Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

A história de Armstrong

• 16/11/2015

Eu sou 28 e meu nome é Lance. Eu sou um americano e eu acho que eu posso dizer com orgulho que eu me considero um vencedor. Não me entenda mal, eu não digo presunçosamente, mas como resultado de ser capaz de fugir com sobreposições de até agora que a vida me deu. Me explico:

Eu nasci em Austin , Texas, e desde a infância eu gostava do esporte. Eu enfatizei na natação e triathlon , e foi-me dada uma bicicleta, tão logo me tornei um ciclista profissional. Foi bom, de modo que aos 21 anos eu fui proclamado campeão do mundo. Eu tinha um futuro brilhante pela frente, possuía um rancho incrível nas margens do Lago Austin e até mesmo no meu bolso as chaves do meu próprio Porsche. Mas um dia, em 2 de outubro de 1996, eu saí de casa para me alguns exames médicos e, quando voltei, era outra pessoa. Durante semanas, eu havia notado um inchaço na virilha, deveria resultar do ciclismo. Ciclistas são acostumados a ignorar a dor , mas eu comecei a vomitar sangue e ter perda de visão e enxaquecas.

Eu fui diagnosticado com câncer no testículo e, em seguida, para complicar ainda mais, eles descobriram que ele também tinha uma dúzia de tumores do tamanho de uma bola de golfe, pulmões e cérebro. Você sabe, eu não nasci para viver uma morte lenta. Não fazia nada deliberadamente, nem mesmo respirar. Falo rápido, eu adormeço rápido e minha existência é executada em plena velocidade. Eu passei minha vida competindo em uma bicicleta e quando me disseram que eu tinha câncer, eu decidi lutar com ele. Eu disse: "Você está na pessoa errada. Ao escolher um corpo para viver nele, você cometeu um erro porque você escolheu o meu. " Mas , no fundo, eu sabia que era tudo bravata. Meu rosto estava pálido, os olhos fundos e minha boca era uma linha fina no rosto.

Então eu mudeu de tática e tentou negociar com a doença. OK, se o negócio é que você nunca andar de bicicleta novamente, eu concordo, mas eu quero viver . Diga-me onde eu assinar. Vou voltar para a escola, eu me tornarei um homem-lixo deitado o dia inteiro, sem fazer nada, mas eu quero viver. Os médicos afirmaram que ele tinha uma chance de 40 % para vencer o câncer, e agora quando eu olho no espelho, eu acho que eles foram muito otimistas. Me vejo. No alto do peito eu tenho uma cicatriz do cateter onde durante três meses eu recebi quimioterapia. Outra cicatriz, lembro me  da cirurgia, cortou um dos meus testículos e virilha ascende ao quadril. Mas a mais marcante tomam os dois lados de meu couro cabeludo, a memória de uma cirurgia no cérebro .

TUMORES
Centro Médico da Universidade de Indiana tive a sorte de conhecer um neurocirurgião, Dr. Scott Shapiro, e um oncologista, Dr. Craig Nichols, que ganharam a minha confiança . Nichols me pediu para recorrer à cirurgia para remover tumores cerebrais porque, tratá-los com radiação, estas poderiam afetar o sistema nervoso central, produzindo uma descoordenação leve e deficiência intelectual. Nada de grave para uma pessoa que faz uma vida normal, mas para alguém que tem de deixar cair uma bicicleta e um mil por hora, as subidas para os Alpes . Quanto à quimioterapia, ele decidiu usar um protocolo baseado em platina, chamado VIP, segundo ele, era mais drástica no curto prazo, mas no longo prazo, menos prejudicial aos meus pulmões. Foi um coquetel de três drogas-Vepesid IFEX Platinol- laboratórios e Bristol Myers Squibb, conhecidos por sua alta taxa de sucesso em tratamentos de câncer.

A noite antes da operação do meu cérebro, Dr. Shapiro veio até mim. Ele era mais sério do que o habitual. Ele disse que os tumores estavam em lugares perigosos e, portanto, a intervenção necessária para ser identificar, uma vez que a menor falha poderia afetar me comprometer minha visão ou mobilidade... Isso me aterrorizava pensar que eles estavam indo para abrir minha cabeça. Shapiro me incentivou: "Olha, ninguém gosta de fazer algo assim, se você não estivesse com medo seria muito raro.". Após a cirurgia eu me submeti a quatro sessões de quimioterapia. Atrás deles, o 13 de dezembro de 1996, estava encolhida em posição fetal e vômitos 24 horas por dia. Eu havia perdido nove quilos e toda a minha massa muscular tinha ido embora. Além disso, meu contrato de 440 milhões de pesetas por dois anos com Cofidis, a equipe francesa cancelou. Meus outros patrocinadores, Nike, Oakley, Giro e Milton Bradley permaneceu leal, mas a minha principal fonte de renda vinha da Cofidis. Eu tive que vender meu Porsche e eu quase fizo mesmo para a minha casa. Eles pensaram que eu estava acabado. Ninguém queria me apoiae. Mesmo um diretor disse ao meu representante: "Vamos lá, você sabe que nunca vai pedalar". No final, uma equipe patrocinada pelo Serviço Postal dos EUA me contratou por muito menos do que costumava receber, exatamente 38 milhões de pesetas por ano. Era meu dever ao câncer. Em 1998 voltei a pedalar.

Meu retorno ao ciclismo foi um fracasso, mas mais tarde eu descobri que a doença tinha me transformado em um homem mais inteligente e focado. Minha primeira corrida foi encenado na Espanha, foi a Ruta del Sol. Eu acabei em 14º. Duas semanas depois corri a Paris-Nice, uma dura concorrência de oito dias marcados pela chuva e um vento gelado. Na segunda etapa I desci da bike e exclamei: "Eu não quero passar o resto da minha vida fazendo isso, eu estou indo para casa " .

MUDANDO DE VIDA
Em Austin, eu me tornei preguiçoso. Jogava golfe, fazia esqui aquático, bebia cerveja e passava horas no sofá. O câncer tinha colocado a minha vida de cabeça para baixo e estava desorientado. Ninguém poderia entender, somente Kristin, minha esposa. Eu a tinha encontrado um mês após o fim da quimioterapia, durante a apresentação da minha fundação de câncer . Eu a amava e me propus a me casar. Vagando depois de várias semanas, falei para fora. Me perguntei se iria continuar nesse plano ou se iria voltar ao trabalho. Eu decidi que queria continuar no ciclismo e retomei os meus treinos. Começou a temporada, eu ganhei várias corridas, incluindo a qualificação circuito de Sarthe, o prólogo do Dauphine Libere e um estágio na Route du Sud. Fiquei feliz porque, apesar de que a cada seis meses tinha que passar por radiologia para prevenir recaídas, estava praticamente curado.

E então veio o Tour de 1999. Até aquele momento eu não me condiserava um ciclista de corrida, mas logo percebi que eu havia mudado. A corrida começou com um prólogo em que os favoritos eram Abraham Olano, o campeão do mundo, e Alex Zülle. Eles fizeram muito bem, mas eu ganhei. Eu era o líder . Pela primeira vez eu vesti a camisa amarela . Em Nice, Kristin, e minha esposa, estava assistindo televisão quando eu cheguei no pódio. Ela começou a pular de alegria em casa, enquanto o nosso cão estava latindo . Desde então , minha equipe trabalhou para proteger-me contra ataques de meus oponentes e eu cuidar das quedas. Metz eu ganhei mais uma etapa , uma dura 56 quilômetros conhecidos como o momento da verdade , porque, nela, o sucumbem mais fraco. E no dia seguinte , repeti primeira vitória na fase Alpine esgotante terminando em Sestriere, na fronteira franco-italiana .

Eu sabia que o pelotão não me toleraria na montanha. Tive adversários muito perigosos, como Zulle ou Escartín e à frente, como subidas difíceis em cima Telegraph, o Galibier , o Montgenevre e, finalmente, a meta no topo de Sestriere . Eu estava em um grupo perseguidor com cinco outros ciclistas . Juntos, começaram a subir nos últimos 30 quilômetros do porto e , quando havia oito para o fim, eu ataquei e fui com Zulle procurando Gotti e Escartín. Rolando sem dificuldade e, ao atingir os fugitivos, comecei a roda Escartín . Olhei atordoado. Eu queria saber como eles eram, sondar seu estado físico e mental. Então, eu atacava. Eles não responderam . " Você tem 30 segundo vantagem ", disse Johan me através do meu fone de ouvido.

VITÓRIA
Eu venci este estagio. Um turbilhão de sentimentos girava no meu cérebro: o pensamento de câncer e também em descrença dos meus colegas que duvidavam que eu poderia pedalar novamente. Então eu pedalava ainda mais rápido. Eu ganhei um outro estágio, o quarto desse Tour, e outra cronometrada, desta vez no Futuroscope. Em Paris, após descer do pódio com o cheque de 70 milhões de pesetas, eu pulei para as arquibancadas para abraçar Kristin, minha esposa Linda e minha mãe. Um repórter perguntou se ele achava que a vitória de seu filho era contra todas as expectativas. "Toda a vida de Lance tem sido contra Prognosis", respondeu ela. Interrogado pelo passado e pela minha doença, mas o que importava era que eu havia me tornado o melhor. Kristin e eu estávamos esperando um bebê no final de setembro, o que já é famoso por anúncios Bristol Myers, onde ele aparece em meus braços. Quando ele nasceu, ele batizou Luke David Armstrong e minha esposa nos chama "milagrosos meus dois meninos." A verdade é que, se agora eu tivesse que escolher entre ganhar o Tour ou ter câncer, eu iria escolher o último. Assim como parece.