos qualquer exercício físico, principalmente os de resistência e alta intensidade, aumentamos a produção de radicais livres e a liberação de substâncias catabólicas no organismo, o que em excesso contribui para a fadiga, a perda de massa muscular e a inflamação nas articulações, além de causar danos às células.

Por isso, para prevenir lesões, também é importante saber escolher os nutrientes certos para compor sua dieta. Para um ciclista, é fundamental consumir alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, que além de servirem de combustível ajudam a “blindar” o corpo contra esse desgaste.

Confira a seguir uma lista com nutrientes essenciais para prevenir lesões e saia pedalando por aí com muita energia e saúde:

Carotenoides. Responsáveis por proteger o corpo dos radicais livres, são encontrados na laranja, no tomate, na beterraba, na cenoura e nas abóboras.

Vitamina E. Aposte em óleos vegetais como o azeite, assim como em nozes e sementes e em frutas como o abacate, ricos nesse nutriente, que é importante na prevenção do envelhecimento e na diminuição do estresse oxidativo que o exercício causa no organismo.

Vitamina C. Boas fontes do nutriente são a goiaba, o mamão, a laranja e a acerola. Ele é responsável pela síntese do colágeno, no desenvolvimento do tecido conjuntivo, no processo de cicatrização e na recuperação após queimaduras e ferimentos. Também melhora a resistência a infecções, a absorção do ferro e o desempenho do ciclista, já que favorece o metabolismo durante a corrida.

Zinco. É ele quem faz o organismo funcionar de forma correta, melhora o sistema imunológico e reduz a incidência de infecções do trato respiratório de atletas que fazem treinamentos intensos. Ostras, carnes, iogurte e cereais enriquecidos com vitaminas e minerais são boas fontes de zinco para os ciclistas.

Ômegas 3 e 6. O consumo de peixes, chia, linhaça, quinoa, oleaginosas (castanhas e nozes, por exemplo) ajuda a manter bons níveis de ômegas 3 e 6 no organismo. Para os atletas o grande benefício é que aumentam a produção de compostos anti-inflamatórios, tornando-se indispensáveis para prevenir lesões e tratar inflamações nas articulações.

Colágeno. É uma proteína que proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. É o principal componente proteico da pele, os ossos, as cartilagens, os ligamentos, os vasos sanguíneos e os tendões. Alimentos de origem animal, como carnes, queijos, iogurtes e leite são ricos em colágeno.

(Fonte: Patrícia Pinesi, nutricionista de São Paulo e Alessandra Luglio, nutricionista da clínica P4BHealth)
Por camilabrogliato

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Ciclismo é a melhor opção para manter a saúde e a produtividade

Ciclismo é a melhor opção para manter a...

Locomover de bicicleta diariamente, para ir ao trabalho ou à escola, reduz em 52% o risco... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Caramanholas podem ter mais bactérias que vasilhas de cachorros

Caramanholas podem ter mais bactérias qu...

Estudo realizado em 2016 revela que, em média, cada garrafinha tinha 313.499 mil colônias... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | O que acontece com seu corpo ao berber álcool depois de um pedal pesado

O que acontece com seu corpo ao berber á...

Timing e moderação são importantes se você não quiser atrasar sua recuperação

Bikers Rio Pardo | Artigo | Não gosta de malhar? Treino de bike também pode gerar hipertrofia

Não gosta de malhar? Treino de bike tamb...

Estudo liderado pelo professor Paulo Gentil diz que um treino de ciclismo que recrute o má... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 7º Pedal Sport PURA VIDA - Poços de Caldas - 22/10/2017

Bikers Rio Pardo | 7º Pedal Sport PURA VIDA - Poços de Caldas