Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Saiba o que não fazer no dia da prova e atente-se aos detalhes

  • 10/08/2014

Erro de principiante <br /> Saiba o que não fazer no dia da prova e atente-se aos detalhes <br /> Treino é treino, jogo é jogo. A célebre frase do jogador de futebol Didi também se aplica bem ao triathlon. Ainda que tudo corra bem nos treinamentos, erros banais na hora da prova podem complicar ou mesmo comprometer a performance do atleta.


Erro de principiante 

Saiba o que não fazer no dia da prova e atente-se aos detalhes 

Treino é treino, jogo é jogo. A célebre frase do jogador de futebol Didi também se aplica bem ao triathlon. Ainda que tudo corra bem nos treinamentos, erros banais na hora da prova podem complicar ou mesmo comprometer a performance do atleta. E não se engane com o título acima, pois até mesmo atletas profissionais acabam se complicando por subestimar cuidados básicos. Confira abaixo os principais: 

1 - Não estreie equipamentos na semana da prova. Equipamentos que alteram a posição do atleta sobre a bicicleta podem provocar mudanças significativas no conforto e na performance. E mesmo outros, como rodas, capacetes e até caramanholas, eventualmente causam problemas: rajadas de vento em rodas de perfil mais alto que o habitual, capacetes sem ventilação ou garrafinhas que não saem facilmente do suporte podem gerar desde desconforto até acidentes sérios. 

2 - Não espere por oficinas ou lojas qualificadas em outras cidades. Nem sempre é fácil encontrar boas lojas, oficinas e profissionais em cidades pequenas ou que não tenham tradição em ciclismo ou triathlon. Quanto mais moderno for o seu equipamento, mais bem preparado você deve estar para ajustá-lo e resolver pequenos imprevistos. Levar um kit com gancheira, corrente e pneu reserva o deixará mais tranquilo em qualquer viagem de competição. 

3 - Não deixe para regular a bicicleta na véspera. Além de regular câmbio e freios, é importante testar os ajustes com calma, principalmente se utilizar rodas de competição diferentes das de treino. Realize ao menos um treino com intervalos que simulem a situação de prova (ritmo, curvas ou subidas) com os acessórios instalados e regulados. Assim, você evitará surpresas desagradáveis. 

4 - Não confie em pneus gastos e/ou freios desregulados. Mesmo que esteja competindo com o equipamento de treino, revise-o adequadamente - na prova, a bicicleta também será submetida a maior estresse (freadas mais duras, curvas mais fechadas), e equipamentos gastos ou desregulados podem provocar acidentes. 

5 - Não deixe de levar pneus, câmaras ou rodas reservas para a prova. Mesmo que não pretenda carregar câmaras ou pneus reservas, leve-os para a área de transição. Um pneu furado pode acabar com o dia antes mesmo da largada. 

6 - Não fuja do seu planejamento. Não se deixe influenciar pelo ritmo de outros competidores ou pela motivação extra do dia da competição. Pedale na sua frequência ideal, baseada nos treinos que realizou. Lembre-se: o esforço extra na bike poderá comprometer a corrida. 

Matéria publicada na revista VO2 Bike edição 98, novembro de 2013

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Novo estudo afirma que ciclismo não causa infertilidade ou impotência

Novo estudo afirma que ciclismo não caus...

Um novo estudo publicado no The Journal of Urology afirma que, diferente do que muitos ima... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Sono de qualidade: um grande aliado do pedal eficiente

Sono de qualidade: um grande aliado do p...

Todo mundo sabe que dormir bem (e bastante!) é fundamental e imprescindível para manter a... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Ciclismo e a melhor opção para manter a saúde, diz estudo

Ciclismo e a melhor opção para manter a...

Usar a bicicleta diariamente reduz em 52% o risco de doenças no coração e em 40% o risco d... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Afinal, precisa ou não precisa alongar?

Afinal, precisa ou não precisa alongar?

Veja o que dizem as pesquisas mais recentes sobre o que realmente traz mais flexibilidade

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA - FURNAS - MG - 25/02/2018

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA - FURNAS - MG